Home / Animais / Cachorros: Hábitos Diurnos e Noturnos

Cachorros: Hábitos Diurnos e Noturnos

Animais diurnos são as espécies que possuem sua vida ativa durante o dia, e esses animais costumam caçar, se reproduzir e mudar de local durante antes da noite chegar.

Já os animais noturnos são ao contrário, sendo ativos de noite, além de eles possuírem características próprias que ajudam na sua sobrevivência.

Entendendo Melhor os Animais Diurnos e Noturnos

Muitas espécies optam por hábitos noturnos como forma de defesa, assim se protegendo de predadores que possuem hábitos diurnos ou por causa da divisão de alimento.

Os animais noturnos costumam possuir sentidos visuais, auditivos ou de orientação adaptados para a escuridão; metabolismo mais ativo durante a noite e em algumas espécies sentem a necessidade de conservar água do corpo evitando o calor, e os animais noturnos em troca de uma visão adaptada para a noite costumam ter sua percepção de cores menos aguçadas que espécies diurnas.

O hábito noturno em animais está muito ligado à sobrevivência, onde passam se protegendo de predadores, como é o caso de diversos roedores, ou para facilidade da caça como é o caso da maioria dos felinos, ou até mesmo apenas para a adaptação climática, como é o caso de vários sapos e rãs que possuem pele sensível a luz do sol e por isso criaram hábitos noturnos.

Existem espécies que possuem hábitos mistos, como as tartarugas, por exemplo, que mesmo sendo diurnas, elas podem apresentar o hábito de visitar os seus locais de reprodução somente à noite para evitar possíveis predadores.

Os Cães São Noturnos? Como Funciona o Sono do Melhor Amigo do Homem?

Animais noturnos possuem olhos adaptados para escuridão, não obstante o olfato e audição serem altamente apurados.

Porém, os cães possuem tudo isso, e então por que eles não são noturnos?

Na verdade, é possível dizer que os cães sejam noturnos, afinal não podemos esquecer da origem dos cães.

Acredita-se que eles eram originalmente lobos, hienas e chacais que foram se tornando dóceis através da seleção artificial realizada pelos humanos há mais de cem mil anos atrás, e que todas essas espécies animais que serviram de origem para os cães modernos compartilham a característica de ser predominantemente noturnos.

Além do mais, o cachorro não seria diferente, porém o hábito noturno na maioria dos animais que o possuem é uma questão adaptativa motivada pela sobrevivência da espécie.

Sendo assim, o cachorro não precisa necessariamente ser ativo apenas à noite, e é comum o animal domesticado se adaptar aos horários do seu dono.

Obviamente, as necessidades dos cachorros ainda tem a ver com suas tendências noturnas mesmo quando adaptados à vida diurna, afinal, não dá para mudar tão facilmente questões evolutivas.

O sono, por exemplo, é muito importante para a qualidade de vida dos nossos companheiros de quatro patas, e isso levanta perguntas como: qual o momento mais ativo do cão? quanto tempo eles precisam dormir e em que momentos eles dormem melhor, de noite ou de dia?

Hábitos Diurnos e Noturnos: Hora Ideal Para Ser Ativo e Descansar

Se há discussões sobre quanto tempo o homem dorme, imaginemos que sobre os cães também não se tenha um número exato, mas iremos fazer considerações sobre o padrão de descanso dos cães.

Acredita-se que por via de regra geral, os cães, quando em idade adulta, precisem dormir cerca de 13 horas diárias, r diferentemente dos humanos, eles não dormem todas as horas necessárias de descanso em horas seguidas, já que eles dividem esse tempo de sono entre o sono noturno e várias sonecas que se estendem ao longo do dia.

O sono diurno dos cães tende a ser mais vigilante e leve, pois o sono noturno deles tem de 8 a 9 horas e passa pelos mesmos níveis do sono humano.

Hábitos Diurnos e Noturnos dos Cachorros

Esse horário pode variar de acordo com a raça, tamanho, idade, atividade física e diversos fatores que afetam o tempo necessário de descanso do cão.

Os filhotes precisam ainda de mais sono do que os cães adultos, pois um filhote pode precisar de 16 a 20 horas de sono. Logicamente, não é necessários que sejam horas seguidas, e muitos donos relatam que dificilmente percebe o seu filhote acumular esse tanto de horas ou mesmo perto disso.

Mas devemos levar em conta cada soneca do filhote, pois no começo de suas vidas eles apenas satisfazem suas necessidades: comendo, dormindo, sendo fofos e outras coisas mais, mas é fato que entre essas atividades eles estão dormindo o tempo todo, já que esse é um momento de adaptação do filhote, onde ele precisa regular seu relógio biológico.

Alguns Fatores Que Afetam o Sono Dos Cães

O sono dos cães varia muito de acordo com a idade, o tamanho médio de raça, atividades físicas e outros fatores.

Filhotes de raças grandes, por exemplo, precisam dormir muito, pois quanto maior o cão, mais horas de sono são necessárias, sendo, em média, 18 horas em algumas raças grandes. Cães idosos, por outro lado, devido ao cansaço e idade, precisam dormir mais que adultos da mesma raça.

O sono do cão é similar ao humano, e a fase de sono R.E.M (Rapid Eye Movement, ou Movimento de Olho Rápido, que é quando os sonhos mais lúcidos ocorrem) do sono dos cães permite que eles sonhem e tenham pesadelos também. A fase R.E.M ocupa 25% do sono humano, já nos cães ocupa cerca de 10% do sono, apenas.

Uma vida sedentária pode atrapalhar o sono do animal, já que ele não estará cansado na hora de dormir, por isso é importante estimular o cão com atividades físicas e mentais.

Os cães possuem visão mais apurada para estímulos luminosos do que os humanos, então evita-se deixar luzes acessas onde eles irão dormir durante a noite, pois isso pode acabar confundido o relógio biológico deles.

O calor também atrapalha o sono do cão, assim como atrapalha o nosso, e buscar formas de manter o cão em um ambiente fresco é muito importante para qualidade do sono dele.

Um cão de estimação com qualidade de sono possui pelos macios, pele hidratada, bom humor e muita energia.

Sono de qualidade traz apenas benefícios para os cães, pois um animal que descansa corretamente terá uma vida mais saudável mental e fisicamente.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *