Home / Plantas / Tudo Sobre a Astromélia: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Astromélia: Características, Nome Cientifico e Fotos

A Astromélia é uma planta muito versátil, ela é naturalmente da América do Sul e hoje também já pode ser encontrada em lugares de clima mais quente como é o caso de alguns países Austrália, México, Estados unidos já que gosta de umidade e temperaturas mais altas, suas flores podem ser apreciadas especialmente entre a primavera e o verão.

Nome Científico das Astromélias

Elas são nomeadas cientificamente como Alstroemeria Hybrida. Pela população comum é conhecida de diversas outras formas como Madressilva de canteiro ou Madressilva da terra, também Madressilva brasileira, outros nomes como Lírio de luna, Lírio dos incas, Carajuru, Lírio peruviano, Astromérias, ou Alstroeméria. Faz parte da família das Alstroemeriaceae. Ela está classificada na categoria das Bulbosas, flores perenes e flores anuais.

Se dão bem com clima tropical, temperado, subtropical, também mediterrâneo, equatorial e continental. A planta tem como origem países como o Peru, Chile, Brasil e América do Sul. É encontrada medindo de 0.4 a 0.6m. Costumam se dar bem com lugares com muito sol e também com um pouco de sombra. As folhas caem durante todo ano, mas não totalmente.

Características da Astromélia

As flores da Astromélia naturalmente são de um rosa claro, mas hoje em dia já conseguiram modificar geneticamente essas cores, então já existe uma enorme variedade.

Descrevendo sua aparência no geral, podemos dizer que possui caules retos e firmes com várias ramificações e podem chegar a medida de 20 a 25cm no total. Na ponta desses ramos é onde nascem as folhas, elas tem um formato arredondado e comprido, não são largas. Algumas pessoas dizem que essa flor é uma versão miniatura de uma lírio, devido a grande semelhança. Suas pétalas são diferenciadas, das quais seis são iguais e duas são diferentes.

Astromélias para Presentear

Astromélias para Presentear
Astromélias para Presentear

Flores são sempre um presente certeiro e elegante, você nem precisa se preocupar na hora de escolher uma cor, pois é indiferente. Dizem que elas simbolizam felicidade e amizade. Você nunca errará escolhendo uma ramalhete de astromélias, ela trará alegria ao ambiente de quem for presenteado, seja no ambiente de trabalho ou em casa, podem também estar em vasos decorativos.

Elas também significam um gesto de agradecimento ou saudades de alguém, quando alguém quer simbolizar afeto deve escolher essa flor. Especialistas em flores dizem até que ela tem um poder especial de melhorar o humor da pessoa que está sendo presenteada, tornando-a mais tranquila, feliz e serena naquele dia. Uma flor de grande simbolismo, sem dúvida muito especial. Dizem também que ela traduz uma amizade forte, verdadeira e duradoura, então torna-se perfeita para presentear amigos especiais. A flor possui seis pétalas, e dizem que cada uma delas representa uma característica pessoal e base de uma amizade, são elas: Respeito e compromisso, empatia e paciência, humor e compreensão. Uma dica de um presente criativo e curioso é você mesmo escrever um bilhete ao seu amigo e nele descrever as seis qualidades dele que representam cada pétala da flor.

Cultivo das Astromélias

É um planta bem versátil, não tem erro, tanto que não existe uma época específica para que seja plantada. Se você mora em um lugar mais quente pode plantar o ano inteiro, agora de você mora em um lugar mais frio procure evitar o inverno, as flores começam a dar o ar da graça na primavera e no verão.

Quando for escolher quando plantar sua planta, opte por lugares que recebam a luz do sol, mas que ao mesmo tempo no final da tarde receba sombra também. Opte por uma terra de alta qualidade, deve estar bem fofa, e também bem adubada. Você pode adubar da maneira que achar melhor com adubo animal ou orgânico.

Recomendamos que você coloque a Astromélia direto no solo, dessa forma fica mais fácil que ela absorva todos os nutrientes que são necessário para seu desenvolvimento. Ela também precisa de muita luz, por isso precisa ser um lugar onde bata sol pois é dessa forma que ela crescerá.

Cultivo das Astromélias
Cultivo das Astromélias

Caso você escolha colocá-la em um vaso, saiba que ela precisa ser adubada frequentemente, dessa forma pode florescer intensamente.  Assim também elas até consegue superar o frio e pequenos períodos sem água, mas geadas nunca.

Saiba que as raízes das astromélias podem ser comestíveis, mas não é aconselhável já que alguns tipos podem ter toxinas indesejáveis e ser prejudiciais a saúde. Caso plante próxima a outras flores fique de olho para que ela não passe para outro canteiro e se misture com outras flores. Atente-se a rega, ela deve acontecer no mínimo duas vezes por semana.

Flores da Astromélia

As flores são sempre lindas e vistosas, elas podem ser de muitas cores e servem para a polinização das abelhas também.

Elas tem uma variável, podem ter seis pétalas iguais ou quatro idênticas e somente duas diferentes, elas servem para sinalizar os animais que vão polinizar. As flores são bem parecidas com lírios. Por isso são conhecidas como miniatura de lírios. De acordo com o paisagismo ela pode ser cultivada em grupos ou para delimitar canteiros de jardim, mas são mais utilizadas como flor de corte. As sementes da flor tem formato arredondado, são duras e pequenas.

Nas lojas de flores é facilmente encontrada em buquês e outros arranjos, as flores utilizadas nos jardins domésticos devem florescer na primavera e no verão. Por sua beleza é muito utilizada na decoração de casas, escritórios e afins, mas por ser uma flor muito delicada requer muitos cuidados no cultivo.

Astromélias nos Buquês

Estão sempre associadas a felicidade, amizade e tudo o que é de bom e por isso estão sempre presentes em buquês de noiva por exemplo, e também na decoração nas cerimônias de casamento. Não tem como ter uma energia ruim em um local decorado com elas. Mas fique atento na hora de manusear as astromélias, não esqueça que ela pode soltar toxinas que fazem mal a saúde.

Astromélias na Culinária

Elas não só embelezam as decorações por aí, elas também são muito utilizadas na culinárias.

Lembra que citamos suas raízes comestíveis, pois então! Essas raízes podem virar farinhas e ir para receitas de pães bolos e muito mais.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *