Home / Plantas / Tudo Sobre o Barbatimão: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Barbatimão: Características, Nome Científico e Fotos

Você sabe o que é barbatimão? Conhece os benefícios da planta? Então fique ligado! Pois esse é um poderoso aliado do seu organismo e da sua saúde. 

Para conhecê-lo melhor, acompanhe o artigo até o fim e veja as principais características do barbatimão, o nome científico da planta, além de fotos exclusivas para você observar quão bela e poderosa é essa árvore! 

Características Do Barbatimão

O barbatimão é uma árvore de origem brasileira, oriunda do cerrado, e pode ser encontrado principalmente no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste do Brasil. 

Ela teve uma fácil adaptabilidade no território, já que é uma árvore que adora a luz solar, e não exige tanta necessidade de água.

Seu nome científico é Stryphnodendron Adstringens e ela faz parte da família Fabaceae. 

Entre suas principais características, facilmente podem ser observados seu tronco retorcido, junto aos galhos grossos e secos, de coloração marrom claro, variando em tons mais escuros.

Suas folhas são esverdeadas e alternadas, variando entre 5 a 8 pares a cada pina, elas são redondas e pequenas.

O fruto se dá sobretudo em forma de vagens de coloração marrom clara e dentro delas, estão as sementes da árvore, responsáveis pela disseminação da espécie. 

As sementes assemelham-se aos feijões, pois são pequeninas, redondas e de coloração castanho claro. 

A floração do barbatimão se dá sobretudo nos meses de setembro e outubro, antes do verão.

Floração do Barbatimão
Floração do Barbatimão

É muito comum encontrar a planta em quase todo o território brasileiro, porém, regiões mais frias, como Sul e Sudeste não contam com grande quantidade de barbatimão. 

Vale lembrar que o barbatimão é uma planta tóxica tanto para bovinos, quanto para herbívoros. Então o consumo da mesma não é indicado para nenhuma espécie. 

É uma excelente aliada do organismo humano, quando falamos de seus benefícios, já que ela é capaz de curar inúmeras doenças devido a grande quantidade de antioxidantes e substâncias poderosas no combate aos anticorpos (que falaremos mais abaixo!).

Outro fator e utilização muito comum da planta é pela indústria de couro, já que ela possui tanino, uma substância química presente no fenóis de alguns vegetais. Sua principal utilidade se dá na fabricação de painéis compensados 

O tanino quando digerido, proporciona um gosto extremamente amargo, e faz com que diversas especies de herbívoros (que comeriam a planta) passem longe dela. Essa é outra utilização comum da planta. 

Agora que você já sabe algumas características específicas dessa planta poderosa, vamos lhe apresentar os benefícios que ela proporciona aos humanos quando utilizada da maneira correta.

Benefícios Do Barbatimão

Benefícios Do Barbatimão
Benefícios Do Barbatimão

O barbatimão é uma planta muito utilizada para fins medicinais, ela é capaz de curar e prevenir inúmeras doenças. 

Sendo assim, ela tornou-se uma das principais plantas medicinais do Brasil. Foram os indígenas os primeiros a fazerem uso de seus poderes. Ainda mais que é nativa do país e muito fácil de encontrar em determinadas regiões. 

Confira abaixo os principais benefícios que o barbatimão possui, além disso, veja o número e a quantidade de propriedades que a árvore possui.

Um Caule Poderoso

A parte ativa da planta está presente no caule, é nele onde estão as mais variadas formas de combater as decorrentes doenças. 

E a partir de sua casca, é possível confeccionar pomadas, cremes, sabonetes e muitos outros produtos que beneficiam os seres humanos.

Anti-Inflamatório

Um dos benefícios mais comuns do barbatimão é combater ferimentos, inflamações tanto interiores, quanto exteriores.

Chá de Barbatimão
Chá de Barbatimão

Ajuda a Emagrecer

Também é possível fazer um chá da planta e ele contém diversas propriedades e é capaz de auxiliar na perda de peso. 

Já que possui ações que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de calorias. 

Excelente Cicatrizante

Talvez esse seja o principal uso da planta, para cicatrizar diferentes ferimentos, machucados, queimaduras e cortes no corpo. 

Como foi dito acima, a planta contém tanino, e ele é capaz de acelerar o processo de cicatrização, pois consegue contrair os vasos sanguíneos e desta maneira, pode ser aplicado em qualquer machucado. 

Contra a Candidíase

devido a presença de compostos antifúngicos, o barbatimão consegue eliminar os fungos do gênero Candida, responsáveis pela doença da candidíase. 

Essa doença se dá principalmente na boca, na língua e em locais úmidos do corpo humano, como virilha e órgãos genitais. 

Contra Diversas Doenças

Doença de chagas, malária, diabete, anemia e outras doenças podem ser combatidas através do uso do barbatimão. 

Isso se deve principalmente porque a planta possui muitas propriedades antissépticas e é capaz de eliminar fungos e bactérias. 

Sendo assim, faça uso do barbatimão através do chá, pomada, ou mesmo utilizando-o in natura. 

A seguir, confira como usar o barbatimão para poder usufruir de todos os seus benefícios!

Chá Pronto de Barbatimão

Como Usar O Barbatimão?

Se você mora em uma região onde não é comum as árvores de barbatimão, pode encontrar a planta em feiras, lojas agrícolas, na internet. 

Os principais usos da planta se dão de duas formas distintas: 

  1. A partir do chá
  2. Diretamente na pele

Para fazer o chá é muito simples, veja abaixo como:

Basta adquirir um pedaço da casca de barbatimão (10 g a 20 g), limpá-la em água corrente e levar ao fogo com 1 litro de água.

Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Feito isso, pode desligar o fogo e deixar a mistura descansando por mais 5 minutos. Depois é só coar e saborear o delicioso chá de barbatimão.

Outra maneira comum de fazer uso do barbatimão é a partir do pó que a casca libera. Quando triturada, a casca solta um pó e ele pode ser aplicado diretamente na pele. 

Muito simples e eficiente, tendo em vista que pode cicatrizar um machucado em apenas alguns dias. 

Porém, algo mais comum ainda é encontrar as propriedades do barbatimão em produtos como cremes, sabonetes, extratos, pomadas. 

Então pode usar a vontade essa incrível planta, pois os benefícios serão garantidos! Veja algumas fotos da planta abaixo!

Fotos Do Barbatimão

Você pode conferir fotos exclusivas dessa árvore capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao corpo humano. 

Ela pode crescer até o 6 metros, dependendo do local onde for cultivada. 

Gostou do artigo? Acompanhe outros posts do Mundo Ecologia para ficar por dentro dos benefícios que as plantas podem trazer ao seu organismo e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais. 

Veja também

Qual a Melhor Maneira de Consumir o Gengibre?

O gengibre é totalmente saboroso, mas também possui inúmeros benefícios à saúde – não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *