Home / Plantas / Broca-da-Amora: O que é? Como Resolver o Problema?

Broca-da-Amora: O que é? Como Resolver o Problema?

As frutas são muito importantes para toda a vida no planeta Terra, já que que servem de alimento saboroso para diversos animais, compõem a parte nutritiva da dieta daqueles que as consomem e ainda permitem que animais dos mais variados tipos possam fazer uso delas.

Dessa forma, é possível encontrar uma infinidade de animais que usam as frutas para o consumo pessoal, sendo esses animais completamente diferentes entre si, com estilos de vida muito distintos e, ademais, com portes e tamanhos que em nada se parecem.

Esse é o caso de muitos animais que consomem frutas, seja pelo sabor acentuado, pelos nutrientes que a fruta possui ou até mesmo pelo fato de as frutas estarem em posições altas, o que torna mais fácil que um certo grupo de animais alcance essas frutas. De toda forma, o certo é que as frutas são essenciais para toda a vida animal no planeta.

Broca-da-Amora
Broca-da-Amora

As Pragas nas Frutas

Assim, as frutas podem sofrer com problemas naturais que, de alguma maneira, podem acontecer com qualquer árvore de qualquer segmento. Dessa forma, esses problemas incluem pragas, animais que consomem as frutas de maneira incorreta, etc. Tudo isso pode representar um problema muito grave para as pessoas, sobretudo aquelas que desejam vender essas frutas e, dessa forma, ganhar dinheiro sobre elas.

Uma desses casos acontece com a amora, em uma praga chamada broca-da-amora. Assim como outras pragas de outras árvores, a broca-da-amora prejudica muito o pé de amora e faz com que, no longo prazo, se torne impossível consumir as frutas daquela árvore.

Praga da Amora
Praga da Amora

A praga é a principal ameaça às amoras de todo o Brasil, sendo muito comum em regiões de serra, que têm temperaturas mais baixas e altitudes mais altas. Logo, essa praga é extremamente prejudicial a toda e qualquer árvore de amora da região afetada, embora haja algumas formas de acabar com o problema.

Broca-da-Amora, a Praga da Amora

A praga broca-da-amora, portanto, representa um grande e grave problema para todos aqueles que plantam a amora, seja para a posterior revenda, como é bastante comum, ou até mesmo para o consumo interno. O surgimento da broca-da-amora se deve, segundo especialistas, às mudanças de território no plantio, levando as amoras para áreas que até então não eram povoadas pela fruta. Tudo isso fez com que a amora se tornasse mais frágil e suscetível a problemas variados, tais como essa praga tão comum.

De qualquer forma, o certo é que a broca-da-amora não atinge toda e qualquer árvore de amora, sendo bastante seletiva nos locais onde irá atacar. O mais comum é que a broca-da-amora seja vista atacando árvores em regiões altas, com clima mais frio, como serras ou montanhas.

Isso porque esse clima é bastante favorável ao desenvolvimento da broca-da-amora, que reage bem aos termômetros marcando temperaturas baixas. Assim, a broca-da-amora ataca também outras árvores, sendo prejudicial a outros frutos da região. Porém, como o seu nome já diz, a broca-da-amora é mais comum em amoras e geralmente costuma significar que a árvore já está quase morta.

Benefícios do Chá de Amora

O chá de amora é muito eficiente contra diversos problemas, que podem incluir uma série de questões ligadas à saúde. O chá de amora, portanto, consegue estabilizar muitos dos problemas de saúde das pessoas e tem sido cada vez mais usado para o tratamento de algumas questões relacionadas ao corpo humano. Assim, o chá de amora é muito bom, por exemplo, para combater a diabetes.

Isso porque o chá de amora, se consumido em intervalos regulares, faz com que o nível de açúcar no sangue seja diminuído. Ao longo do tempo, o chá de amora pode até mesmo diminuir os níveis gerais de diabetes de uma pessoa e fazer com que essa pessoa tenha uma qualidade de vida muito superior.

Ademais, o chá de amora ainda é muito eficiente quando se trata de controlar o colesterol e fazer com que o indivíduo tenha menos problemas ligadas a isso.

Isso porque o chá diminui as placas de gordura no sangue e torna a pessoa mais saudável, sobretudo quando consumido de forma regular, sem grandes alterações bruscas. Assim, com hábitos saudáveis e ainda ingerindo o chá de amora, é possível melhorar muito a saúde.

Como Eliminar ou Controlar a Broca-da-Amora

A broca-da-amora, como já dito e explicado, pode representar um problema muito grave para toda e qualquer amora, mas sobretudo para aquelas de regiões serranas. O mais importante para impedir que a broca-da-amora seja um fator de prejuízo para a amora é controlar o problema.

Para tal, é necessário que haja um monitoramento frequente e constante do pé de amora, o que fará com que você seja capaz de perceber novos problemas e, assim, possa resolver esses problemas de maneira rápida e eficiente.

De toda forma, ainda que não encontre tal problema no pé da amora, é necessário sempre manter a atenção. Ademais, também é importante, caso haja a localização do problema no pé de amora, fazer uso de agrotóxicos para impedir que haja uma maior infestação do problema pelo resto da lavoura. Logo, o uso de produtos químicos deve, sim, ser feito para controlar esse tipo de praga de maneira rápida, sem que as amoras sejam perdidas.

Porém, é sempre importante ter ideia de como será feito esse controle com produtos químicos, pois há todo um marco regulatório para o uso de agrotóxicos em lavouras e, dessa maneira, é muito importante seguir cada recomendação legal.

Outros Benefícios da Amora

A amora é rica em muitos nutrientes e, assim consegue fazer com que as pessoas que consomem a fruta rapidamente se tornem mais saudáveis em vários níveis. Dessa maneira, os benefícios da amora incluem potássio, ferro, zinco, magnésio e vitaminas A, B, C e E.

Os Benefícios da Amora
Os Benefícios da Amora

Tudo isso faz com que a amora seja benéfica para praticamente qualquer problema de saúde, se tornando, por exemplo, uma ótima aliada contra o câncer, já que possui capacidade antioxidante acentuada. Dessa maneira, a amora fortalece as células do corpo e faz com que o organismo se torne mais forte no longo prazo.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *