Home / Plantas / Top 10 Flores de Inverno Mais Bonitas do Mundo para Cultivar

Top 10 Flores de Inverno Mais Bonitas do Mundo para Cultivar

Se você é amante de flores vai adorar nossas dicas, sabemos que especialmente no inverno os jardins ficam ainda mais elegantes e bonitos não é mesmo? Mas ao mesmo tempo precisamos saber exatamente quais flores vão resistir a essa estação do ano, portanto fique atento nesse texto que você conhecerá dicas incríveis. Precisamos encontrar espécies de plantas que são resistentes às baixas temperaturas e não sofrem demais com as mudanças de clima, vento e tudo mais. Para começar podemos citar como boas opções as azaléias, e também as bocas de leão. Muitas pessoas com medo de perder suas flores acabam optando nesse período por árvores ou arbustos que sabemos que tem mais resistência. Você vai se surpreender ao saber que existem diversas flores, inclusive de aparência bem delicadas que são fortes o suficiente para lidar com baixas temperaturas e até florescer lindamente no inverno. 

Cuidados Especiais com as Flores de Inverno

Saiba que por mais que existam flores específicas para este período isso não dispensa os cuidados necessários que pede essa estação. O solo deve ser cuidados e ser corrigido pelo menos duas vezes no ano, isso independente do clima, mas deve ser feito antes da chegada do inverno, adubar as plantas também é super importante para que as plantas consigam ficar fortes.  Com relação a rega é importante ficar atento, pois no inverno a temperatura costuma variar bastante, tem dias que o sol deixa o dia quente, nesses dias as plantas vão precisar de mais água recomendamos 2 vezes ao dia tipo de manhã e ao final da tarde. Mas a melhor maneira de saber é tocando a terra, se a terra estiver úmida não precisa regar. Vamos falar um pouco sobre as geadas, saiba que ela é a vilã principal desse período, então evite que suas plantas tenham contato direto com ela. Outra dica é que uma adubação de qualidade garantirá um lindo florescer na primavera.

Top 10 Flores de Inverno Mais Bonitas do Mundo para Cultivar

Prímula

Prímula
Prímula

Essa bela flor é nativa da América do Norte, é famosa para os indígenas que a usam como remédio. Ela começa a florescer logo no final do inverno, por isso recebeu esse nome com base no latim primus, que traduzido para o português seria primeiro. Quem era fã dessa flor era a Rainha Vitória, ela descreve a flor como tradução de bondade, de pureza, beleza e delicadeza. A prímula possui cores bem vivas que podem ser violetas, ou roxas, também podem passear do amarelo ao laranja.

Boca de Leão

Boca de Leão
Boca de Leão

Essa é outra opção de flor de inverno, são plantas altas que chamam a atenção podem alcançar de 40 cm a 1m. Seu nome não é à toa, foi dado devido a característica do desabrochar de suas flores que lembram a boca de um leão. Com relação às opções de cores, elas podem ser encontradas nas cores amarelas, roxas ou rosas e inclusive vermelhas. Um dica para essa flor em específico é que elas gostam de estar expostas ao sol diretamente, e por isso seu solo precisa estar continuamente úmido. É uma linda opção, e sem dúvidas se destaca entre as flores de inverno.

Papoula Islandesa

Papoula Islandesa
Papoula Islandesa

Mais uma opção de flor nativa da América do norte, possui cores lindas de salmão, laranja e rosa. Outra planta que precisa de sol e água todos os dias, ela vai alcançar algo em torno de 30 a 60cm de altura. Uma dica importante é que embora sejam muito bonitas é importante saber que elas possuem alcalóide que são substâncias tóxicas, então procure não ter muito contato direto com elas.

Begônia

Begônia
Begônia

Outra opção bem bonita são as begônias, mas saiba que elas não gostam muito de sol e preferem ficar em ambientes mais arejados e frescos. Fique de olho se perceber alguma pétala que esteja murcha, é importante retirar. Cuidado com zelo as begônias serão a atração do seu jardim no inverno.

Gardênia

Gardênia
Gardênia

As gardênias são especiais para amantes de flores brancas. Elas são nativas da Ásia, são graciosas e chamam a atenção. As suas flores quando estão de um tom mais escuro indica que elas estão resistentes, significa que vão passam o inverno intactas.

Camélia

Camélia
Camélia

As camélias são flores que estão presente durante todo o ano, mas é na estação mais fria do ano que elas consegue ficar mais bonita, pois elas no inverno ficam bicolor e são um espetáculo. Essas flores precisam ser regadas duas vezes por semana, não importa se estão em jardins ou vasos.

Cerejeiras

Cerejeiras
Cerejeiras

Quem não se encantar com as cerejeiras iluminando o inverno? Elas são nativas do inverno, brilham especialmente entre junho e julho. Nunca plante próximo de muros, e devem ser plantadas em ambientes espaçosos devido a suas proporções. 

Cíclames

Cíclames
Cíclames

Não tão famosas assim as Cíclames são muito utilizadas em decoração.  Não são só suas flores que fazem sucesso, mas suas folhas também que são de um verde vívido e com algumas manchas um pouco mais claras, contrastam perfeitamente com o colorido de suas flores. São ótimas para o inverno, pois são resistentes a baixas temperaturas. O cuidado especial se deve a poda constante das folhas mais amareladas e a rega constante para que o solo permaneça úmido, mas evite que as flores fiquem molhadas no inverno.

Azaleias

Azaleias
Azaleias

Quem não é apaixonado por azaleias? Excelente flores para decoração de ambientes. Podem ser encontradas em diversas cores, vermelhas, rosas, brancas e outras. Elas precisam de pouca água, uma dica é podar as flores murchas.

Cravos

Cravos
Cravos

O cravo também é uma excelente opção, uma flor delicada e suave e com um aroma muito gostoso. São flores ligadas ao romance e ao carinho, trazem bons sentimentos. É uma flor fácil pois não pode ficar com seu solo com muita água, para que não prejudique seu florescer.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *