Home / Plantas / Como Fazer Suco De Graviola Com Caroço?

Como Fazer Suco De Graviola Com Caroço?

Sem dúvida, poucas coisas são tão boas e saudáveis quanto aquele belo suco de frutas naturais, bem frescas. O que não faltam são possibilidades. Dá pra escolher aos montes por aí qual o suco que mais atrai o seu gosto pessoal. Uma das melhores opções, por exemplo, é o suco de graviola com caroço.

Já tomou? Então, vamos mostrar agora como fazer essa deliciosa bebida.

Quais Os Benefícios Práticos Da Graviola?

Antes de ensinarmos como fazer um bom suco de graviola com caroço, é importante salientar aqui os benefícios dessa fruta (afinal, vai que você ainda não está devidamente convencido de que tomar esse tipo de bebida é realmente uma opção saudável!).

Uma das vantagens mais claras de se consumir graviola e seus derivados (como os sucos) é que ela reduz a pressão arterial, sendo uma ótima alternativa para quem tem hipertensão. Isso se deve pelo fato de que a fruta é bastante rica em água, e, de quebra, possui pouquíssimo sódio em sua composição.

Outro benefício (e esse muita gente por aí quer demais) é que a graviola pode ser uma grande aliada para você que deseja perder peso. Isso porque ela possui poucas calorias (para cada 100 g da fruta, há apenas 65 calorias).

Trata-se de uma fruta muito boa também para prevenir a gripe, devido ao seu teor de vitamina C. Isso quer dizer que a fruta tem como um dos seus princípios ativos fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando nossas defesas para lidar com todo tipo de vírus e bactérias. Ah, e a vitamina C também ajuda no trato urinário.

E, se você acha que para por aqui, está enganado. A graviola também auxilia no fortalecimento dos ossos, o que ajuda bastante na prevenção à osteoporose. Isso porque possui um alto teor de cálcio e fósforo em sua composição, o que garante uma saúde óssea e dental muito boa. Nesse sentido, é uma fruta bastante aconselhável para aquelas mulheres que estão próximas de entrar na menopausa, e, consequentemente, vão perder densidade nos ossos.

Além disso, o consumo regular dessa fruta ajuda a melhorar as funções do fígado e da vesícula biliar, devido à sua riqueza de antioxidantes. Isso sem contar que as substâncias presentes na graviola ajudam na digestão das gorduras.

Existe Alguma Contraindicação Para O Consumo Da Graviola?

Claro, tudo o que é consumido em excesso faz mal, e com uma fruta como a graviola não seria diferente. Comer demasiadamente essa fruta, seja ao natural, seja na forma de sucos e outros derivados, pode ser bem prejudicial à saúde.

Por ser um alimento rico em frutose e glicose, a graviola em excesso também pode fazer mal a quem tem diabetes. Seus açúcares naturais podem, facilmente, aumentar a glicemia desses pacientes, e, por isso, o seu consumo precisa ser acompanhado por um nutricionista.

E, ainda está sendo estudado isso, mas acredita-se que o seu consumo em excesso pode ser um dos facilitadores para doenças neurodegenerativas bem parecidas com Parkinson.

Portanto, o ideal é consumir essa fruta com cautela, não importa se só a graviola, o suco dele, os doces, e por aí vai. Quem pode determinar melhor a quantidade que deve ser consumida por cada tipo de pessoa são profissionais de saúde, como os nutricionistas, por exemplo.

Como Fazer O Suco Com a Graviola Espremida?

Fazer um bom suco de graviola com caroço exige certo cuidado, pois a fruta precisa ser saudável, sem nenhum resquício de que esteja ruim, ou com alguma espécie de praga. Visto isso, você vai precisar de alguns ingredientes adicionais para fazer o suco da graviola, que são leite, leite evaporado ou água.

A primeira forma de preparo do suco é ela sendo espremida. Inicialmente, você vai pegar uma fruta madura, com casca verde, e que, após pressioná-la um pouco, ele “recue”. Lave a fruta em água corrente, esfregando com os dedos. Descasque a graviola, e depois a coloque numa tigela (preferencialmente, de boca larga), sem retirar os caroços e adicione o leite e a água.

O processo seguinte é espremer com as mãos, o que será bem fácil, já que a polpa é macia. Em seguida, peneire a polpa que você espremeu antes, preferencialmente, numa peneira com furos bem pequenos (esse fator pode fazer com que o processo demore um pouco). Inclusive, você pode adicionar aromatizantes para dar um gosto extra, como suco de limão e gengibre.

Por fim, é só mexer o suco, e servi-lo bem gelado.

Outras Receitas Para Fazer Suco De Graviola Com Caroço

O bom de uma fruta como a graviola é que você pode fazer uma infinidade de receitas com ela (especialmente, sucos), e tudo fica delicioso. Um bom suco de graviola com caroço pra fazer é com couve. Para esse, você vai precisar de meia graviola madura, 5 folhas de hortelã lavadas, meia xícara de couve, 1 copo de água e cubos de gelo. O processo é simples: basta levar tudo ao liquidificador, excerto o gelo, e bater. Depois de unificar a mistura, adicione o gelo e sirva com as folhas de hortelã para decorar.

Outra receita muito boa é suco de graviola com iogurte. Os ingredientes são: 1 polpa de graviola madura, 1 punhado fresco de hortelã, 1 copo de iogurte natural, e algo para adoçar o suco a gosto (como adoçante ou mel). O processo é bater tudo no liquidificador até que o suco fique cremoso e bem homogêneo. Sirva tudo com gelo.

Por fim, daremos como uma bela receita de suco de graviola, uma que leva algumas especiarias. Os ingredientes necessários para fazer esse suco são 1 graviola madura, e xícara e meia de água, 1 colher de chá de noz-moscada, 1 colher de sopa de baunilha, meuá colher de chás de gengibre ralado, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e suco de um limão. Leve todos os ingredientes (no caso da graviola, só a polpa) ao liquidificador, e bata muito bem. Depois, é só servir gelado.

Viu como é fácil fazer suco de graviola? Só lembrando que nada de exageros, ok? Um corpo de algum desses sucos a cada dois dias é mais do que suficiente para ajudar a manter uma boa saúde, e ainda se deliciar com uma ótima bebida de uma típica fruta tropical.

Veja também

Árvore Chorão Verdadeiro: Como Plantar E Cultivar

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre uma das espécies de salgueiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *