Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Celosia: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Celosia: Características e Nome Científico

Se você é um apaixonado por plantas como nós, vai adorar o post de hoje que trás mais uma planta belíssima e cheia de atrativos. Vamos conhecer mais sobre as suas características, sobre o seu cultivo e ainda aprender a como plantar uma dessa em casa. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Tudo Sobre a Flor Celosia

Nome Científico

Celosia.

Características

Essa é uma planta herbácea, elas podem crescer bastante, podem chegar de 15 cm a 1m de altura, tudo isso vai depender da espécie que você escolheu e do cultivo que está sendo oferecido. Algumas delas possuem folhas bem vermelhas. Os conjuntos de flores que surgem nos ramos tem um formato lindo que lembram plumas, algumas podem lembrar espigas e até mesmo um belo conjunto de cristas de galo, que inclusive é um dos nomes pela qual ela é conhecida popularmente. Ela possui lindas cores intensas que tem uma variedade, podem ser brancas, amarelas, podem ser laranja, também vermelhas, cor de rosa e violeta. Algumas pessoas têm o costume de secar essa flor para tentar manter a sua beleza por mais tempo, elas podem manter a cor dessa forma por cerca de algumas semanas ou até meses. Essa é uma planta bastante resistente e muito tranquilas de serem cuidadas, por isso você pode optar por plantar uma dessas na sua casa. Saiba que as espécies que são menores, são também as mais tranquilas de serem cultivadas, principalmente em vasos e até em jardineiras.

Como Plantar a Flor Celosia

Celosia
Celosia

O Vaso Ideal

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um vaso adequado para sua planta, elas podem sim serem plantadas em vasos, mas elas precisam obedecer a altura de mais de 15 cm. Vasos pequenos não comportam essa planta, eles atrapalham o seu desenvolvimento e ainda não vão florir como devem.

Utilizando Sementes

O plantio da Celosia deve ser feito utilizando sementes. A muda de Celosia sente demais quando é transplantada, por esse motivo indicamos que o plantio seja feito no local em que ela deve ficar por toda a vida. Caso mesmo assim você opte por semear em vasos pequenos, tenha muito cuidado na hora de transplantar a sua muda, fala isso quando elas já tiverem atingido entre 5 e 8 cm de altura. A profundidade do berço deve ser de 0,5 cm na terra. Depois do plantio, as sementes devem começar a germinar em 7 e 21 dias. O espaçamento a ser respeitado depende muito da espécie, mas no geral é utilizado entre 15 e 50 cm entre cada uma delas.

Comprando Muda Adulta

Celosia
Celosia

Você pode encontrar em lojas de flores mudas de Celosia já adulto, inclusive já floridas, mas saiba que você precisa implantá-las o mais rápido possível. Geralmente nesses lugares elas estão fixadas em substratos não ideais para o seu bom desenvolvimento, eles costumam ser pobres em nutrientes e quase não seguram umidade. Para a Celoisa se desenvolver saudavelmente precisa ter o solo enriquecido com nutrientes e ter água na raiz.

Crescimento da Celoisa

Saiba que essa é uma planta adaptada a clima quente e chuvoso, por isso ela se desenvolve melhor em climas quentes que ficam entre 20ºC e 35ºC. Caso você more em uma região de clima frio principalmente no inverno, espere o período mais quente do ano para plantar a sua Celosia. Ela precisa de bastante luz, por isso escolha um local onde ela receba a luz do sol diretamente ou em local de meia sombra, mas que receba bastante luz. O solo deve estar constantemente úmido, mas não pode exagerar na água para não apodrecer a raiz. Caso você esqueça vez ou outra de regar a sua Celosia, não se preocupe, pois ela é capaz de tolerar um curto período sem água. Prepare um solo bom boa drenagem, que seja enriquecido com matéria orgânica e seja fértil. Elas toleram bem solos diferentes, mas o ideal é manter o pH dele sempre entre 6 e 7.

Solo

No caso da Celosia, o solo precisa preencher alguns requisitos para que a planta cresça bem e gere flores como deve. A primeira delas é a matéria orgânica que deve conter nesse solo, pois ela ajuda inclusive que o solo consiga reter a água que recebe. Além dela você pode investir também em um bom condicionador de solo tipo húmus de minhoca, esterco de gado tratado além de adubo orgânico. Outro composto importante é o cálcio que pode vir através de casca de ovos, por exemplo. Existem diversos outros nutrientes naturais que são benéficos para a planta.

Adubo

Celosia
Celosia

Adubo é super importante, e essa planta fica muito feliz quando recebe o adubo que precisa. Invista em adubo orgânico para adubar o solo, dessa forma a sua Celosia vai florir muito mais. Depois de plantar é importante cobrir o solo com adubo mineral para repor os nutrientes. Com o adubo que se aplica diretamente nas folhas a sua planta vai produzir mais folhas e galhas, como consequência mais flores. A recomendação dessa aplicação é de 2 em 2 semanas.

Evitando Doenças e Pragas de Jardim

Primeiro saiba que muitas das vezes isso acontece por conta de falta de nutrição do solo ou por falta de regras adequadas. Alguns podem ser mais comuns no inverno que o tempo fica mais seco como é o caso das cochonilhas e do pulgão, nessa época eles podem até serem trazidos pelo vento. Outras mais comuns como lesmas, caramujos e outros podem ser retiradas um por um. Outros que devem ser eliminados também são as lagartas que podem judiar bastante. Procure em lojas especializadas produtos para combater essas pragas, além do inseto retirar também as folhas atacadas.

Flores

Essa linda planta quando bem cultivada vai gerar flores em 60 a 90 dias depois de plantada. Ela tem um ciclo de vida longo, mas depois de um tempo perdem a beleza.

Veja também

Manacá da Serra

Como Plantar Manacá da Serra Anão?

Essa é uma planta ornamental linda e super queridinha dos brasileiros, por isso é uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.