Home / Plantas / Significado das Bromélias Espiritual e Para Tatuagem

Significado das Bromélias Espiritual e Para Tatuagem

Como uma chama brilhante e colorida, a bromélia parece sair diretamente de uma fonte verde. É difícil acreditar que a natureza tenha produzido algo tão bonito, mas é uma realidade.

A Bromélia e o Que elas Inspiram

A bromélia tem formas que fazem você querer tocá-la para verificar se não é uma planta artificial. No entanto, é de fato uma planta totalmente natural que, além disso, é muito pouco exigente. Contra um pouco de luz e água, oferece cores espetaculares e uma atmosfera tropical.

O que muitas vezes é levado para flores em bromélia são, na verdade, suas brácteas coloridas: as verdadeiras flores de bromélia são muito pequenas. As mais bonitas e mais fáceis foram promovidas para plantas de interior. As mais conhecidas são Guzmania, Aechmea, Vriesea, Neoregalia e Tillandsia.Mas o abacaxi (ornamental), Nidularium, Billbergia e Cryptyantus também estão no jogo. Todas as bromélias têm uma influência positiva na qualidade do ar.

Um Resumo de sua Origem

A bromélia provavelmente se originou no Cretáceo há cerca de 65 milhões de anos. Espécimes fossilizados foram encontrados há 30 milhões de anos, o que permite afirmar que existe desde tempos longíquos. A bromeliácea é nativa do deserto da Cordilheira dos Andes e das quentes florestas virgens do Uruguai, mas agora é encontrada em toda a América Central e do Sul.

Algumas variedades crescem no solo, outras são epífitas. Isso significa que eles crescem em árvores sem removê-los dos alimentos. A bromélia se alimenta da umidade do ambiente, que absorve através de suas folhas e raízes aéreas. No século XVIII, as bromélias começaram a ganhar terreno pelo mundo sendo levadas, por exemplo, por mercadores belgas para a Europa.

Eles são reconhecidos por suas folhas na forma de funis ou penas com tons brilhantes de verde reminiscentes das selvas onde se proliferam. Suas brácteas oscilam entre os tons de vermelho, rosa e amarelo-laranja, oferecendo-lhes certa atração, fonte de seu caráter exótico.

Significado Espiritual das Bromélias

Os incas, astecas e maias usaram quase todas as partes da planta durante as cerimônias, mas também para se alimentar, proteger-se, puxar fibras, para que a bromélia seja considerada em seus países de origem como “um presente dos deuses”. Como planta de casa, a bromélia é um símbolo de proteção, por causa da grande folha verde que envolve e protege a parte bela e colorida da planta.

Ainda hoje, a bromélia tem uma simbologia espiritual que alimenta as crenças de proteção e riqueza através delas. Veja por exemplo a descrição que a bromélia recebeu de Karen Hauck, colunista esotérica americana:

A mensagem esotérica da bromélia foi útil: abrir-se à nossa natureza mais profunda, o eu que é parte de um todo maior. Essas flores ensinam que estamos cercados por todo o apoio (amor) que precisamos. Eles nos mostram o potencial inato dentro de nós, nossa desenvoltura e capacidade de mudar, adaptar e crescer! (como minhas novas flores). As bromélias nos ajudam a desafiar muitas das visões falhas que temos sobre a vida e sobre nós mesmos, aprendendo a cultivar e construir sobre o potencial que está dentro de nós – em vez de trabalhar na lista de falhas que nos limitam.

Outra americana, uma doutora em transformação e inspiração, fazendo uma reflexão dos haicais na maternidade e em um ninho vazio, e atendendo uma solicitação de haikus com o tema “Vida”, escreveu o seguinte em resposta:

Se você não está familiarizado com as bromélias, cada planta floresce apenas uma vez. Depois que floresce, envia um filhote ou planta de bebê. Depois do filhote, o trabalho da planta “mãe” está pronto. Eu tenho camas de bromélias com 4 gerações de profundidade, cada bebê crescendo mais alto que a geração anterior. Eu tenho afinando-os, e me ocorreu como a planta mãe cria uma flor, um filhote, e depois é obsoleta. Aqui está o meu reflexo de um novo nester vazio.

A Bromélia na Tatuagem

Não é à toa portanto que muitos tendem a desejar eternizar o simbolismo também de bromélias como tatuagem em seus corpos, querendo evidenciar a terceiros o que sentem e o que inspiram através da imagem dessa planta magnífica e cativante. Em geral, a que se referem ao tatuar bromélias?

Fazendo pesquisa popular as respostas variaram significativamente mas três aspectos tornaram-se os mais recorrentes nas respostas avaliadas: amizade, resistência e inspiração. Para muitos, presentear alguém com bromélias é uma evidência de que essa amizade é apreciada e desejável para ser sempre renovada.

Simbolizar isso através da tatuagem é a melhor das evidências. O simbolismo envolvendo resistência é bem relacionado a amizade também pois apela para sua qualidade epífita, de usar sempre o apoio do outro pra se sustentar mas nunca sugando ou usurpando do outro sua própria energia.

E a menção de inspiração vai tanto da sua natural demonstração de beleza com sua inflorescência impressionante e admirável, quanto de sua capacidade de se “ressurgir” através de novos brotos, novas oportunidades de crescer outra vez. Assim é descrito e explanado cada razão para se obter a tatuagem.

Bromélias, Tatuagens e Esoterismo

Se o que mais gostou nesse artigo for a respeito das bromélias, talvez te interesse ler os seguintes artigos também:

Como Cuidar de Bromélias Aéreas e em Vasos 

Catálogo de Bromélias Com Fotos

Mas se seu interesse for maior em assunto esotéricos, podemo então sugerir os seguintes artigo pra que você aprecie:

Flor de Cravina: Significado Emocional e Espiritual

Significado Místico e Esotérico das Orquídeas

Ainda existem também artigos relacionados a tatuagens e seus significados em nosso blog. Veja, por exemplo, o seguinte artigo:

Significado da Rosa Arco Íris Tatoo Com Fotos

Estes são apenas alguns dos muitos artigos que pode apreciar aqui em nosso blog ‘Mundo Ecologia‘, sempre preparando diariamente mais e mais temas diversificados para o seu deleite. Nosso blog é certamente o mais abrangente e completo que irá encontrar para pesquisar tudo sobre nosso ecossistema mundial.

E se houver qualquer assunto que precisar e não encontrar abordado aqui, fale conosco! Esteja certo que iremos providenciar o tema que escolheu e publicaremos tão logo seja possível pra o seu proveito.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *