Home / Animais / Quanto Tempo Dura o Adestramento de um Cão?

Quanto Tempo Dura o Adestramento de um Cão?

É muito comum que o processo de adestramento de um cachorro possa demorar mais tempo que o imaginado. Os donos dos cães acabando ficando ansiosos e naturalmente querem que os seus animais aprendam os comandos de forma mais rápida possível. Mas quanto tempo pode ser considerado aceitável para que o animal seja adestrado? Se você quer saber a resposta para essa pergunta é só continuar acompanhando o nosso artigo! Vamos lá?

Demora Muito Tempo Para o Cão ser Adestrado?

O primeiro ponto a ser destacado é que esse tempo vai variar de acordo com a idade do animal, raça e comportamento já adquiridos pelos animais. Entretanto, os especialistas informam que o que de fato mais pesa para que o cão aprenda os comandos rapidamente são os vícios que eles carregam.

É como se os adestradores tivessem que fazer uma verdadeira mudança na cabeça dos bichinhos ensinando-os a aprender novamente algumas ações. Os adestradores afirmam que um período de quaro meses é considerado um bom tempo para que os cachorros possam aprender alguns comandos importantes.

Outro detalhe muito relevante para o sucesso do adestramento é o empenho dos tutores nesse processo. A participação tem papel fundamental pois sozinho o cachorro não consegue se desenvolver. Aprenda os comandos que os adestradores estão ensinados e repita em casa com o cão. Essas pequenas atitudes podem fazer o seu animal aprender muito mais rápido.

Existem Idade Melhor para o Adestramento?

Até os três meses de idade o cachorro aprende os ensinamentos de forma mais efetiva. Os adestradores destacam que essa é a idade ideal para começar os treinos e fazer com que os animais repitam os movimentos durante toda a vida.

Os tutores costumam procura a ajuda dos adestradores alegando alguns probleminhas bem conhecidos como: xixi em locais proibidos, destruição de objetos, dentre outros. Outro problema bem comum é a ansiedade apresentada pelo animal quando separado do seu dono.

Isso acontece com mais frequência com os pets que ficam muito tempo sozinhos em casa. É comum que os bichinhos se sintam solitários, comecem a latir, fiquem sem comer ou dormir , além de apresentar sintomas de depressão. Assim que o dono retorna para o lar, ele fica tão feliz que acaba fazendo xixi para aliviar a tensão.

Procure Adestradores Profissionais

Adestrador Profissional
Adestrador Profissional

Adestrar cães pode ser uma tarefa muito tranquila. Para isso aconteça é preciso procurar bons profissionais especializados. Dessa forma, o aprendizado dos cães será muito mais rápido e feito de forma adequada. Portanto, não esqueça de escolher o melhor adestrador para o seu cãozinho.

Outra dica muito importante é ter paciência. Cada bichinho possui seu próprio tempo e aprende os comandos em um ritmo diferente.  Algumas raças podem ser mais desobedientes e demorarem mais para assimilar os conteúdos das aulas de adestramento. Assim, todo carinho e paciência dos tutores é muito importante para o processo de adestramento dos cães.

Por que Eu Devo Adestrar Meu Cachorro?

Nem sempre só a desobediência com o local de fazer xixi é motivo para iniciar o adestramento de um cão. Além do latido para as visitas e o instinto de destruição, o adestramento pode ser uma boa forma dos donos se conectarem com os seus bichinhos.

Ao obedecer aos comandos dos seus tutores o animal poderá se tornar mais fiel e mais comportado. Além disso, poderá ser um cachorro mais feliz e desenvolvido. O adestramento também pode auxiliar na identificação dos perigos: o cachorro pode aprender a identificar que atitudes pode apresentar uma ameaça à sua sobrevivência e de seus donos.

Ainda nos primeiros meses, os cachorros possuem mais capacidade de aprendizado. Dessa forma, levar o seu cachorrinho mais cedo para o adestramento pode ser benéfico para evitar que algumas manias do animal possam se consolidar ao longo dos anos.

Adestrando o Cachorro
Adestrando o Cachorro

Mas não pense que é impossível adestrar cachorros mais velhos! Eles apenas exigirão mais treinamento, paciência e cuidados na hora do adestramento. Um adestramento em todas as idades é sinônimo de relação mais amiga e próxima entre tutor e animal.

Pontos Importantes Sobre o Adestramento de Cachorros

  • O tempo para ter sucesso no adestramento de cachorros varia muito de acordo com idade, raça e manias do cachorro.
  • O empenho do tutor é essencial para que o adestramento funcione. O tempo de treinamento semanal também faz muita diferença para criar uma rotina de exercícios. Como já foi citado anteriormente, de forma geral o período de quatro meses é um bom tempo para consolidar um adestramento e fazer o animal entender os comandos mais simples.
  • Não fique aflito caso o seu cachorro demore um pouco mais para aprender os comandos. Continue insistindo e insira alguns treinamentos diariamente.
  • Seja firme e demonstre liderança. O treinamento deve ser conduzido seriamente e o cachorro precisa entender que você é o líder.
  • Os petiscos podem ser uma boa alternativa para recompensar o cão depois que ele executar um comando. Mas atenção: procure oferecer a comida apenas como forma de prêmio para o cão. Dessa forma, ele entenderá que aquela recompensa não é algo comum no seu cotidiano, sendo uma forma de parabenizar pelo feito.

Por fim, lembramos que cada coisa deve ser feita devagar para não confundir o animal. Procure ensinar apenas um comando por vez e organize um cronograma a ser seguido em cada semana de adestramento. Com isso, o animal poderá ter tempo de aprender cada uma das ações.

Entenda que cada animal tem seus próprios limites e tempo de aprender. Faça do adestramento um momento gostoso de convivência e aprendizado entre cão e dono. Nada de estressar o seu pet com exigências descabidas, ok?

Você pode começar com apenas 20 minutos de treinos diários e certamente já vai obter muitos resultados positivos. Lembre-se de recompensar o seu amigo com alimento e ração depois dos treinos e não esqueça de priorizar as orientações de um profissional especializado.

 

Veja também

Alimentação da Irara: O Que Elas Comem

Animais existem aos milhares ao redor do mundo, incluindo animais que são maltratados e traficados. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *