Home / Plantas / Flor Cadáver: Características, Nome Científico e Fotos

Flor Cadáver: Características, Nome Científico e Fotos

As flores com certeza são uma grande atração da natureza, principalmente para aquelas pessoas que têm a jardinagem como um hobbie que acalma em meio a vida corrida que temos nos dias de hoje.

Porém, nem todo mundo gosta de criar ou comprar uma flor antes de saber mais informações sobre ela, mesmo que seja apenas o básico para conseguir cultivar ou apenas para entender como aquela espécie funciona realmente.

A flor cadáver é uma flor misteriosa que levante muitos questionamentos na cabeça dos apaixonados por plantas, principalmente porque não são todas as informações sobre ela que podem ser encontradas de maneira tão simples.

 

Portanto, neste artigo falaremos mais sobre a flor cadáver de maneira específica, focando principalmente nas suas características, no seu nome científico e também mostrando fotos para que você consiga visualizar bem a planta – até mesmo em seu jardim!

Flor Cadáver – Nome Científico

O nome popular dessa flor com certeza pode ter um toque sombrio e causar arrepios em muitas pessoas, mas ela também possui um outro nome popular: jarro titã, que pode soar menos assustador e acabar atraindo mais pessoas.

Porém, apesar de possuir dois nomes populares, o nome que realmente importa para os cientistas é o nome científico da flor. Ou seja, o nome formado pela junção do seu gênero e da sua espécie; aquele nome que será usado para experimentos e para estudos, não importa o idioma.

Amorphophallus Titanum

Por isso, podemos dizer que o nome científico da flor cadáver é Amorphophallus titanum, o que indica que ela é uma planta que faz parte do gênero Amorphophallus e da espécie titanum. Podemos perceber também que o gênero sempre será representado com a primeira letra maiúscula e a espécie sempre será representada com todass as letras minúsculas.

Portanto, apesar da flor cadáver possuir diversos nomes populares, seu nome científico é o mais importante e aquele que será utilizado por qualquer cientista que queira estudar a planta em qualquer lugar do mundo, já que este nome é invariável.

Características da Flor Cadáver

Apesar de não ser tão conhecida pela maioria das pessoas, a flor cadáver é muito famosa entre os amantes de plantas por um motivo: ela é conhecida por ser a maior flor do mundo.

Existe um motivo para toda essa comoção com relação à planta: a sua inflorescência (parte da planta em que as flores nascem) pode chegar a pesar até 75 quilos e medir 3 metros de altura, basicamente o peso de um ser humano.

 

Apesar dessa fama, na verdade a maior flor do mundo é aquela conhecida cientificamente como Rafflesia arnoldii, que também está presente no mesmo continente da flor cadáver; ou seja, na região sudeste da Ásia, mais especificamente na Indonésia.

Além disso, apesar da flor cadáver ser uma planta que pode viver cerca de 40 anos, ela floresce cerca de 3 vezes durante toda a sua vida; isso porque cuidar da espécie pode ser considerado extremamente difícil, fazendo com que o momento de floração seja raro, mas ao mesmo tempo não tão prazeroso.

Floração da Flor Cadáver

Como já dissemos no tópico anterior, a floração da flor cadáver é um evento que pode ser considerado raro na natureza, mas isso não faz com que ele seja tão prazeroso – na verdade ele é prazeroso apenas pela beleza da flor.

Isso porque o nome da flor cadáver não existe em vão, muito provavelmente ele foi criado por conta de sua floração. Por se tratar de uma planta com hábitos alimentares carnívoros, ela precisa arranjar uma forma de atrair os insetos; e por esse motivo, durante a sua floração a flor cadáver libera um cheiro de carniça praticamente insuportável, justamente com o objetivo de atrair insetos carniceiros e se alimentar.

Dessa forma, muito provavelmente a floração da flor cadáver pode ser um espetáculo para ser visto apenas por vídeo, jamais ao vivo! Quem aguentaria o cheiro?

Cultivo no Brasil

Apesar de ser uma espécie de flor originária da Ásia, algumas pessoas no Brasil resolveram aceitar o desafio e embarcaram na aventura de tentar cultivar sua própria flor cadáver, mesmo com o mau cheiro e a atração imediata de diversos insetos ao ambiente.

O caso ocorreu em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Três Corações, onde um casal decidiu cultivar sua própria flor cadáver. De acordo com Wilson Pereira, criador da planta, “dependendo da hora do dia e do Sol que ela pega, o odor é muito forte e junta bastante inseto em volta dela. Então é um cheiro bem desagradável”; o que apenas prova o que falamos anteriormente sobre o nome da mesma.

A verdade é que o casal não decidiu da noite para o dia que queria criar a planta, mas ela simplesmente apareceu como uma muda em seu quintal e após cerca de 10 anos, de acordo com Wilson, deu a primeira flor. Isso gerou uma comoção e um mau cheiro que fez com que até os vizinhos fossem questionar o que estava ocorrendo na casa.

Flor Cadáver Cultivo no Brasil

Mesmo sendo uma espécie típica da Indonésia, faz sentido a flor ter aparecido no quintal do casal. Isso porque as sementes podem ter sido trazidas pela própria natureza (pelo vento, pelos mares, por animais) ou também pode ter sido importada, já que apesar do mau cheiro muitas pessoas se interessam por essa espécie de flor e com certeza não perderiam a oportunidade de tentar plantá-la em casa.

Por fim, ficamos no aguardo de novos casos de plantio de flor cadáver no Brasil. Com certeza esse é um desafio e tanto e o cultivo da planta gera muita história para contar, até mesmo para os jardineiros mais experientes.

E você? Plantaria uma flor cadáver em sua casa por livre e espontânea vontade? Aceitaria o desafio que é cultivar a planta por décadas? Diga nos comentários pois nós queremos saber!

Quer saber um pouco mais sobre outros tipos de flores estranhas e não sabe onde encontrar informações seguras e confiáveis? Sem problemas, nós temos a solução para você! Leia também em nosso site: Flor Trombeta de Anjo Branca, Vermelha, Roxa e Rosa Com Fotos

Veja também

Como Fazer Muda de Amarílis? Como Cultivar? Como Reproduzir?

A amarílis é uma flor bastante alta, cuja haste, muito resistente e alongada, tem a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *