Home / Plantas / Tudo Sobre O Abacate: Características, Nome Cientifico E Fotos

Tudo Sobre O Abacate: Características, Nome Cientifico E Fotos

O abacate é uma fruta bastante nutritiva e complementa diversos pratos, deixando-os mais saborosos. Confira aqui suas características, nome científico e muito mais.

O abacate é um alimento muito popular, principalmente entre aqueles que buscam alimentação saudável e de qualidade. Devido a suas propriedades e nutrientes é considerado um “superalimento”, essencial para quem quer ter a saúde em dia.

Super completo, o abacate é ainda um grande aliado para a dieta, pois ajuda a diminuir o apetite, a compulsão por doces e também ajuda na queima de gordura. Enfim, para quem quer um alimento saudável, nutritivo e que ajude no melhor funcionamento do corpo, o abacate é uma boa opção. Conheça um pouco mais sobre a fruta a seguir.

Origem Do Abacate

O abacate tem sua origem na América central, nativo do México. Seu nome cientifico é Persea americana e pertence à família das lauráceas. Os astecas chamavam-no de ahuacatl, que significa testículo, devido ao formato do abacate.

O abacateiro também é cultivado em regiões de clima tropical ou subtropical. Entre eles, estão alguns países da América do sul, Ilha da Madeira e Ilhas Canárias, Na Índia Ocidental, Havaí, Israel e África do Sul. Também há o cultivo, porém em menor quantidade na índia, Argélia, Taiti, República Malgache, Madeira, Reunião, Samoa, Austrália, Florida e Califórnia.

Há registros de que a fruta já era cultivada antes da chegada dos espanhóis, há mais de 10 mil anos. Em 1809 o Brasil passou a cultivar e hoje é o quarto maior produtor da fruta.

Características Do Abacate

O abacate dá na árvore chamada abacateiro e essa pode alcançar de 7 a 20 metros de altura. É uma árvore considerada muito valiosa e é bem comum no Brasil. Sua produção acontece entre fevereiro e agosto.

O abacate é um fruto em formato de Pêra, com casca verde escura ou meio avermelhada. Por dentro, a polpa é um pouco amarelada e há uma semente grande. Existem atualmente mais de 500 variedades da fruta, de diversas origens.

É uma fruta com bastante vitaminas e proteínas, fósforo, açúcar e gordura. Inclusive, devido a gordura presente nele, o abacate já foi considerado inimigo da alimentação, porém, através de estudos e análises foi constatado que a gordura presente na fruta é insaturada, tratando-se de uma gordura saudável.

Características Do Abacate
Características Do Abacate

Uma unidade da fruta contém em média 300 calorias, sendo que 77% delas são gordura. Porém, a gordura é de qualidade, sendo bastante semelhante ao azeite de oliva. A maior parte dessa gordura é ácido oleico, que conforme estudos, é benéfico e ajuda em alguns pontos ligados ao câncer.

Além disso, o abacate possui quatro vezes mais nutrientes do que outras frutas, exceto a banana. A fruta é rica em vitamica C, B6 e E, potássio e ácido fólico. Também contém ferro, magnésio e beta-sistinol, este último que auxilia a diminuir o colesterol no sangue. O abacate possui também a glutationa que é um ótimo antioxidante.

Consumo do Abacate

O abacate é consumido de diversas formas. Na culinária pode ser usado para preparar purês, saladas, doces, sorvetes, molhos e outros pratos. No México é bastante comum usá-lo no guacamole, já no Brasil é mais comum bater a fruta com leite e açúcar e servir como sobremesa. Além do preparo de pratos, o abacate pode ser consumido na sua forma natural.

A semente do abacate também pode ser usada na alimentação de forma triturada, sendo eficiente para o trato de disenteria e problemas renais. As folhas do abacateiro também podem ser consumidas.

Além disso, o abacate é utilizado em outras diversas coisas:

  • A polpa do abacate é usada no preparo de óleos usados em cosméticos e na área farmacêutica
  • Da semente é extraída uma tinta de cor castanho-arroxeada
  • As folhas, casca da fruta, casca da árvore e caroços são usados na medicina popular

Benefícios Do Abacate

O consumo do abacate traz diversos benefícios para as pessoas, tanto quando consumido na alimentação como em produtos farmacêuticos e em consméticos. Confira os mais conhecidos:

Pele

Os antioxidantes presentes na fruta protegem o envelhecimento das células da pele, deixando-a mais saudável e bonita. Além disso, o abacate auxilia no combate a rugas, estrias e celulite, devido a grande quantidade de vitamina C que ajuda na produção de colágeno.

Cabelo

Abacate Para o Cabelo
Abacate Para o Cabelo

Quando usado em produtos para os cabelos, o abacate ajuda na hidratação deles, dando mais brilho e maciez.

Cérebro

Como contém ômega 3, o abacate ajuda na memória, melhora a concentração e também ajuda no estímulo da circulação do sangue no cérebro.

Colesterol E Triglicérides

O abacate é possui grande quantidade de fibras e também de ácidos graxos. Assim, ele ajuda a controlar e prevenir doenças do coração, pois reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de reduzir os triglicerídeos.

Seu consumo também favorece a saúde do coração, pois há minerais e antioxidantes na fruta que melhoram a circulação de sangue.

Para Exercício E Emagrecimento

O consumo do abacate é muito bom para quem pratica exercícios, pois se consumido antes do treino ajuda na hipertrofia. Além disso, seu consumo ajuda a evitar a fadiga muscular, combatendo os radicais livres que aparecem quando o exercício é mais intenso.

Também ajuda no emagrecimento, pois é rico em fibras, dando mais saciedade e diminuindo o apetite. Assim, ajuda a controlar a fome e evita que a pessoa coma compulsivamente. Entretanto, para quem está em processo de emagrecimento deve consumir uma pequena quantidade da fruta, pois ela é bastante calórica.

Na Gravidez

Se consumida com frequência antes da gravidez e nos primeiros três meses de gestação, o abacate ajuda a prevenir possíveis doenças congênitas como o mau fechamento da coluna vertebral e também doenças do sistema nervoso.

Outros Benefícios

O abacate ainda ajuda a diminuir o estresse, pois reduz os níveis de glicose no sangue. Também é um anti-inflamatório natural, devido a vitamina E presente na fruta e ainda é um excelente diurético. Além disso, seu consumo ajuda no combate a:

  • Dores de cabeça
  • Dores reumáticas
  • Insuficiência hepática
  • Diarreias
  • Pele seca
  • Excesso de ureia
  • Ressecamento do cabelo
  • Verminoses
  • Retenção da secreção biliar

Lembre-se sempre de consumir de forma consciente, pois mesmo tendo tantos benefícios, o abacate possui calorias e não deve ser consumido de forma exagerada.

Veja também

Amêndoas

Qual a Utilidade da Amêndoa? Para Que ela Serve?

A amendoeira (Prunus dulcis) pertence à família das rosas e é originária do sudoeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *