Home / Plantas / Como Plantar Melancia Em Vaso No Quintal

Como Plantar Melancia Em Vaso No Quintal

Uma das frutas mais consumidas no Brasil é também uma das mais fáceis de cultivar no solo. O que talvez poucos saibam é que dá pra cultivar um bom pé de melancia em vasos.

Como?

Acompanhe a leitura, que explicaremos de que forma.

Vaso E Espaço Adequados

O primeiro e importante para o plantio de um pé de melancia em vasos é saber escolher quais os melhores para esse tipo de frutífera. Nesse sentido, a melhor opção é um balde que tenha em torno de 20 litros, mais ou menos. Isso se deve ao fato de que as melancias possuem raízes demasiadamente longas, precisando de espaço para se espalhar pelo balde. A profundidade ideal deve ser de uns 60 cm.

Ainda em relação ao vaso (ou, pra ser mais específico, do balde), é bom saliente que as raízes da melancia também não gostam de ficar encharcadas. Úmidas, sim; encharcadas, não. Por isso, é preferível fazer alguns furos no fundo desse balde, para que o excesso de água possa ser drenado de maneira adequada, hidratando a planta, mas, não dando margem a que fique demasiadamente úmida.

Em termos de espaço, as melancias precisam de muito, para que possam crescer saudáveis. Portanto, é necessário pensar em um suporte para a planta. Como dica, você pode usar uma treliça, pois, dessa forma, a planta irá “subir”. Assim, dá pra controlar o caminha das ramificações, impedindo que elas invadam indevidamente algum espaço.

Além da planta, em si, as frutas também precisam de suporte, pois estão sempre em desenvolvimento. Para fazer isso da melhor maneira possível, use um material elástico (como, por exemplo, uma meia calça), criando um suporte embaixo dos frutos. Dessa forma, independente do peso, a fruta não quebrará a planta.

Germinação Por Sementes

Antes de usar os vasos propriamente ditos, você pode usar recipiente de cerca de 15 cm para plantar, primeiro, as sementes. Você pode colocar até 6 sementes de melancia para cada cova de cada um dos recipientes. Após uns 15 dias mais ou menos, aí sim, você vai tirar as mudas, e transplantá-las para um recipiente maior, que já poderá ser o vaso que mencionamos anteriormente.

É importante encontrar um bom espaço no quintal que tenha acesso à luz do sol, visto que a melancia se desenvolve melhor em locais quentes, com até 34°C. Durante o crescimento da planta, destaque-se que o solo precisa permanecer sempre úmido. Assim que a fruta começar a surgir, é importante limitar a rega da planta (assunto que abordaremos logo mais).

Limitações Necessárias

Para facilitar o crescimento dessa planta, o mais indicado é deixar cada semente desenvolver apenas um ramo principal. Ao mesmo tempo, à medida que os ramos laterais começam a crescer, a melhor alternativa, portanto, é retirá-los. Isso vai fazer com que o seu pé de melancia fique mais produtivo, com certeza.

E, falando em limitação, é importante que ela se aplique também à quantidade de frutas. Pra se ter uma ideia, uma única planta pode absorver muitos nutrientes do solo, e se ela tiver muitas melancias, evidentemente, que ela vai tirar e dividir todos esses nutrientes, com cada fruto sendo menos “alimentado”, digamos assim.

Muda de Melancia
Muda de Melancia

Como fazer, então? Simples: para melancias que forem grandes, o ideal é que haja apenas 3 ou 4 frutas para cada planta. No caso de serem frutos menores, o recomendado são de 5 a 10, no máximo. Pode ter certeza: dessa forma, você obterá frutas com melhor qualidade.

Polinização Manual

Na natureza, as plantas são polinizadas com grande eficiência por insetos, mais especialmente, por abelhas. Mas, no caso de uma plantação própria, nós podemos acelerar esse processo de polinização de maneira manual.

Polinização da Melancia
Polinização da Melancia

Para fazer isso, você precisa, primeiramente, identificar quais as flores que são machos, e quais as que são fêmeas. As primeiras, geralmente, crescem primeiro, tendo pequenos ramos parecendo antenas peludas.

Ao mesmo tempo, localize as flores fêmeas, através do crescimento da fruta, que ocorrerá embaixo das mesmas. A fruta, inicialmente, parecerá um pequeno ovo. Bom salientar também que as flores fêmeas possuem um ramo menor, e uma estrutura longa e fina, chamada de estigma, que é a parte que coleta o pólen masculino.

O ideal é transferir o pólen logo pela manhã, quando a flor desabrochar. Use um pincel pequeno ou cotonete. Caso as flores fiquem muito distante umas das outras, recomenda-se recolher o pólen num recipiente para evitar que ele se perca no transporte.

E, caso a flor masculina abra antes da feminina, recolha o espécime macho, ponha em um vaso, e guarde-o na geladeira.

Como Deve Ser a Rega Para O Pé De Melancia?

Quando o assunto é rega, tudo vai depender da temperatura. Se esta estiver abaixo dos 26°C, por exemplo, o ideal é que a rega seja feita uma vez por dia, apenas. No entanto, caso a temperatura esteja acima disso, faça duas regas por dias para evitar que a terra seque completamente.

Pra facilitar essa questão, veja sempre como está o substrato da planta. Se estiver seco, está na hora de regar. Lembre-se somente que regar não significa encharcar. Afinal, raízes muito molhadas são suscetíveis a doenças.

Como Pode Ser Usado Fertilizante Para Pés De Melancia Em Vasos?

Os pés de melancia são tipos de plantas retiram bastante nutrientes da terra onde estão plantadas. Ou seja, precisam ser constantemente alimentadas com algo que reponha esses nutrientes com frequência (neste caso, os fertilizantes).

Caso use um fertilizante que seja líquido, por exemplo, coloque-o apenas 1 vez por semana, no exato momento da rega. No entanto, caso seja um fertilizante granulado, ele tem que ser usado apenas 1 única vez por mês.

Concluindo…

Para que um pé de melancia possa frutificar de maneira correta, são necessários alguns fatores. Entre eles, terra rica e bem drenada, uma bia quantidade de água, mas, sem ser em excesso, uma luz do sol que seja direta, adubação com bastante frequência e apoio para as frutas que estejam crescendo.

Usando essas dicas, certamente, a produção de melancias em vasos localizados em seu jardim será muito boa. Afinal, não são muitos cuidados, no final das contas.

Veja também

Aloe Arborescens

Lista de Tipos de Babosa Comestíveis: Nome, Características e Fotos

A babosa é uma planta bastante popular em razão de suas propriedades medicinais. É oriunda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *