Home / Plantas / Quais são as Plantas Venenosas Encontradas no Brasil?

Quais são as Plantas Venenosas Encontradas no Brasil?

As plantas que encontramos por aí podem ser muito bonitas e muito diferentes, algumas até nos dão vontade de passar a mão para saber mais sobre a textura e entender também sobre ela; porém, o que não paramos nunca para pensar é que existem diversas espécies venenosas no mundo.

Isso não é algo que passa pela nossa cabeça, mas a verdade é que no dia a dia nos deparamos com plantas venenosas a todo os momentos, e por isso é sempre importante estar atento sobre as espécies venenosas mais comuns em nosso país, de forma que você consiga se proteger na hora de estar exposto ao risco.

Além de tudo isso, podemos também dizer que entender mais sobre as plantas venenosas pode evitar mortes, principalmente em caso de locais que possuem crianças e animais, que nem sempre sabem o que está acontecendo e podem colocar as coisas na boca sem saber, por isso é importante estar atento.

Portanto, vamos agora te mostrar de maneira mais específica diversas espécies de plantas venenosas que podem ser encontradas no Brasil de maneira bem simples, e assim você poderá até mesmo avaliar se elas estão presentes na sua casa, já que colocaremos também fotos!

Copo-de-Leite

Essa espécie também pode ser conhecida cientificamente como Zantedeschia aethiopica Spreng, o que significa que na verdade ela é uma subespécie de outra planta.

A verdade é que o copo de leite é uma planta nacional muito famosa principalmente por conta de sua beleza, e ela recebe esse nome por ser branca e ter um formato parecido realmente com o de um copo, fazendo com que o nome faça sentido.

Planta Copo-de-Leite
Planta Copo-de-Leite

Essa planta é tóxica e não deve ser tocada nem ingerida. Quando tocada, ela pode gerar diversos tipos de irritação e também queimação nos olhos, mesmo que você não passe a mão em seus olhos. Quando ingerida, ela pode levar a diarreias, vômitos e muitos outros sintomas de desequilíbrio gastrointestinal.

Isso mostra basicamente que apesar do nome que a planta recebe, ela não deve nunca ser tratada como um leite!

Comigo Ninguém Pode

Podemos dizer que o nome popular dessa planta (conhecida cientificamente como Dieffenbachia picta Schott) já pode ser considerado bem intimidador e não passa da verdade: realmente ninguém pode tocar nessa planta.

Todas as partes da comigo ninguém pode são venenosas, o que significa que desde a folha até a seiva, nada deveria ser tocado.

É interessante notarmos que o princípio ativo do veneno dela é igual ao princípio ativo da copo de leite, e é por isso que os sintomas são muito parecidos, e dessa maneira ela não deve ser ingerida ou tocada.

Além disso, podemos dizer que ingerir essa planta é ainda mais grave, e por isso a recomendação é que caso isso ocorra a pessoa seja levada para um hospital o mais rápido possível de forma que os médicos consigam dar algo para desintoxicar a pessoa.

Coroa de Cristo

Esse nome e a coloração dessa planta podem até fazer com que ela pareça algo delicado e sublime, mas a verdade é que essa é uma planta muito tóxica que está presente em todas as partes do nosso território.

A verdade é que essa planta é rica em látex, que acaba por causar irritação. Dessa maneira, ela não deve ser tocada, e quando em contato com os olhos ela causa uma reação excessiva, o que pode ser preocupante.

Planta Coroa de Cristo
Planta Coroa de Cristo

Além disso, está fora de cogitação ingerir essa planta, já que ela também acarreta em diversos problemas gastrointestinais, além da salivação excessiva que pode ser algo extremamente preocupante.

Dessa maneira, caso você esteja pensando em decorar sua casa com a espécie (pois ela é muito bonita) o recomendado é comprar outra espécie parecida ou então deixar ela fora do alcance de pessoas e animais.

Estramônio

Antes de mais nada, devemos dizer que essa planta também pode ser chamada popularmente ao redor do país de figueira do inferno. A verdade é que esse nome não é em vão, já que essa planta é extremamente tóxica e uma das mais perigosas que citaremos neste artigo.

A verdade é que o estramônio se parece com um copo de leite um pouco menor e menos definido, mas ela realmente pode causar muitos problemas e levar à morte se o paciente não for socorrido a tempo.

Apesar de ser muito bonita, podemos admitir que essa não é a planta mais atraente do mundo, já que ela dá diversos frutos cobertos de espinhos e ao mesmo tempo possui um cheiro bem ruim para quem está perto, o que acaba fazendo com que ela realmente não atraia as pessoas.

Porém, é sempre extremamente importante tomar cuidado com o local em que você encosta e recomendamos nem ter essa planta em casa, mesmo que ela não esteja ao alcance de ninguém, já que os ricos realmente são grandes.

Azaleia

A azaleia é conhecida por ser uma flor extremamente bonita, com tonalidades exuberantes e um potencial bem grande de ornamentar jardins e canteiros justamente por conta dessa beleza.

Porém, algo que muitas pessoas não sabem é que essa planta é uma espécie tóxica rica em andromedotixina, que pode acabar dando arritmia e distúrbios no sistema digestivo.

Além disso, devemos dizer que a azaleia tem a tendência a afetar de maneira mais profunda os animais por conta de seu princípio ativo, e por isso é essencial que você a mantenha longe dos seus bichinhos de estimação em casa, já que há altos riscos de eles comerem uma flor.

Logo, essas são espécies de flores que você muito provavelmente irá preferir manter distância. Como dissemos, há a opção de tê-las em casa e mantê-las afastadas, mas existem tantas plantas não venenosas no mundo que podem ser colocadas em qualquer lugar, não é mesmo?

Gostou do conteúdo desse artigo e gostaria de saber ainda mais informações sobre outras plantas por meio de textos descontraídos e cheios de fatos científicos? Então você está no lugar certo! Confira também aqui no nosso site: Como Cultivar Bambu? Como Cuidar da Planta Bambu?

Veja também

Bambu em Casa

Como Plantar Bambu Em Casa No Vaso e No Jardim?

A madeira de bambu é muito importante para nós. Muitos de nossos relógios de madeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *