Home / Plantas / Cineraria Branca Como Cuidar: Passo a Passo com Fotos

Cineraria Branca Como Cuidar: Passo a Passo com Fotos

Jacobaea maritima (Silver Ragwort) é uma espécie de planta perene do gênero Jacobaea da família Asteraceae, nativa da região do Mediterrâneo. Foi anteriormente colocado no gênero Senecio e ainda é amplamente conhecido como Senecio cineraria.

É amplamente cultivada como planta ornamental por suas folhas brancas e felpudas; no uso hortícola, às vezes também é chamado de moleiro empoeirado, um nome compartilhado com várias outras plantas que também têm folhas tomentosas prateadas; os dois que mais compartilham o nome são Centaurea cineraria e Lychnis coronaria.

Descrição

Flores em forma de margarida, geralmente transportadas em grupos, consistindo em centros densamente compactados de florzinhas de disco cercadas geralmente por florzinhas de raio.

Os Dusty Millers são assim chamados porque a maioria das espécies do gênero parece que sua folhagem é polvilhada com um revestimento branco ou prateado. Esse “revestimento” é na verdade uma coleção de cabelos ou tricomas em termos botânicos, que cobrem a superfície dos brotos. O tapete dos tricomas sendo branco ou prateado também não é um erro. A cor clara dos tricomas ajuda a desviar a radiação solar e a proteger a planta do superaquecimento. Além disso, é importante observar que todas as partes da planta podem causar desconforto abdominal se ingeridas.

Divergências Sobre Classificação

Embora muito comum na horticultura, esta planta há muito tempo é confundida entre botânicos e horticultores. O primeiro, porque a variação e a distribuição das formas levou a conclusões divergentes dos vários botânicos que tentavam enfrentar sua classificação, e também à incerteza geral do táxon e seu lugar na família . Este último, porque o nome na horticultura seguiu mais a conveniência do que a precisão. Inexplicavelmente, essa planta às vezes é representada na web como Centaurea cineraria.

Centaurea Cineraria
Centaurea Cineraria

Esse novo agrupamento em Jacobaea pode parecer para os jardineiros uma complicação desnecessária da situação, mas, de fato, é um esforço dos botânicos de hoje reconhecer que esta planta e suas relações são distintas do gênero Senecio , que é muito amplo e complexo .

Variedades

Existe uma variedade estonteante de cultivares e formas novas estão sempre sendo introduzidas por produtores e casas de sementes. A maioria é bastante parecida, embora você possa achar que alguém se sai melhor em sua área específica. Lóbulos finamente dissecados, estreitos e com penas parecem ser o que os criadores acham mais desejável.

Existe um interesse popular em usar esta planta para arranjos de contêineres, de modo que as formas anãs parecem ser uma tendência, embora haja muitos dados conflitantes sobre o tamanho da cultivar, talvez por causa de a variedade de climas e condições.

A cultivar interessante, geralmente chamada de ‘Cirrus’, possui folhas quase inteiras, com grandes pontas arredondadas e, ocasionalmente, mais próximo do pecíolo. Esta planta pode ser (ou parece) maior em proporção a outras cultivares – o branco de suas folhas é certamente muito impressionante por causa da superfície sólida. recentemente, esse formulário tornou-se muito popular entre os arranjadores de flores, que consideram as folhas difusas cinza bem adequadas para seus esquemas e cores modernos.

Como Cuidar

Talvez uma das plantas de folhagem de prata mais comuns que você verá hoje em dia, oferecida por produtores de todo o mundo e usada em vários climas como uma planta ‘anual’. Nos climas mediterrâneos, isso é melhor considerado uma planta perene de vida curta e arbustiva.

Quando crescido seco e mais natural, a forma é mais compacta e as flores envelhecidas estão possivelmente de acordo com um tema menos formal.

Sementes

As sementes podem ser iniciadas dentro de casa aproximadamente 10 semanas antes da última geada. As sementes Dusty Miller são muito pequenas e a germinação requer luz. As sementes devem ser semeadas em solo úmido e deixadas descobertas.

Dusty Miller
Dusty Miller

Coloque o recipiente em uma área onde as temperaturas variam de 15 e 25 graus e onde as sementes possam receber muita luz. A germinação geralmente ocorre dentro de 10 a 15 dias.

Transposição

Faça um buraco do mesmo tamanho do recipiente em que a planta originalmente residia e cubra as bolas de raiz com uma pequena quantidade de solo seco. Para proteger as raízes, compacte o solo com um pouco de água e adicione mais solo conforme necessário.

Exposição ao Sol

Enquanto eles podem tolerar a luz baixa ou parcial, eles definitivamente gostam de aproveitar o sol. Deixe que elas recebam luz solar direta e elas florescerão com melhor cor e crescimento mais compacto.

Cineraria Branca Tomando Sol
Cineraria Branca Tomando Sol

Se você mora em algum lugar com temperaturas extremamente quentes, um pouco de sombra não vai doer.

Regas

Molhar uma vez por semana em temperaturas mais amenas será suficiente. Dias de temperaturas  mais quentes podem exigir regas duas vezes por semana.

Fertilização

O solo bem drenado é essencial para evitar a podridão das raízes que podem assolar as cinerarias brancas. Um pouco de espaço entre as plantações, de 15 a 30 cm, também ajudará.

Esta etapa é essencial, pois a maioria dos solos não possui os nutrientes necessários para as cinerarias brancas. Se você usar fertilizante solúvel em água, uma rotina que inclua a aplicação a cada duas semanas deve ser suficiente. Para o tipo de liberação lenta, uma vez que cada estação de crescimento é boa.

Podas

Se você deseja manter o efeito foliar o maior tempo possível, é melhor remover as hastes das flores à medida que elas se formam – elas geralmente podem estragar a aparência das folhas e deixar a planta desorganizada e desorganizada.

Cineraria Branca Podada
Cineraria Branca Podada

É provável que não precise de poda. Essas plantas geralmente são muito específicas em tamanho e forma.  Se você cultivar uma que gosta de crescer um pouco mais alto, sempre poderá cortar as partes superiores, levando a um crescimento mais controlado.

Se você deseja uma planta mais bonita as flores precisam ser removidas. As flores sugam nutrientes da planta e geralmente fazem com que seja  menos espessa.

Propagação

Tem várias opções: propagar a partir de sementes, tentar a divisão das raízes ou mudas de caule. Você pode ter a sorte de morar em uma área onde a planta se reproduz sozinha todos os anos.

Dusty Miller é usado como acento em buquês e noivado floral. Sua textura interessante combina bem entre rosas de jardim pastel, rosas de champanhe, suculentas e astilbe, por exemplo.

Veja também

Nectarina Colombiana: Caracteristicas, Muda e Fotos

Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer a Nectarina Colombiana e suas principais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *