Home / Plantas / Flor de Cravina: Significado Espiritual e Emocional

Flor de Cravina: Significado Espiritual e Emocional

As cravinas são uma das espécies de flores mais exóticas aqui do Brasil. Pouco conhecida, mas muito benéfica ao ser humano. Além de sua beleza, ela possui propriedades naturais que ajudam demais qualquer pessoa que utilizá-la, assim como os cravos. Além de ser um calmante natural, ela é um estimulante e auxilia no combate a doenças coronárias.

Mas não é só isso: As cravinas são flores muito conhecidas pelos seus significados místicos. Ficou curioso a respeito disso? É fácil ter as respostas, basta prosseguir com a leitura deste artigo! Além dessas informações, você irá descobrir muito mais sobre essa flor belíssima.

Significado Espiritual e Emocional

É difícil chegar a um consenso, porém, há várias interpretações que a tradição popular diz. Vamos comentar sobre algumas delas.

A primeira (e mais comum) é que ela atrai a sua paixão. Antigamente, era muito comum encontrar homens com essas flores — ou com cravos, seus parentes — na lapela do paletó. De acordo com a tradição, isso ajudaria a conquistar a tão sonhada moça para o casamento. E, caso não desse certo, a flor de cravina o ajudaria a se apaixonar o quanto antes.

O outro significado dela é a devoção. Principalmente na igreja católica, a flor de cravina ficou muito conhecida como a “flor da piedade”. Muitas pessoas procuravam a mais bela flor para enfeitar os seus altares do lar ou levá-la como um cumprimento de promessa.

Impacto da Flor de Cravina em Outras Culturas

Há mais de 2000 anos elas já eram relacionadas com o amor e casamento. Na Grécia Antiga, por exemplo, uma flor de cravina simbolizava o matrimônio e a fidelidade conjugal. Desrespeitar isso era raro, e, acima de tudo, imperdoável! Essa flor era o pacto de que, tanto o marido quanto a esposa, seriam fiéis um ao outro até a morte.

Já na Coreia, até hoje ela simboliza amor pelos pais. Com uma frequência muito grande, papais e mamães recebem a flor de cravina como presente de seus filhos.

O cravo vermelho — um parente muito próximo — é o brasão da Revolução dos Cravos, em Portugal. Esta foi uma das mais importantes marcas do país, e, assim sendo, um símbolo de grande impacto deveria coroar esse momento precioso para a nação.

Outras Informações a Respeito da Flor

Jardim de Flor Cravina
Jardim de Flor Cravina

O seu nome científico é Dianthus caryophyllus. Seus nomes mais populares são craveiros, cravinas dos jardins e também cravos dos poetas. Sua coloração é variada: Ela pode ser encontrada nos tons amarelos, brancos, rosas, vermelhos e outros mais raros.

O seu aroma é muito suave. Por este motivo, muitos optam em tê-las dentro de casa, como um jardim interno. Sua manutenção é simples, rápida e sem nenhuma complicação. Qualquer principiante da jardinagem pode se dar bem plantando uma delas em casa.

Outro ponto positivo a respeito dela é que sua resistência é incrível. Ela consegue enfrentar temperaturas variáveis, desde o intenso calor até o rigoroso frio sem sofrer dano nenhum. E também, consegue se desenvolver de uma forma bastante formidável quando só tem sombras disponíveis.

Atração de Polinizadores

Outro fator muito importante da flor de cravina é que ela é, naturalmente, um “imã de insetos polinizadores”. Abelhas, moscas, besouros, borboletas e qualquer outro tipo de animal que pode carregar os seus polens podem ser atraídos por ela. Por causa disso, ela é muito cultivada em jardins. Além de sua beleza natural, ela também promove o crescimento saudável de suas flores.

Outro fator importante que deve ser citado sobre ela é que são repelentes de formigas. Em alguns canteiros, esses pequenos insetos — embora comuns — podem causar uma destruição. Esse problema pode ser resolvido com um simples ato: Plantar algumas flores de cravina no meio do seu jardim. É altamente eficaz!

Curiosidades

Para cada 100 g de óleo essencial, pouco mais de 500 quilos de flores são extraídos. Isso parece um número absurdo, mas, é muito real.

Cultivo

Cultivo de Cravina
Cultivo de Cravina

Caso você se interesse em começar a cultivar a flor de cravina em sua casa, saiba que não haverá muita dificuldade, os processos são bem simples. Até uma pessoa leiga no assunto pode fazer!

Prefira plantá-la em solos arenosos, bem drenados e com bastante nutrientes. O solo será o que vai ditar o crescimento da planta. Aliás, a saúde dela será ditada pelos primeiros cuidados que ela teve!

Faça com que metade da terra seja orgânica e bem adubada. Os outros 50%, é recomendado misturar com areia grossa. Os maiores cuidados devem ser focados em não deixar o solo úmido demais. Isso pode atrapalhar o seu crescimento.

A flor de cravina não se adapta muito bem em solos encharcados, sendo assim, procure um local onde isso não aconteça. Se for em casa, evite deixar em lugares onde a chuva pode molhá-la demais. Se for no jardim, faça todo o processo para que a água da chuva não inunde o seu quintal.

Flor Cravina no Vaso
Flor Cravina no Vaso

O tamanho máximo que ela alcança é um metro, portanto, você pode plantar onde achar melhor: Diretamente no solo, em vasos de plantas, em canteiros específicos ou em floreiras. O importante é cuidar do solo.

Para se ter uma ideia, ela não se degrada com a poluição atmosférica e pode ser até transportada em navios de carga. Apesar de ser delicada, é muito resistente.

Para ter um maior proveito do seu crescimento, é recomendado que você começasse a semeadura no final do inverno. A planta não irá sofrer caso isso não aconteça, mas é porque o  ambiente pode fornecer o necessário à ela, caso você não esteja cuidando bem o suficiente.

Últimas Informações Sobre o Cultivo

Elas suportam uma temperatura de até -10°C. Portanto, mesmo que você more no Sul do país, elas podem ser cultivadas. Neste caso, um maior cuidado deve-se ter para que ela não fique perto da umidade.

Não deixe de podá-las! Logo após a floração, recorrer a esse processo será necessário. Quanto mais rápido, melhor. Assim, você ajudará as outras flores que irão nascer serem mais saudáveis, fortes e com muito mais beleza.

Agora que você já sabe diversas informações sobre a flor de cravina, que tal ter alguns exemplares dela em sua casa? Com toda certeza, haverá muito mais beleza em seu ambiente!

Veja também

Alface Crespa Repolhuda: Como Plantar e Classificação Científica

É muito interessante notar a grande variedade de seres vivos existente na nossa natureza, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *