Home / Plantas / Araçá Preto: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

Araçá Preto: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

No post de hoje iremos falar sobre a planta Araçá Preto e suas características, benefícios, nome científico e muito mais. Continue lendo para aprender mais sobre essa bela e interessante árvore

Características Gerais do Araçá Preto

O araçá preto, também conhecido como araçá una é uma espécie de planta endêmica da Mata Atlântica, que infelizmente vem sofrendo com o desmatamento e está próxima de sua extinção. Ele é encontrado principalmente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nas florestas de encostas e bordes de matas. O nome araçá una vem do termo tupi guarani e significa “fruta que tem olhos” em relação às sépalas persistentes como cílios. Mas também una é um adjetivo e quer dizer preto, devido a coloração que ele adquira quando está totalmente madura.

Araçá Preto
Araçá Preto

Outros nomes que essa planta recebe são Araçá Camu Camu ou até Camu Camu da Mata Atlântica. Suas características físicas podem ser ditas como, uma arvoreta que pode no máximo, e com raridade, chegar aos 7 metros de altura quando está em clareiras no meio da mata, mas de maioria, mantém-se entre 3 e 4 metros. Sua copa tem o formato arredondado e é densa e pequena. Quanto ao tronco, ele é tortuoso e possui a casca lisa de cor amarelo acinzentado. Uma vez ao ano essa casca se desprende em lâminas papiráceas, semelhantes a tiras de papel, mostrando sua casca interna que tem a coloração alaranjada ou castanho amarelado.

Os ramos mais jovens são sem pelos, também chamados de glabros, e cilíndricos com a casca castanha, e vão mudando até chegar a idade adulta. Suas folhas são simples, opostas e cartáceas, como se fossem cartolina. Elas são fixadas por uma haste de 5 a 7 milímetros de comprimento. O limbo, mais conhecido como tecido foliar tem um tamanho de 4,5 a 8 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura. A base da folha é cuneiforme, e o seu ápice é obtuso, ou seja, levemente arredondado com uma ponta voltada para baixo.

Já a flor dessa árvore, é branca e aberta, medindo cerca de 1,5 centímetros de diâmetro. É formada por um cálice com 4 a 5 lobos, recortes no formato de dentes côncavos que se rompem, uma corola é formada com 4 a 5 pétalas brancas de 5 a 7 milímetros de comprimento que se misturam com os estames. Há também frutos, que são bagas quase redondas de 1,5 a 2,6 centímetros com uma casca de cor roxo escuro, quase negro. A polpa é arroxeada e ácida, com várias sementes de cor creme.

Plantio e Cultivo do Araçá Preto

Para quem quer cultivar o araçá preto, é uma planta de fácil cultivo, principalmente pelo fato de se adaptar bem em vários tipos de clima e solo. Pode ser plantada desde locais ao nível do mar até no máximo 2.000 metros de altitude, quando já é frio e com neblina. A umidade do ar deve variar entre 65 a 95%, e com um bom índice de chuvas. Já em relação ao solo, eles preferem os cambissolos, que são aqueles arenosos e ricos em matéria orgânica, latossolos, com terra vermelha ou amarela ou qualquer outro terreno com semelhanças e bem drenados, profundos e com um pH entre 5,5 e 6,2. Consegue suportar secas de até 6 meses, temperaturas de até -4 graus Celsius e um período breve de enchente.

Árvore de Araçá Preto
Árvore de Araçá Preto

Para a propagação é utilizado suas sementes colhidas de frutos que já estão maduros. Lave bem em água corrente sobre uma peneira e deixe as secar no sol por mais ou menos 4 horas. Depois que estiverem limpas e secas, você pode armazenar essas sementes em uma embalagem escura, que terá duração de até 2 anos, mantendo cerca de 60% de seu poder germinativo. Para plantar, adicione substrato como húmus de minhoca ou algum outro composto orgânico bem curtido. A irrigação das mudas deve ser feita diariamente, de 30 a 45 dias há a germinação.

Pode ser plantada tanto em locais com sombra quanto em pleno sol, devido seu fácil desempenho em se adaptar. O espaçamento deve ser de 5 x 5 metros, e as covas devem ter dimensões de 50 centímetros. A melhor época para realizar o plantio é entre outubro e novembro. Você também pode plantar em vasos de 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura.

O araçá preto tende a crescer rapidamente e não é uma arvoreta que precisa de muitos cuidados especiais. É somente essencial realizar capinas periódicas para que não o mato não acabe sufocando a planta, também realizar a poda de vez em quando. A poda de formação vai eliminar os ramos que ficam na base do tronco e aqueles ramos voltados para baixo ou para o interior da copa da árvore. Outro cuidado interessante é adubar com composto orgânico de vez em quando, apesar de não precisar tanto. A planta é extremamente resistente a pragas e doenças. Costumam frutificar entre dezembro e fevereiro. Eles tem um sabor ácido, sendo mais consumido em sucos, geleias e doces, mas mesmo assim pode ser consumido in natura.

Benefícios do Araçá Preto

Fruta Araçá Preto Direto do Pé
Fruta Araçá Preto Direto do Pé

Por ser perenifólia e de porte reduzido, serve muito bem para arborização urbana sob redes elétricas. As folhas brilhantes e as flores brancas tornam a planta muito decorativa para pequenos jardins. Essa espécie não pode faltar em projetos de reflorestamentos, pois a planta é muito rústica quando em solos fracos e a pleno sol e sua produção precoce de frutos alimentam a fauna em geral. As flores são melíferas, ótimas para atrair e servir como pasto apícola para as abelhas indígenas.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o araçá preto, suas características, nome científico, plantio, benefícios e outros. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre araçás e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *