Home / Plantas / Qual o Tamanho da Raiz da Primavera? Quebra Calçada?

Qual o Tamanho da Raiz da Primavera? Quebra Calçada?

Antes de falar qualquer coisa sobre as plantas chamadas primaveras e qualquer problema entre essas plantas e calçadas, é válido primeiro identificarmos a planta, não concorda?

Identificando as plantas primavera

Bom, plantas primavera são plantas do gênero bougainvillea. São vinhas de rolamento arbustivo medindo de 1 a 12 m de altura, e crescendo em qualquer terreno. Tornam-se enredados em outras plantas usando suas pontas afiadas que têm a ponta coberta com uma substância cerosa preta.

São plantas sempre-verdes nas áreas chuvosas durante todo o ano ou caducifólios na estação seca. As folhas são alternadas, simples e de formato oval, com 4 a 12 cm de comprimento e 2 a 6 de largura. As flores, hermafroditas, são axilares, conspícuas, tubulares, com 5 ou 6 lóbulos curtos, geralmente brancos, organizados em grupos de 3, cada um inserido em bráctea persistente com uma aparência de pirâmide e geralmente de cores vivas branco, amarelo, rosa, magenta, roxo, vermelho, laranja…

O número de estames varia de 5 a 10; com filamentos curtos e soldados na base. O ovário é fusiforme, glabro ou pubescente, com estilo lateral curto. O fruto é um pentâmero estreito, fusiforme ou cilíndrico. É um gênero de flores da família nyctaginaceae originárias das florestas tropicais úmidas da América do Sul (Brasil, Peru e norte da Argentina).

São plantas conhecidas pelos nomes comuns de buganvílias (Espanha), buganvílias (Peru, Equador, Chile e Guatemala), camelina no México e papelillo no norte do Peru, Napoleão (Honduras, Costa Rica e Panamá), trinitária (Cuba, Panamá, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela), verão (El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia) e Brisa ou Santa Rita (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai). No Brasil também possui vários nomes populares como santa-rita, roseta, pataguinha, flor-de-papel e, claro, primavera (entre outros).

Qual o tamanho da raiz da primavera? Quebra calçada?

As assim chamadas primaveras estão entre as plantas de escalada mais conhecidas em muitas partes do mundo, especialmente em jardins de climas tropicais ou subtropicais. Tais plantas se apresentam em diversas cores que invariavelmente incluem o branco, rosa ou amarelo. Há também muita variedade nas folhas. Pode-se afirmar que as plantas primaveram brotam lindos núcleos florais amarelos que produzem brácteas diferentes a colorindo.

Planta de Escalada
Planta de Escalada

Como planta de escalada, as primaveras se fixam com facilidade em edificações, bem como em árvores. Possuem espinhos rígidos que capturam outras plantas em suas ramificações, sem precisar de uma raiz poderosa e resistente para sustentar seu próprio peso. Na verdade suas raízes tendem a ser compridas mas quebradiças. Sua fragilidade é notável se o solo onde estiver for revolvido de algum modo. Se a planta ainda for muito jovem, essa perturbação de seu sistema radicular poderá enfraquecer a planta de tal modo que nem se desenvolverá mais.

Será preciso muito cuidado e técnica pra tentar restabelecer essa planta, um trabalho que envolverá muitos dias e imprevisível, mesmo que forneça todas as condições adequadas para manter saudável a planta primavera. Somente se forem plantas já estabelecidas por mais tempo é que se poderá contar com maior resistência às perturbações de suas raízes, tendo maiores chances de sobrevivência e menos suscetibilidade aos importunos em seu solo. Portanto, cuidado ao mexer em qualquer terra próxima a plantas primavera.

Cuidando de primaveras e suas raízes frágeis

A forma de se cultivar primaveras dependerá muito das preferências de seu jardineiro. Há quem prefira as plantas primaveras pequenas e limitadas em recipientes na varanda, sacada ou canteiros, qual bonsai. O único problema nisso está se precisar trocar a planta de um vaso para outro. Suas raízes frágeis demandam um cuidado especial nesse processo e um erro pode ser fatal. Sugere-se sempre quebrar o vaso anterior, por exemplo, com muita delicadeza para evitar perturbar a planta, cuidando para aparar suas raízes coladas as paredes, antes de transportar para o recipiente novo.

Outra precaução com plantas primavera está na irrigação. Excesso de água também é um problema quase que irremediável para a planta sobreviver. Muita água em suas raízes fracas causarão apodrecimento imediato e, com efeito, essa planta estará fadada a esmorecer sem recuperação. O  melhor mesmo é cuidar para já escolher o vaso adequado pra sua plantinha nova, não importa quão pequena, e nunca precisar trocar, ciente de que terá ali um tamanho limitado enquanto viver.

Dica: hidróxido de cobre e fósforo são nutrientes que tem sido mencionados como de grande ajuda pra fortalecer as raízes de plantas primaveras e auxiliar no seu desenvolvimento resistente e frondoso. Cuide então para irrigar e fertilizar suas plantas primavera na medida e no tempo certo pra poder usufruir de sua beleza sem grandes preocupações e desagrado.

Variedades de Plantas Primavera

Entre as mais de 18 espécies do gênero, principalmente as duas espécies bougainvillea glabra e bougainvillea spectabilis servem como plantas mãe de híbridos esplêndidos. A seleção a seguir apresenta algumas das variedades mais bonitas:

Barbara Karst
Barbara Karst

Barbara Karst: as variedades premium tremem com flores intensamente brilhantes no rico vinho tinto. É típico para essas flores geminadas que as folhas jovens também tenham um brilho avermelhado. Durante o período de floração, as cores desbotam gradualmente e assumem um tom rosa. Com o próximo florescimento, novamente flores vermelhas profundas e a mudança começa desde o início.

Magnifica: esta buganvília possui as maiores flores em roxo distinto. Ao contrário das espécies selvagens puras, os altos blocos de cores espalham quase o dobro do diâmetro. As flores de cor creme, reais no centro de contraste com isso. Como em todas as flores de florescência, a intensidade da cor diminui gradualmente e tende a roxo brilhante no final do respectivo estágio da flor.

Variegata
Variegata

Variegata: a variedade atinge um alto grau de atratividade, pois as flores roxas se elevam acima das variadas folhas verde amareladas. Graças a esta propriedade, o valor decorativo da tubulação entre as fases de floração é mantido. Além disso, este híbrido é equipado com uma constituição robusta, sendo especialmente recomendado para iniciantes.

Mary Palmer
Mary Palmer

Mary Palmer: uma raça particularmente bem-sucedida é exibida com flores de duas cores. Mary Palmer tem uma variedade de folhas rosa e brancas de salto alto. Quanto mais quente e ensolarado o lugar, mais intenso é o jogo das cores.

Jamaica White: uma flor branca florida não pode faltar em nenhuma coleção. A variedade também convence com uma menor suscetibilidade a problemas no local ou nos cuidados. Em combinação com uma primavera colorida cultivada na vinha, possibilidades criativas se abrem na varanda e no jardim de inverno.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *