Home / Plantas / Falsa-Érica: Preço, Como Comprar e Onde Comprar

Falsa-Érica: Preço, Como Comprar e Onde Comprar

A falsa-érica é uma planta muito cultivada em nosso país. Pode também ser conhecida como Cuféia, Érica e se adapta muito bem no nosso clima tropical. Assim, é um vegetal que apresenta intolerância com temperaturas baixas e em muitas vezes não resiste aos invernos mais rigorosos.  Quer iniciar a sua plantação de falsa-érica e não sabe por onde começar? Vamos ensinar algumas importantes dicas para você montar um lindo jardim com essas flores.

Afinal, flores sempre são sinônimos de alegria, beleza e bem-estar. Estudos destacam que elas podem proporcionar a diminuição nos níveis de estresse de depressão. Para ter uma ideia de como plantas podem ser benéficas para a saúde dos seres humanos, uma universidade inglesa destacou em uma pesquisa que os seus alunos obtiveram uma melhora significativa nos estudos quando frequentavam ambientes arborizados.

Com todos esses benefícios, que tal começar a pensar em montar um jardim colorido e cheio de diversas espécies de flores? A falsa-érica pode ser uma excelente opção para esse início, já que não exigem grandes cuidados.

Característica da Falsa-Érica

A falsa-Érica possui folhas verdes e pequenas. Suas flores também possuem tamanho reduzido e aparecem nas colorações brancas e lilás. É uma planta perene e muito utilizada em arranjos ornamentais sendo uma das queridinhas pelos paisagistas por florir em diversas épocas do ano. Pode ser uma boa escolha para você que está começando agora no mundo da jardinagem.

A érica pertence à família das Lythraceae e pode chegar a medir mais de vinte centímetros. Precisa de solo rico e boas regas para se desenvolver bem. Com os devidos cuidados,  a falsa-érica apresenta flores durante todo o ano, transformando os ambiente com sua cor e vivacidade.

Falsa Érica Característica

Um ponto muito importante para o cultivo dessas flores é que elas devem receber sempre raios de sol para se desenvolverem de forma efetiva. Portanto, nada de sobra completa ao cultivar essas lindas flores, ok?

Onde Comprar Éricas

São flores que podem ser facilmente encontradas em todos os cantos do Brasil. As floriculturas e lojas especializadas fazem a venda da planta. Se a sua cidade não possui floriculturas, uma alternativa é a compra pela internet em lojas de sementes ou de artigos de jardinagem. Em sites conhecidos de compra e venda como Mercado Livre e OLX também é possível encontrar ofertas de mudas e sementes da falsa-érica. Um conjunto com aproximadamente 25 sementes não chega a custar R$ 40.  As mudas também são vendidas em conjuntos com mais de 30 exemplares e  custam em média R$ 30.

Para quem cultiva bonsai, a Falsa-Érica é uma excelente alternativa já que possui naturalmente flores pequenas e que não precisam ser modificadas.

Para plantar a érica é preciso preparar o solo com muita matéria orgânica e adicionar estrume para proporcionar um pleno desenvolvimento do vegetal. Caso o solo apresente problemas de drenagem é aconselhável também acrescentar um pouco e areia.

Como Cultivar a Falsa-Érica

Depois de preparar o solo adequado plante as sementes com distância de pelo menos 20 centímetros de uma para a outra. No caso da utilização de mudas, elas devem possuir pelo menos 10 centímetros para serem transportadas com segurança. A transplante pode ser feito por meio de um saco que garante  um bom desenvolvimento das raízes e mantem a umidade conservada.

Em locais mais frios, opte por plantar a érica no fim do inverno. Já em cidades de climas mais tropicais esse procedimento pode ser realizado durante todo o ano.

Falsa Érica em Vaso

Lembre-se: a falsa-érica precisa pegar sol até pelo menos meio-dia. Depois disso, ela pode se desenvolver bem em meia-sombra.  É uma planta completamente adaptável com outras espécies. Evite podar com frequência e capriche nas regas diárias.

São plantas amplamente utilizadas em jardineiras e podem ser excelentes alternativas para canteiros coloridos. Costumam se desenvolver muito bem quando plantadas entre pedras.  De forma geral, a falsa- érica não é uma planta que exige muitos cuidados e pode se adaptar muito bem. É uma boa alternativa para quem não quer  ter trabalho ou possui poucos tempo para dedicar às plantas.

Curiosidades Sobre a Falsa-Érica

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa planta tão versátil?

  • As folhas da érica possuem formato de lança. Suas flores nas cores lilás e branco pode surgir misturadas formando uma linda composição dando impressão de que todas elas possuem a cor rosa.
  • O litoral do sudeste brasileiro possui muitos exemplares desta planta. Nessa região é muito comum encontrar a érica sempre florida.
  • Algumas espécies de érica podem ser utilizadas na medicina popular para curar desinterias. Elas possuem propriedades devido a sua grande concentração de ácidos graxos.
  • Existem érica por todo o mundo e mais de 600 espécies da planta já foram catalogadas. Boa parte das espécies teve sua origem no continente africano. Dentre elas podemos citar: Erica ciliares, Erica arborea, Urze e Érica cinérea
  • São monoicas, ou seja, possuem tanto flores masculinas quanto femininas dispostas na mesma planta.
  • Possuem caule aéreo e foram amplamente utilizadas no passado para tratamentos de sangria.

Classificação Científica da Falsa-Érica

Confira as informações resumidas e as mais importantes caractepristicas sobre essa planta:

Nome científico: Cuphea gracilis Kunth
Nomes que também é conhecida : érica e cuféia.

Família das Lythraceae.

Origem: Desenvolvimento em terras brasileiras.

Altura: pode chegar a alcançar trinta centímetros.

Cultivo:  pode ser cultivada em meia-sombra, mas não suporta temperaturas baixas.

Cuphea Gracilis Kunth

Agora que você já conhece todas as informações sobre o falsa-érica, que tal tentar começar o plantio no seu jardim? Certamente você terá flores coloridas durante todo o ano! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e aproveite para deixar um comentário logo abaixo.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *