Home / Plantas / Quais os Temperos Mais Usados na Cozinha Brasileira?

Quais os Temperos Mais Usados na Cozinha Brasileira?

Que a nossa culinária é maravilhosa nós já sabemos né? Além disso, o nosso país é muito rico em especiarias, por isso temos uma infinidade de temperos para utilizar. Hoje vamos conhecer alguns dos temperos mais utilizados por aqui.

Quais os Temperos Mais Usados na Cozinha Brasileira?

O nosso Brasil é tão rico em temperos, pois nós temos uma mistura muito grande de gostos de região a região. Se você perguntar para qualquer brasileiro qual o tempero favorito, tenho certeza que de cara vai aparecer a pimenta, alho e cebola pois essa é a mistura que agrada a maioria.

Mas temos uma lista imensa de ervas, plantas, utilizamos tudo desde as folhas, as suas sementes, as cascas, os talos, as raízes, nada escapa por aqui. Cada uma delas tem o sabor, o aroma que desejamos no nosso prato.

Alecrim

Alecrim
Alecrim

O alecrim é uma erva multifacetada, esses pequenos raminhos podem fazer maravilhas na culinária. É um tempero natural muito incrível, eles servem para aromatizar e até dar aquele gosto especial que você espera, além disso ainda pode decorar seu espaço. Só cuide para não pesar a mão, pois ele tem um sabor bem marcante. O alecrim pode ser usado fresco ou seco.

Hortelã

A hortelã é super versátil, ela é saborosa e refrescante, especialmente quando recém colhida, ela finaliza pratos como poucos. Além disso também vai muito bem em bebidas exatamente pelo seu frescor, o chá de hortelã também é bastante famoso.

Ela aparece em um grande número de pratos, doces e salgados, fresca na finalização ou no meio de algum prato que vai ao forno.

Curry

Curry
Curry

O Curry na realidade não é apenas uma erva, mas sim uma combinação de especiarias que pode conter cominho, sementes de coentro, também canela, ainda gengibre, cravos, tem também cardamomo, tem cúrucuma, tem erva doce, tem alho e ainda alguns tipo de pimenta. O resultado é um tempero super perfumado e ligeiramente picante.

Mas quando se fala em Curry, é importante saber que eles podem ter misturas diferenciadas, alguns exemplos são curry com limão, que tem um toque mais refrescante. O curry um tanto mais seco e também um curry mais adocicado, pois é incrementado com frutas.

Salsa

A salsa é super versátil e com muitas vitaminas importantes, muito utilizada junto com a famosa cebolinha, aliás juntas elas foram a dupla perfeitas. A sugestão é preferir pela utilização da erva fresca, pois dessa maneira ela dará mais sabor, ela inclusive pode ser congelada e pode ser utilizada assim mesmo.

Elas vão bem em sopas, carnes, omeletes, risotos, saladas, pães e muito mais. Ela cai bem como todas as proteínas possíveis.

Manjericão

O manjericão me lembra pizza, que me lembra pratos italianos. O manjericão é super cheiroso e tem um sabor muito bom, vai muito bem com molhos. Fica ótimo em diversas receitas, como em omeletes, saladas e lanches. Saiba que peixes e outros frutos do mar também podem super combinar com esta erva.

Sálvia

Mais um tempero versátil, vai bem com diversos tipos de proteínas que você pode imaginar. Mas não para por aí, os seus legumes podem ficar ainda mais saborosos com a adição de sálvia. O indicado é sempre optar por folhas frescas. Não é um tempero amado por todos, pois tem um sabor ligeiramente amargo que talvez não agrade. Mas existem alguns truques para extrair o melhor dele.

Louro

Essas são folhas famosíssimas, e muito utilizadas em preparos mais demorados.  É muito utilizada no cozimento do feijão, isso é bem popular no Brasil. Importante lembrar que as folhas devem ser retiradas depois do preparo, elas servem para aromatizar. Elas vão muito bem também em caldos e outros cozidos. Poucas pessoas sabem que o louro também super aromatiza carnes que vão ao forno.

Tomilho

Este também é um tempero muito utilizado por aqui, inspirado na culinária da França. O tomilho vai muito bem especialmente em carne vermelha, em qualquer preparação dela.

Em molhos também são bastante utilizados, principalmente os molhos a base de vinho e também de manteiga. Ficam ótimos também aromatizando batatas cozinhas. Prefira sempre a erva fresca, o tomilho também pode ser congelado. 

Orégano

Talvez o tempero mais fácil e mais famoso, vão bem como tudo que precisa de um toque gostoso e rápido. As opções são inúmeras: omeletes, lanches, tapiocas e muito mais. Em pizzas ele é presença certa, e por isso tudo que vai orégano nos remete a ela.

O orégano seco tem um sabor mais presente e por isso assim ele deve ser utilizado. Para não perder o sabor, coloque sempre no fim do preparo.

Cúrcuma

Cúrcuma
Cúrcuma

A cúrcuma é uma erva de dupla vantagem, pois além de servir de tempero ainda trás grandes benefícios à saúde de quem a utiliza. A cúrcuma tem uma ação anti inflamatória e por isso pode ser bastante indicada. A cúrcuma vem da raiz da planta, também é conhecida como açafrão da terra. Uma especiaria apelidada de ouro, muito utilizada em forma de pó dourado. Elas ficam bem em uma série de preparos, arroz, molhos e principalmente nos filés de frangos que ainda ganham uma cor linda.

Coentro

Coentro
Coentro

O tempero que divide os gostos, tem quem ama e tem quem odeie. Mas o coentro tem um aroma único. Algumas pessoas podem confundi-la com a famosa salsicha, mas suas folhas são maiores.

Ele tem um sabor picante e ao mesmo tempo é refrescante, algumas pessoas utilizam no arroz, no feijão e em massas no geral. Em pratos que levam carne, o indicado é dar preferência para as sementes do coentro.

O indicado é o consumo da erva fresca, pois dessa forma você garante o perfume e sabor mais marcante.

Veja também

Amora

Qual a Diferença entre Amora e Amora Silvestre?

Saiba que amora é na realidade o nome escolhido para identificar muitas frutas parecidas que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.