Home / Plantas / Quais São as Plantas que Não Gostam de Chuva?

Quais São as Plantas que Não Gostam de Chuva?

Se você é amante de plantas e gosta de conhecer cada vez mais sobre elas, esse post é para você. Existem uma infinidade de plantas disponíveis na natureza, cada uma delas tem a sua singularidade. Por isso é importante entender como cada uma delas funciona, algumas precisam de muito sol, outras de muita sombra, outras de muita água, algumas de pouca água. Por isso é importante pesquisar bastante antes de escolher uma planta para chamar de sua, pois só assim você vai saber a maneira correta de cuidar da sua plantinha. Então confira aqui hoje algumas plantas que não toleram chuva, corra com suas amigas para um lugar coberto.

Quais São as Plantas que Não Gostam de Chuva?

Sim, existem plantas que não gostam de chuva, isso por diversos motivos que vamos entender nesse post hoje.

Sabemos que a maioria das plantas precisam de água para sobreviver, para se desenvolverem saudáveis e fortes. Afinal água é sinônimo de vida, não é verdade?

O que acontece é que durante os períodos chuvosos a terra tende a ficar muito encharcada, e muita raízes podem apodrecer pois não toleram excesso de água. Da mesma forma que existem plantas que não podem ficar muito tempo expostas ao sol pois se queimam, o mesmo acontece com plantas que não dão conta do período de muita chuva.

Para te ajudar neste post fizemos uma lista com algumas espécies que precisam ficar longe das chuvas, portanto caso você esteja procurando uma dessas para levar para casa já sabe o que deve fazer.

Lista de Plantas que Não Gostam de Chuva

Espada de São Jorge

Essa é uma planta queridinha na decoração de ambientes mais rústicos, são fáceis de cuidar e fazem muito sucesso. É uma espécie que precisa do mínimo de água para sobreviver, nos meses mais frios precisa de menos ainda. É preciso cuidar para não exagerar na água, por isso ela não pode nunca ficar exposta na chuva pois se não pode morrer. 

Pata de Elefante 

Para de Elefante
Para de Elefante

Essa também é uma planta muito bonita e única, possui folhas encaracoladas que lhe conferem um ar especial. Na decoração de casa ela fica perfeita. É uma planta muito fácil de ser cuidada, por esse motivo não precisa se preocupar em regar o tempo todo. Isso pode ela conseguir guardar uma reserva de água dentro do seu tronco, alguns dias sem água não será um problema. Fique atento a coloração de suas folhas, caso ela comece a ficar amarronzada pode indicar que ela já precisa de água urgente, por outro lado se as folhas apresentarem uma coloração amarelada é sinal que você está exagerando na água.

Essa é uma planta muito comum em paisagismo, pois é de fácil manutenção e fica lindas. Ela é nativa do México, de uma região com pouca disponibilidade de água.

Por isso, quando começar a chover é bom levar a planta para um lugar coberto, a chuva pode matar sua planta afogada ao estragar as suas raízes atraindo fungos e doenças. Longe da água ela ficará sempre vistosa, bem verde e brilhante. Só coloque água na planta se a terra estiver totalmente seca.

Árvore de Borracha

Essa é a Ficus Elastica, mais uma planta que não tolera o excesso de água, muito menos ainda períodos chuvosos. É uma espécie bastante resistente, no período mais seco você pode caprichar um pouco mais na água, mas deixar o solo úmido é suficiente. Muito atenção aos períodos chuvosos, ela não pode receber excesso de água, não a deixe exposta na chuva, mantenha ela em um local coberto onde esteja protegida da chuva. Nos períodos mais secos, regar essa planta uma vez por mês é mais que o suficiente.

Gravatinha

Gravatinha
Gravatinha

Conhecida também popularmente como paulistinha, essa é uma planta que vive muito bem com pouquíssima quantidade de água. Isso acontece porque os seus caules que ficam por debaixo da terra guardam muitos nutrientes essenciais para a vida da planta, por esse motivo ela fica segura mesmo com a falta de água. Muitas pessoas gostam de ter uma espécie dessa dentro do banheiro, pois apenas a umidade do cômodo é o suficiente para ela. Quando perceber que a folhagem está adotando uma cor marrom pode ser que ela precise um pouco mais água, mas também pode ser apenas uma reação ao flúor que tem na água da pia. Por segurança procure regar a planta com água de chuva ou até mesmo uma água destilada.

Árvore Guarda Chuva

Uma outra planta que foge do excesso de água, elas podem viver muito bem com pouca quantidade de água. Elas ficam lindas e felizes sem excessos, portanto cuide para que a sua planta não seja encharcada, por isso mantenha-se protegida da chuva. Inclusive depois de cada rega é importante observar o fundo do vaso para escoar qualquer excesso, nunca deixe a raiz dessa planta dentro de água.

Zamioculcas

Zamioculcas
Zamioculcas

Essa planta é a queridinha dos amantes de Feng Shui. O motivo é que acreditam que ela seja responsável por atrair boas energias para o ambiente, atrai prosperidade e ainda fica perfeita em apartamentos por ser de fácil manutenção e não precisar de sol. Cada dia mais as pessoas estão sem tempo para cuidar de plantas, na correria do dia a dia não sobra tempo, mas todo mundo quer uma plantinha em casa. Se esse é seu caso, não vai se arrepender dessa espécie super independente.

Tudo isso além de ser muito bonito, como é uma planta resistente à falta de água não vai precisar ser regada com frequência. Para mantê-la saudável e vistosa pode ser regada uma vez na semana, mas se perceber que o solo está úmido nem ouse em acrescentar ainda mais água. Elas precisam ficar bem longe de chuvas, mantenha sua planta em um ambiente coberto protegida das precipitações.

Kalanchoe

Mais conhecida como flor da fortuna, é uma planta acostumada com o clima seco. Por isso ficam bem sem água por dias. Portanto, não exagere na água e muito menos deixe essa planta exposta à chuva.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.