Home / Plantas / Quanto Tempo um Pé de Mamão Leva Para dar Fruto?

Quanto Tempo um Pé de Mamão Leva Para dar Fruto?

Hoje vou falar sobre o mamão e o mamoeiro. Mamão é a fruta produzida por esta planta, o nome científico é Carica papaya. Existem algumas espécies conhecidas de mamão, elas possuem um formato diferente e até mesmo um sabor singular próprio de cada uma delas. O fruto mamão tem um formato mais redondo ou mais oval a depender da espécie, a casca deles é bem macia e tem coloração amarela, pode ser levemente esverdeada mesmo quando maduro. A parte interna da fruta é alaranjada de forma bem intensa, muito suculenta e adocicada. No centro estão as suas sementes na cor preta e que são envolvidas por uma camada incolor que as protege.

A fruta é deliciosa e fica ótima em sucos, vitaminas, saladas de frutas entre outros. Quando o mamão ainda não está maduro, é possível observar na sua casca que ao cortar escorre um líquido leitoso, ele deve ser completamente retirado. Eles podem agredir nossas mucosas, por isso retire totalmente.

Quanto Tempo um Pé de Mamão Leva Para dar Fruto?

Depois que você plantar o seu pé de mamão, ele deve começar a produzir depois de 8 a 10 meses, geralmente uma mamoneira produz cerca de 40 toneladas por ano.

Como Plantar um Mamoeiro em Casa?

Pé de Mamão
Pé de Mamão

Separamos algumas dicas bem legais para você que deseja ter um pé de mamão na sua casa, aliás hoje em dia produtos orgânicos são super procurados, além de fazer bem a nossa saúde é sempre bom ter frutas frescas em casa.

Quando Plantar?

Na realidade o pé de mamão pode ser plantado o ano inteiro, desde que receba a quantidade de água que ele precisa. Para facilitar a forma de suprir a água necessária, muitas pessoas preferem plantar em períodos chuvosos, pois dessa  maneira fica muito mais fácil de ser barato.

Clima

O pé de mamão aprecia temperaturas mais quentes, por isso o ideal é que esteja entre 22º e 26ºC, recebendo sol o dia todo além de chuvas.

Luz

O pé de mamão precisa de bastante luminosidade para se desenvolver bem, por isso mantenha ele em local que possa receber sol a maior parte do dia.

Como Fazer Muda de Mamão?

Se você quer preparar uma muda na sua casa saiba que o pé de mamão geralmente é plantado utilizando as sementes.

O processo é bem simples, já que você pode utilizar as sementes da própria fruta que você acabou de comer, caso prefira pode comprar em lojas especializadas. Você vai precisar tirar as sementes da galeria que a recobre, para isso basta pressionar levemente, não force para não  quebrar as suas sementes. Depois higienize e as deixe descansar em lugar escuro.

Escolha o local que você deseja plantar, pode ser em um vaso, no seu quintal ou em um canteiro. Saiba que caso você opte por plantar o seu pé de mamão em um vaso ele precisa ser bem grande, pois ele precisa de bastante espaço para se desenvolver bem, por isso o ideal é escolher um vaso de no mínimo 100 litros.

O melhor é plantar o seu mamoeiro diretamente no chão, no seu quintal por exemplo, para isso abra um berço com 1,25 cm de profundidade e deposite suas sementes, eles devem respeitar a distância de 5 m entre elas. Plante muitas mudas, pois você vai precisar de mudas de plantas fêmeas e machos.

Quando a muda atingir 90 cm já está na hora de selecionar as suas mudas, e você já consegue diferenciar os sexos nessa etapa.

A muda de planta macho é a primeira a florescer, o caule dele é bem afilado e alongado. Já a planta fêmea tem a flor bem pertinho do caule, além disso ela é maior que a do macho. Saiba que você vai precisar de uma planta de mamão macho apenas para cada 10 ou 15 plantas fêmeas para que possa ter frutas no seu mamoeiro.

As plantas de mamoeiro também podem ser hermafroditas, essas possuem os dois sexos e podem se polinizar sozinhos.

O Solo Ideal

Mamão
Mamão

É importante respeitar o espaçamento no chão onde plantou as sementes, entre uma muda e outra deve ter pelo menos 2,50 m de distância.

O solo que o mamoeiro mais aprecia é um solo granular e permeável, o ph deve estar entre 5,5 e 6,7. Não plante seu pé de mamão em baixadas ou em solos rasos.

Adubo

Adubar a sua planta é muito importante, o ideal é utilizar adubos orgânicos de preferência. Você pode utilizar esterco de gado, por exemplo. Você pode adubar a sua planta uma vez por mês ou de dois em dois meses, faça isso com o solo úmido.

Rega

Essa planta demanda bastante água para se desenvolver e para produzir os seus frutos. É importante regar a planta ao menos 2 vezes ao dia. Mas cuide com os excessos para não encharcar a sua planta.

Colher Mamão

Isso vai depender bastante da espécie que você escolheu. De forma geral o mamão fica pronto para ser colhido cerca de 4 a 6 semanas depois do surgimento da flor.

Lembre que essa é uma fruta muito sensível e que amadurece muito rapidamente, por isso talvez seja melhor colher um pouco antes do amadurecimento total.

Benefícios do Mamão

  • Intestino funcionando bem – O mamão é rico em água e fibras e por isso age contra o intestino preso. Ajuda ainda no processo digestivo, inclusive facilita na digestão de carnes.
  • Controle de colesterol e triglicerídeos – As fibras contidas na fruta fazem que nosso corpo absorva menos gordura dos alimentos.
  • Visão saudável –  O mamão tem muita vitamina A, isso ajuda demais a prevenir doenças que atacam os olhos e inclusive a cegueira.
  • Sistema imune fortalecido – Rico em vitamina C, A e E ajudam nosso sistema imunológico.
  • Previne Alzheimer – Pois contém vitaminas do complexo B e ainda Vitamina E.
  • Ideal para dietas – Doce, saudável e pobre em calorias, além das fibras que te deixam sem fome por mais tempo.

Veja também

Escarola

Qual é a Diferença entre Chicória e Escarola?

Hoje vamos falar um pouco sobre verduras, sabemos como elas são importantes em nossa alimentação. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.