Home / Animais / Como Cuidar de Um Furão de Estimação? O Que Eles Precisam?

Como Cuidar de Um Furão de Estimação? O Que Eles Precisam?

Os furões são lindos, curiosos e divertidos. Não é de se espantar que cada vez mais pessoas se encantem com esses animais, e até mesmo procurem sobre dicas de como criar e ter um desses bichinhos como estimação. Afinal, eles são ótimos companheiros.

Mas, assim como acontece com qualquer outro pet, e principalmente com esses que são considerados “exóticos”, os furoes demandam muitos cuidados. É importante conhecer um pouco mais sobre a espécie para que você consiga, dessa forma, garantir a melhor qualidade de vida para o seu animal.

O mais importante é entender que a decisão por ter um animal dessa espécie não deve acontecer de forma precipitada. Quanto mais você se preocupar em pesquisa e entender mais sobre o furão, maiores são as chances de oferecer uma vida saudável e tranquila ao seu animalzinho!

Pensando nisso, é importante que você sempre tenha em mente que o furão precisa de cuidados como veterinário especializado, uma boa gaiola e espaço para viver feliz! Tudo isso vai demandar tempo e atenção!

Veja Alguns Cuidados Essenciais que Você Precisa ter com o Seu Furão!

Como já citamos, o mais importante é que você procure por um veterinário de alta qualidade, e que tenha alguma experiência nesse animal, para lhe orientar sobre os cuidados iniciais com o furão.

O veterinário poderá lhe dar dicas a respeito de como cuidar da saúde, além de esclarecer algumas questões sobre o comportamento deles, que é bem diferente de animais como cães e gatos, aos quais estamos mais habituados.

• Onde o furão vai ficar?

Furão de Estimação

Outro ponto essencial, e que precisa ser definido antes mesmo de você chegar em casa com o seu furão novo, é a respeito de onde ele vai ficar. Ele precisa ter uma gaiola, um espaço seguro, indoor, que permita ao animal viver em segurança.

É importante entender que a gaiola é o espaço para o animal ficar seguro durante o sono, ou quando estiver sozinho em casa. Mas, ele precisa ser solto todos os dias para passear. São animais muito enérgicos, e que precisam de liberdade!

Se você pretende pegar um furão para mantê-lo o tempo inteiro dentro da gaiola, o mais indicado é que você pense em não ter um bichinho de estimação enquanto não tem espaço para ele.

Higiene da Gaiola é um dos Pontos mais Importantes para a Saúde do Animal!

Você vai precisar de tempo para higienizar a gaiola ao menos a cada dois dias. O furão, assim como qualquer outro animal, precisa de um ambiente limpo para viver. Ele também deve ter uma rede para descanso, onde poderá tirar seus cochilos diários.

Você deve escovar o animal para se livrar dos pelos soltos, e as unhas precisam ser aparadas. É possível conseguir esse serviço em pet shops especializados, mas você também pode aprender a fazer por conta própria.

• Alimentação:

Esse é um animalzinho que come carne, e para o qual a proteína animal é essencial! Você pode apostar em rações próprias para a espécie, que já vem composta com a quantidade de proteínas e demais nutrientes que são fundamentais para a saúde do ferret.

É importante entender que o organismo desse animal não consegue processar plantas e vegetais. Por isso ele pode sofrer com indigestão e até mesmo adoecer caso seja alimentado de forma errada. Carboidratos, gorduras e açúcares também devem ser evitados.

A Saúde do Furão: o seu Bichinho Precisa ser Vacinado!

Lindos, enérgicos e muito divertidos, os furões podem ser excelentes companheiros para dividir a sua casa. Mas, eles podem contrair doenças graves, e por isso precisam de muita atenção médica. Os furões previsão ser vacinados!

Os vírus da raiva e da cinomose, que são o terror dos tutores de cães, também podem assombrar os donos de furões. Por isso procure manter sempre a carteira de vacina em dia, além de garantir o acompanhamento médico do seu bichinho.

• Doenças variadas:

Além disso, eles também podem desenvolver coisas como glândulas adrenais, tumores pancreáticos e problemas cardíacos, assim como os cães. Isso significa que ter um furão demanda alguma organização financeira, já que esses animais podem precisar de tratamentos que podem sair bem caros.

Coisas que Você Precisa Saber Antes de ter o seu Furão!

Como você pode ver até aqui, esse animal é bem divertido, mas demanda alguns cuidados, porém, nada que fuja da normalidade. Mas, existem algumas coisas que todo mundo precisa saber antes de decidir ter um furão!

• Fabricam bola de pelo:

Assim como acontece com os gatos, os furões se lambem e acabam engolindo muito pelo, formando algumas bolas. É “comum” que o furão vomite essa bola, mas elas podem fazer muito mal ao sistema gastrointestinal. Então a escovação diária é essencial!

• Mau cheiro:

Eles possuem uma glândula próxima a base da cauda que produz um cheiro muito forte e incômodo. Muitas vezes essa glândula é removida quando o animal ainda é um filhote, mas ainda assim o mau cheiro pode aparecer.

Além disso, os ouvidos produzem muita cera, que também tem um cheiro forte e que pode ser sentido a distância. As fezes e a urina são outros fatores que contribuem para o fedor do furão. Isso significa que:

1. você terá trabalho em dobro para manter a casa com bom cheiro;
2. a higienização desse animal é essencial, e donos sem tempo o usem organização não funcionam como bons tutores!

É importante pensar nisso porque o animal não é um bicho de pelúcia! Ele vai demandar cuidados e pode lhe dar um trabalhão. Então pense bem antes de ter o seu!

Furão Mexe em Tudo: Verdade ou Mito?

Não podemos deixar de comentar sobre a fama de “mexelhão” desse bichinho. E ela é mais do que verdadeira! Acostume-se com a ideia de achar o furão fuçando a sua bolsa, sua gaveta de roupas intimas ou dentro do seu tênis.

Eles entram em tudo – inclusive no armário da cozinha! – e podem pegar coisas, estragar, derrubar, quebrar e, o mais perigoso, ingerir! Por isso você precisa deixar esse animal longe de coisa que possam fazer mal a ele.

Conhecer sobre o furão é crucial antes de tomar a decisão de ter um. Mas se você estiver disposto a arcar com esses e outros pontos, então com certeza está apto a amar esse animalzinho tão especial.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *