Home / Plantas / História da Sálvia Leucantha, Significado e Origem da Planta

História da Sálvia Leucantha, Significado e Origem da Planta

O nosso país é reconhecido ao redor de todo o mundo por conta de sua fauna extremamente rica com uma diversidade muito grande de animais, mas a grande verdade é que a flora de nosso país também ganha bastante destaque por conta da grande quantidade de espécies vegetais que podemos encontrar por aqui sem grandes dificuldades.

A sálvia é uma planta muito presente não apenas por aqui, mas em muitos outros locais de clima parecido e características semelhantes, mas muitas pessoas não sabem nenhuma informação sobre essa planta que pode ser também chamada de sálvia bicolor popularmente.

Assim, entender mais sobre a história e a origem de uma espécie de planta além de aprender mais informações sobre o significado de uma planta e como seus cuidados devem ser feitos são uma excelente maneira de se aprender mais sobre a planta e ao mesmo tempo saber como cuidar dela quando precisar.

Dessa maneira, decidimos falar exatamente sobre esse assunto no artigo de hoje. Já vai pegando papel e caneta para anotar as partes principais e não se esquecer de todas as informações com o passar do tempo!

História da Sálvia Leucantha

Muitas pessoas podem achar que é inútil estudar mais sobre a história de uma planta, porém devemos sempre entender que cada ser vivo possui uma história diferente e o que somos nos dias de hoje é justamente resultado de toda essa história e tudo que já passamos na vida.

Dessa maneira, entender mais sobre a história da sálvia leucantha é uma excelente maneira de entender mais também sobre essa planta de uma maneira geral.

Basicamente, a sálvia leucantha é uma planta que veio ganhando cada vez mais visibilidade com o passar do tempo pois já foi e ainda é utilizada pelos povos indígenas dos mais diversos países por conta de suas características medicinais extremamente interessantes.

Assim, com o desenvolvimento de tecnologias essa planta saiu das zonas rurais dos países onde está presente e acabou se tornando alvo e matéria prima de diversos produtos para as mais diversas finalidades, principalmente porque os produtos naturais estão em grande destaque nos dias de hoje.

Portanto, essa é uma planta milenar que nos dias de hoje também está passando por transformações por conta da tecnologia, mas não deixa de ser de forma alguma uma espécie com sua essência extremamente poderosa e imutável.

Significado da Sálvia Leucantha

O mundo dos simbolismos possui cada vez mais adeptos ao redor de todo o planeta, mas a verdade é que para aqueles que são mais pragmáticos também podemos lembrar que as palavras possuem suas raízes e, consequentemente, suas origens e significados.

Assim, o nome sálvia leucantha não é em vão e possui um significado muito interessante que faz total sentido quando paramos para analisar tudo o que já falamos ao longo do artigo sobre o poder curativo dessa planta.

Isso porque o nome “sálvia” vem da palavra latina “salvus” e quer dizer “saúde” em português, o que já significa que essa é uma planta que tende a trazer saúde independentemente de sua espécie. Porém, algo interessante é justamente o nome de sua espécie “leucantha”. Isso porque a palavra leucantha deriva do idioma grego, já que “leukos” significa “branco” e “anthos” quer dizer “flor”.

Sálvia Leucantha no Vaso
Sálvia Leucantha no Vaso

Dessa maneira, basta juntarmos as palavras flor + branco + saúde e conseguimos assim entender que a sálvia é uma flor branca que tende a trazer saúde para as pessoas de uma maneira geral, ou seja, que tende a possuir poderes curativos e por isso servir como uma espécie de remédio fitoterápico.

Origem da Sálvia Leucantha

Já dissemos anteriormente que essa é uma espécie muito antiga e famosa ao redor de todo o mundo principalmente por conta de suas características de curar as pessoas como o próprio nome indica. Porém, qual é a origem da sálvia leucantha?

Como já dissemos, essa planta se adapta muito bem ao Brasil e por esse motivo também está presente em outros países de clima subtropical e até mesmo equatoriano, mas a grande verdade é que ela não é originária aqui de nosso país, mas sim de um outro presente também na América Latina, mas não na América do Sul.

Caso você entenda de geografia provavelmente já entendeu que a Sálvia Leucantha é, na verdade, uma planta que teve origem no México, e por esse motivo também consegue viver em temperaturas ainda mais quentes e climas mais secos do que estamos acostumados.

Logo, essa com certeza é uma excelente planta para se ter em casa caso a sua intenção seja ter uma espécie com aparência muito delicada mas ao mesmo tempo extremamente resistente e sem uma necessidade de manutenção muito alta, já que ninguém tem tempo ou dinheiro para fazer sempre a manutenção das plantas.

Cuidados com a Sálvia Leucantha

Por fim, agora que você já leu tudo sobre a sálvia com certeza está pensando em pegar uma para cultivar, não é mesmo? Porém, lembre-se de que é extremamente importante aprender alguns cuidados essenciais com a planta de maneira geral antes.

Em primeiro lugar, corte o caule dela presente na água na direção diagonal e então passe a planta para a terra e o vaso, já que esse é o método mais simples de cuidar dela.

Em segundo lugar, regue sempre que sentir que a terra está realmente ressecada, mas não encharque justamente porque a tendência é que a planta acabe mofando com o passar do tempo por conta do excesso de água.

Em terceiro lugar, deixe a planta em meia sombra para que ela não receba uma luz forte direta em suas folhas e flores, mas ao mesmo tempo para que não deixe de receber sol, já que ele é essencial para a planta.

Por fim, lembre-se de podar de tempos em tempos para retirar o que não é mais necessário e também estimular o crescimento da planta de maneira geral.

Gostou desse artigo e gostaria de ler outros da mesma autora para conhecer mais sobre Ecologia? Então confira aqui mesmo no nosso site: O Que é Gamaline? Para Que Serve?

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *