Home / Plantas / Pé de Amora com Fungos ou Mancha Ferruginosa: Como Fazer?

Pé de Amora com Fungos ou Mancha Ferruginosa: Como Fazer?

Cultivar plantas é com certeza um hobbie muito interessante, principalmente porque com o passar do tempo é possível acompanhar o seu próprio progresso e entender um pouco mais como as espécies vegetais se comportam em diferentes ambientes e com diferentes formas de tratamento.

Porém, com toda diversão vem uma responsabilidade, e é exatamente por isso que ao começar a cultivar plantas você deve saber exatamente o que fazer quando uma espécie adoecer, já que é muito comum o aparecimento de parasitas nas plantas e até outros acontecimentos que podem acabar com a sua plantação se você não estiver preparado.

Nesse sentido, podemos dizer que o pé de amora (também chamado de amoreira) é um grande alvo de problemas como fungos e manchas de ferrugem, principalmente porque essa é uma planta de sensibilidade muito grande. Por esse motivo, é muito importante que você saiba o que fazer nessas duas situações.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre os problemas que podem aparecer na amoreira e como resolvê-los. Continue lendo para saber mais sobre como extrair manchas ferruginosas e como acabar com os fungos!

Causa dos Fungos no Pé de Amora

A presença de fungos não acontece apenas nas plantas, já que os fungos estão presentes em praticamente todas as matérias orgânicas e podem acabar se proliferando de forma bem rápida se você não cuidar a tempo e criar um ambiente propício para eles.

Estamos falando sobre ambientes propícios justamente porque os fungos possuem um ambiente ideal para se desenvolver e aumentar ainda mais. Na grande maioria das vezes com as mais diversas espécies de fungos, pode-se dizer que o ambiente ideal para essa proliferação são os locais úmidos e quentes, já que essas são as características do habitat perfeito para esse animal.

Assim, levando em conta o ambiente considerado ideal para que o fungo se prolifere, podemos listar algumas causas para o aparecimento de fungos nos pés de amora.

Fungos no Pé de Amora
  1. Terra que recebeu irrigação em excesso acaba ficando muito úmida e se torna um ambiente ideal para o aparecimento de fungos, o que acaba passando para a planta;
  2. Fruta que acabou passando do tempo de maturação enquanto está na planta e dessa forma começa a embolorar;
  3. Planta como um todo guardada em ambiente fechado úmido e quente.

Portanto, é importante que você entenda exatamente quais são as causas do aparecimento de fungos para que você também saiba como combater a proliferação deles nos eu pé de amora.

Fungos na Amoreira – o que Fazer

Como já dissemos anteriormente, é importante que você esteja preparado para cuidar das suas plantas nas mais diversas ocasiões e situações, e é exatamente por isso que no caso do aparecimento de fungo no seu pé de amora você deve saber como agir da melhor maneira.

Para que o fungo desapareça, existem algumas coisas que você pode fazer, e é claro que tudo isso irá variar de acordo com o que causou o aparecimento do fungo.

  • Troca de terra

Como te explicamos no tópico anterior, muitas vezes a própria terra é o que acaba causando o aparecimento de fungos na planta. Assim, se a sua terra estiver muito úmida é de extrema importância que você a troque por uma terra seca e comece a regar a planta na frequência certa.

  • Fungicida natural

Caso a situação do seu pé de amora esteja mais grave, é interessante que você utilize produtos mais potentes, como por exemplo o fungicida natural. Basicamente, a função dele é justamente combater o aparecimento dos fungos na planta sem adicionar produtos tóxicos á composição da fruta. Nesse caso, recomendamos que você utilize o óleo de neem nas suas plantas.

Portanto, essas são duas maneiras muito eficazes de tratar os fungos no seu pé de amora. Em casos ainda mais graves, você pode combinar os dois métodos na sua planta.

Causas da Ferrugem no Pé de Amora

Muitas pessoas podem não saber, mas os fungos podem ter uma ação ainda mais profunda no pé de amora e, consequentemente, acabar por criar um um certo ferrugem na planta, principalmente nas suas folhas.

A causa disso tudo é basicamente a presença do fungo Phragmidium violaceum, que claramente tem a tendência a se proliferar mais rápido da mesma forma que os outros fungos que citamos anteriormente.

Assim, nesse caso a planta sofrerá as mesmas consequências dos fungos que citamos anteriormente, mas ainda existirá também um sinal de ferrugem em sua folhagem, o que pode acabar fazendo com que você precise tomar algumas medidas para conseguir salvar a planta a tempo.

Ferrugem no Pé de Amora

Dessa forma, é interessante que você saiba exatamente o que deve ser feito quando isso acontecer, já que quanto mais rápido você cuidar da sua planta, mais rápido ela poderá se salvar do fungo e assim seu pé de amora voltará a ficar saudável.

Portanto, vamos ver agora exatamente quais medidas tomar caso a ferrugem causada por esse fungo acabe aparecendo no pé de amora.

Ferrugem na Amoreira – o que Fazer

Como já dissemos anteriormente, a verdade é que a ferrugem pode ser considerada um pouco mais grave para a planta, e por isso é essencial que você tome as medidas necessárias antes que tudo piore.

Vamos ver agora duas formas de agir quando a sua planta estiver com ferrugem.

  • Poda

Apesar de ser algo triste para muitas pessoas que cultivam plantas, muitas vezes é necessário podar o que foi cultivado quando a situação fica um pouco mais séria. Assim, antes de mais nada é importante que você pode as partes afetadas pela ferrugem, de forma que o fungo não consiga se proliferar mais.

  • Fungicida

Assim como no caso anterior, nada melhor para combater fungos do que um bom fungicida natural. Assim, procure o que você mais gosta e utilize na sua planta para que eles não cresçam mais.

Logo, essas são algumas maneiras interessantes de acabar com os fungos presentes no seu pé de amora!

Quer saber mais informações sobre o cultivo da amora de maneira geral? Leia aqui mesmo em nosso site: Amoreira Perdendo Folhas, Amarelando ou Doente – Como Tratar?

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *