Home / Animais / Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de comprimento. Sua pele é coberta de escamas e geralmente tem um tom acastanhado ou esverdeado. Mas também existem animais que são surpreendentemente coloridos. A cauda das lagartixas serve como uma reserva de gordura e nutrientes. Há lagartixas diurnas e noturnas. Isso pode ser visto nos olhos deles: algumas lagartixas tem pupilas redondas, e noturnas têm o formato de uma fenda.

Ela Come?

As lagartixas comem principalmente insetos, então moscas, gafanhotos, grilos. Os maiores também comem escorpiões ou pequenos roedores. Eles também gostam de lanche em frutas maduras.

Como Vive?

Lagartixas vivem nas áreas mais quentes do mundo, especialmente nos trópicos. Algumas espécies também são encontradas no Mediterrâneo. Às vezes, espécies muito raras são nativas de apenas uma ilha, por exemplo Madagascar. Eles vivem em desertos, savanas, regiões rochosas ou na floresta tropical. Esses animais, como todos os répteis, são animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura do corpo depende da respectiva temperatura ambiente. Eles gostam de tomar sol para se aquecer.

Os filhotes das lagartixas nascem de ovos. Eles são chocados pelo sol. Eles são auto-dependentes imediatamente após a eclosão e não precisam dos pais, mesmo sendo muito pequenos. A atitude das lagartixas em terrários é possível, mas não muito direta. É por isso que você deve estar bem informado. Eles precisam de iluminação especial e certas plantas no terrário. Algumas lagartixas podem viver até vinte anos.

Muitas espécies de lagartixas têm sob os pés as chamadas lamelas adesivas. Eles podem até correr até painéis de vidro. Essa técnica funciona como um prendedor de velcro: pequenos pêlos nos pés são pressionados em solavancos microscópicos na parede. Como resultado, o animal se segura e pode até andar no teto. E há algo de especial: as lagartixas podem se soltar. Se um inimigo os detém, eles simplesmente separam a cauda e são livres. A cauda volta a crescer, mas geralmente não é tão longa. Portanto, você nunca deve segurar uma lagartixa pela cauda!

Nome : Lagartixa
Nome científico : Gekkonidae
Tamanho : 1,5 a 40 centímetros de comprimento, dependendo da espécie
Vida útil : até 20 anos
Habitat : regiões quentes, trópicos
Dieta : insetos, pequenos mamíferos, frutas

A Lagartixa Morde Dedos Humanos?

Lagartixa na Mão
Lagartixa na Mão

Bem… sim! Existe uma lagartixa que o próprio nome é lagartixa-de-dedos-denteados (acanthodactylus erythrurus) que como o nome sugere, tem o péssimo hábito de morder. Ela possui um comprimento total de 20 a 23 centímetros e é relativamente forte. A cabeça é curta e tem um focinho pontudo. A cauda mede cerca de 7,5 centímetros de comprimento e é separada do corpo por um espessamento, o que é particularmente visível nos machos formados. Na coloração, os sexos não diferem. No lado superior, os animais têm uma cor básica marrom, cinza-marrom ou ocre, na qual oito a dez faixas longitudinais são formadas por pontos de luz. Entre as listras verticais estão marrons escuros e pontos brilhantes. Poucos dos animais são monocromáticos cinza-marrom. Estes são encontrados principalmente nas populações vivas. Os juvenis têm uma faixa longitudinal em preto e branco, as patas traseiras de cor marrom avermelhada e uma cauda marrom-avermelhada. A parte inferior é em todos os animais cinza monocromático sem padrão.

O nome dado a todo o gênero são escamas nos dedos com extensões semelhantes a franjas. No entanto, estes são apenas fracos e destacados, especialmente no quarto dedo do pé. Nas costas, além disso, escamas dorsais maiores, com uma quilha distinta, são visíveis na região posterior. É uma espécie que adora calor, que pode ser encontrada no sul da Península Ibérica , ou seja, em Espanha e Portugal, bem como no noroeste da África. Ele tem sua distribuição de altitude máxima na Sierra Nevada a cerca de 1800 metros. A espécie é particularmente comum em áreas de dunas de areia à beira-mar. Além disso, eles são freqüentemente encontrados em vegetação árida, com cascalho ruim e solo rochoso. Este tipo de borboleta é diurno e se esconde apenas um pouco. Sua locomoção é muito rápida, levantando ligeiramente a cauda. Especialmente em superfícies arenosas, as escamas o beneficiam, o que significa uma ampliação da banda de rodagem e permite uma base segura na areia. Em repouso, os animais tomam banho de sol com o tronco levemente levantado, com os jovens, em particular, balançando a cauda.

O lagarto se alimenta principalmente de insetos e aranhas. Algumas vezes por ano, as fêmeas colocam um ninho no fundo em que depositam de quatro a seis ovos. Animais adultos mantêm uma hibernação . Nos juvenis, isso geralmente não ocorre.

Lagarto na Grama
Lagarto na Grama

O lagarto se alimenta principalmente de insetos e aranhas da web . Duas vezes por ano, as fêmeas colocam um ninho no fundo em que depositam de quatro a seis ovos. Animais adultos mantêm uma hibernação . Nos juvenis, isso geralmente não ocorre. Possui escamas dorsais lisas (ou com quilha fraca na parte traseira das costas), focinho arredondado, frontal côncavo, quase interno cônico, geralmente interno, geralmente sem grânulos interprefrontais (excepcionalmente um), 1º supraocular geralmente fragmentado em menos de seis escamas dos dois lados (às vezes em seis escalas de ambos os lados), subocular geralmente em contato com o lábio (às vezes é separado do lábio pelos 4º e 5º labiais que se juntam neste caso).

Subespécies

Acanthodactylus erythrurus atlanticus Acanthodactylus erythrurus belli
Acanthodactylus erythrurus erythrurus
Acanthodactylus erythrurus lineomaculatus

Todas as lagartixas perdem a pele em intervalos razoavelmente regulares, com espécies que diferem em tempo e método. As lagartixas leopardo caem em intervalos de duas a quatro semanas. A presença de umidade ajuda no derramamento. Quando o derramamento começa, a lagartixa acelera o processo, retirando a pele solta do corpo e comendo-a. Para as lagartixas jovens, o derramamento ocorre com mais frequência, uma vez por semana, mas quando crescem completamente, perdem uma vez a cada um a dois meses.
A pele da lagartixa geralmente não apresenta escamas, mas aparece em escala macro como uma superfície de papilose, feita a partir de protuberâncias semelhantes a cabelos, desenvolvidas em todo o corpo. Estes conferem super-hidrofobicidade , e o design exclusivo do cabelo confere uma ação antimicrobiana profunda. Essas protuberâncias são muito pequenas, com até 4 mícrons de comprimento e diminuem até um certo ponto. Observou-se que a pele da lagartixa tem uma propriedade antibacteriana, matando bactérias gram-negativas quando entra em contato com a pele.

Veja também

Lagarto Tamacuaré: Características, Nome Científico e Fotos

O lagarto Tamacuaré (nome científico Uranoscodon superciliosus) é uma espécie regional encontrada em grande parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *