Home / Animais / Comportamento do Bull Terrier, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Bull Terrier, Hábitos e Modo de Vida

O bull terrier é uma raça muito versátil, já que além de muito amável também pode ser um excelente companheiro de aventuras. Com um porte robusto eles sempre possuem energia para brincar e divertir os seus donos. Nesse artigo traremos algumas informações sobre essa raça e o seu modo de vida.

Comportamento do Bull Terrier

O bull terrier é uma raça que adora passear, mas precisa de orientações firmes dos seus tutores para que não se comportem de forma inadequada. Os donos devem agir como líderes ensinando obediência e disciplina para eles. Em pouco tempo de treinamento eles terão um comportamento exemplar.

Eles tiveram origem na Inglaterra e chegam a pesar trinta quilos. Alcançam mais de cinquenta centímetros de comprimento e podem viver por mais de dez anos.

A história dessa raça é bem antiga e um criador irlandês foi responsável pela popularização do cão e sua cabeça em forma ovalada é marca registrada desse cão. Ainda antes de 1990 a raça já era bem conhecida entre os criadores.

Características da Raça

A raça pode se apresentar em diversas cores: preto, branco, marrom e até mesmo avermelhado. O bull terrier é muito ativo e costuma brincar e se movimentar com muita intensidade. Além de tudo, são amorosos e muito companheiros.

Alguns cuidados são importantes para que a raça não se torne agressiva ou tímida. Os treinamentos de adestramento são fundamentais ainda nos primeiros meses de vida para que eles possam ter um desenvolvimento pleno.

Para quem tem crianças em casa, é importante tomar alguns cuidados com algumas brincadeiras que podem ser um pouco pesadas para os pequeninos. O mesmo vale caso você tenha em casa cães de outras raças. A dica é ficar sempre de olho e monitorar de perto essa relação.

Hábitos e Modo de Vida do Bull Terrier

O bull terrier não costuma ser uma raça que late muito. Em algumas ocasiões eles apresentam um comportamento mais tímidos e observador. Eles costumam latir apenas quando se sentem ameaçados. De forma geral, o cão costuma ser sossegado e mais tranquilo.

Entretanto, o instinto destruidor do cachorro deve receber atenção, já que muitas vezes ele pode fazer uma pequena “baguncinha”. Mas não se desespere! Com alguns treinamentos e adestramento o bull terrier pode aprender a controlar as suas ações e se tornar um cão muito educado. Lembre-se também que o afeto é um grande aliado para tonar o seu pet mais comportado e amável.

Bull Terrier Saltando na Grama
Bull Terrier Saltando na Grama

São cães práticos de serem criados e possuem um modo de vida bem sossegado. Porém é preciso ter alguns cuidados importantes para que o seu bull terrier cresça saudável. Conheça alguns deles:

Cuidados Com o Bull Terrier

  • Essa raça não é muito afeita a ficar no colo dos seus tutores. Assim, é indicado que eles fiquem sendo estimulados de forma mais intensa pelo chão. Carinhos sempre são bem-vindos para o bull terrier.
  • Apenas dois banhos mensais são indicados para o animal. Evite usar shampoos mais fortes e que causam irritação na pele do cão. A água também não deve estar muito fria. Os pelos do bull terrier são ralos, curtinhos e a escovação pode ser realizada semanalmente. Lembrando que não é preciso usar muita força devido a natureza dos seus pelos.
  • As unhas também devem ser aparadas para evitar acidentes na hora das brincadeiras. As orelhas merecem atenção pois podem acumular água e fazer com que apareçam infecções.
  • Um dos problemas de saúde mais comum no bull terrier é causado pela intensa exposição ao sol. Com isso, eles acabam desenvolvendo problemas de pele e se faz necessário o uso de protetor solar específico para os animais. A surdez também pode aparecer, especialmente, nos bulls que possuem a coloração branca. Possivelmente essa predisposição acontece devido ao cruzamento com animais que também possuem a deficiência.
  • Os dentes do bull terrier merece toda atenção! Procure fazer escovação sempre que possível para evitar que problemas mais sérios se desenvolvam.
  • Leve o seu pet para se exercitar diariamente. Os especialistas indicam que um bull terrier deve correr mais de dez quilômetros por semana. Aproveite a companhia do seu amigo e realize também uma atividade física.
    Passeando Com Quatros Bull Terriers
    Passeando Com Quatros Bull Terriers

Outras Informações Sobre a Raça

O bull terrier pode ser encontrado para compra por valores que variam até mais de R$5.000. Não esqueça que você também pode adotam um animal, uma vez que diversas entidades de proteção dos animais possuem alguns indivíduos que foram abandonados.

Você sabia que existe até mesmo um clube especialmente dedicado para os fãs dessa raça? Na Inglaterra, os amantes do bull terrier tem um lugar para trocar ideias e até mesmo encontrar filhotes para adoção.

O bull terrier é uma raça muito protetora e não hesita em proteger os seus donos quando  considera que o perigo encontra-se por perto. Algumas pessoas acabam confundido eles com os pitbulls devido às semelhanças físicas. Entretanto, o bull terrier é bem menos fácil de ser treinado e apresenta um temperamento mais difícil de ser controlado com determinada atividades do adestramento.

Enfim, ter um cachorro é sempre sinônimo de alegria e companheirismo. Agora que você já conheceu as características do bull terrier, que tal adotar um deles? Certamente você terá dias mais felizes e divertidos com esse novo membro na família.

Encerramos por aqui!  Acompanhe sempre aqui na nossa página novos conteúdos que trazem informações sobre diversas raças de cães. Ficaremos muito felizes em contar com sua visita mais vezes aqui no Mundo Ecologia.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *