Home / Plantas / Quanto de Água Colocar nas Bromélias?

Quanto de Água Colocar nas Bromélias?

Algumas plantas estão entre as preferidas das pessoas. As rosas normalmente são as primeiras nas listas, mas outras são muito amadas também, como é o caso das bromélias. Por um bom tempo elas foram dadas como plantas ideais para as avós, e era quase impossível ver um quintal sem uma bromélia plantada. Além disso, são fáceis de plantar e cultivar, podendo achar espécies que se adaptam a qualquer tipo de solo.

Mas, nem tudo é tão fácil assim. É preciso ter cuidado e atenção durante todo o cultivo dessa planta. Existem diversas espécies de bromélias, e cada uma delas precisará de atenção de uma forma diferente. Uma das questões que muitas pessoas parecem ter dúvidas, é em relação a aguar a planta. No caso das bromélias, isso segue um padrão. E é sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue lendo para saber mais de quanto de água colocar nas bromélias.

Um Pouco Sobre as Bromélias

Você pode ter na sua cabeça já exatamente como uma bromélia pode parecer. Mas a realidade, é que existem a bromélia é uma planta pertencente à família das bromeliáceas, a qual está dividida em 56 gêneros. No qual, por sua vez, são subdivididos em mais de 3 mil espécies espalhadas por todo o mundo, cada uma com características completamente diferentes das outras. Umas mais raras que outras. Apesar de poder ser vista em todos os continentes, incluindo até a Antártida, a maioria das espécies são nativas da América e da África.

Quanto de Água Colocar nas Bromélias?

Bromélia Com Água
Bromélia Com Água

A bromélia é uma planta que precisa de água para sobreviver, assim como qualquer outra. Cada espécie em particular vai precisar de uma quantidade diferente, e especialmente, de uma forma diferente. Como é o caso da divisão das bromélias aéreas e não aéreas. Para beber água, a bromélia possui um tipo de tanque, que consegue acumular água. Nesse tanque ela abriga insetos, anfíbios e até algas.

O centro colorido da bromélia forma o seu copo ou tanque.  O tanque nunca deve estar seco. Se não houver ou pouca água no tanque, menos de meia xícara de água é suficiente para preenchê-la. Algumas dicas:

  • Nunca utilize regadores de metal para molhar suas bromélias. Existem várias espécies que não suportam a quantidade enorme de resíduos de metal que entram e ficam na água.
  • Em caso de bromélias não aéreas, a cada dois meses você precisará esvaziar o tanque de água, assim como os resíduos e substituir por água fresca e nova, para então evitar o risco de apodrecimento.
  • A água dura, com muitos depósitos minerais, que saem de algumas torneiras não é própria para regar
  • Quando o sol está em seu ponto máximo e incidindo direto, ou quando as temperaturas estão bem altas, não se pode colocar água na planta. Isso porque a água vai ficar aquecida, podendo queimar sua planta e consequentemente faze-la morrer. Final da manhã e final do dia são os horários em que mais é recomendado evitar rega-las.
  • Quando perceber que as folhas das bromélias estão se enrolando, como se fossem papel, isso indica que sua planta está com sede. Isso porque ela começa a perder sua integridade, murchando e se curvando para dentro. Além de as folhas ficarem finas e escamosas.
  • Água parada em cima das bromélias pode fazer elas apodrecerem. Mantenha-se sempre atento depois da rega.
  • Apesar disso, elas não gostam de ficar com a raiz seca, deixe-a sempre úmida, mas sem encharcar. Isso independente da espécie de bromélia que você está lidando.
  • Caso a sua bromélia seja do tipo aérea, é importante lembrar que você precisará borrifar água nela de vez em quando, já que pegam a umidade do ar. Caso encontre folhas secas, a melhor opção é afundar a planta na água por alguns minutos, e depois vira-la até que saia toda a água. Faça o mesmo caso as folhas estejam murchas. No caso de período de seca, borrife água pelo menos duas vezes na semana.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor e explicado o quanto de água colocar nas bromélias. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre bromélias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *