Home / Plantas / Como Comer Banana Pão

Como Comer Banana Pão

Você já ouviu falar da banana pão?

Pois bem, dos tipos de banana conhecidos e consumidos atualmente, talvez a banana pão seja a mais gourmet deles. Isso acontece, pois ela é extremamente versátil na cozinha. Sim, ela também pode ser consumida in natura, mas as outras possibilidades são inúmeras.

A banana pão é conhecida por suas similaridades físicas à banana da terra, e por ser bastante utilizada na culinária, seja frita ou cozida.  Ela recebe vários outros nomes, dentre eles banana marmelo, tanga, banana figo, jasmim, e por aí em diante.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre essa variação da fruta. Vai descobrir como comer banana pão, conhecendo as suas possibilidades de preparo, além de dicas de receita.

Então, venha conosco e boa leitura.

Curiosidades Sobre a Banana Pão

A banana pão é originária das Filipinas, local no qual se chama sapa banana. No Brasil, pode ser encontrada, principalmente, no interior dos estados de Goiás e Minas Gerais. No entanto, não está inclusa dentro da categoria das espécies de bananas mais conhecidas do país, a exemplo da banana nanica, banana da terra, banana prata ou banana ouro; mas seu sabor característico vem conquistando muitos paladares.

Apesar das semelhanças físicas com a banana da terra, seu sabor costuma ser mais adocicado. Um fato curioso é que a sua exposição à altas temperaturas ressalta esse sabor adocicado, o que justifica o seu uso frequente na culinária.

Ela é uma grande fonte de amido, principalmente quando está verde. Sua casca é bem resistente (mais do que as outras espécies). Devido a essa resistência, a fruta pode ser cozida ou assada dentro da própria casca.

Quando a fruta está em meio estado de maturação, ou seja, nem muito verde e nem muito madura, se for consumida cozida pode substituir o amido presente na batata ou mandioca. Neste caso, a fruta funciona como uma ótima opção para incluir nas refeições, ou comer no lanche da tarde. A consistência da banana pão cozida é muito semelhante à consistência da batata e da mandioca após o cozimento.

O nome desta banana deve-se à sua textura macia, que se assemelha muito à textura de um pão.

Dicas para Armazenamento e Conservação

Congelar Banana Pão
Congelar Banana Pão

Se você não pretende comer ou fazer uma receita com a fruta nos próximos 2 ou 3 dias, uma dica de conservação muito útil é congelá-la . O fato da casca ser mais grossa facilita o processo.

Para descongelar, basta retirar do congelador e aguardar por um período de meia hora a uma hora. Depois disso ela já pode ser utilizada.

Como Comer Banana Pão: Sugestões Para o Cozimento e a Fritura

O cozimento da fruta dentro da própria casca, a confere uma consistência cremosa. No entanto, se você preferir retirá-la da casca, pode seguir as instruções abaixo:

  • Antes de tudo, descasque as bananas. A melhor forma de fazer isso antes de um cozimento é cortando as duas pontas e fazendo cortes verticais com a faca.
  • Feito isso, corte as bananas ao meio;
  • Coloque-as na panela para cozinhar, com sal à gosto. Você pode checar o ponto de cozimento com um garfo.

Quem optar por fritar a banana, talvez prefira frutas mais maduras. Isto acontece pois a banana pão torna-se mais doce, à medida que amadurece. Essa é uma boa dica, inclusive, para aqueles que gostam de inclui-la em receitas doces. Caramelizar também é uma boa pedida.

Caso você queira fritar as bananas em óleo, deve adicionar as rodelas no óleo quente e deixar que dourem por, aproximadamente, 3 minutos. Terminado o processo, sirva-as em um prato forrado com papel toalha (para absorver o excesso de óleo).

Como Comer Banana Pão: Dicas Criativas e Saborosas

Café-da-manhã

Após cozinhar a banana pão com casca e tudo, ela pode ser consumida no café-da-manhã com uma colher de manteiga, mel ou geleia.  Além de deliciosa, ela oferece o aporte calórico e de minerais necessários para começar o dia com todo o pique.

Lanches

Lanchinho Com Banana Pão

Durante o lanche, você pode igualmente adicionar manteiga ou algumas fatias de queijo por cima. Imagine que a banana é um delicioso pedaço de pão, sobre o qual você quer fazer um pequeno sanduíche. Se você prefere uma opção doce, adicione geleia ou mel.

Pratos

Prato de Banana Pão Frita
Prato de Banana Pão Frita

Cozida, a banana pode ser adicionada ao prato principal como uma dose proteica extra. Receitas variadas também incluem consumi-la dourada ao forno.

A banana pão assada, cozida ou frita pode ser perfeitamente acompanhada com molhos, ou peixe (frito ou cozido).

Sobremesas

Sobremesa Com Banana Pão
Sobremesa Com Banana Pão

Algumas opções de sobremesa rápida incluem caramelizar a banana com açúcar ao forno, e polvilhar sobre ela um pouco de canela. Fica a dica.

Como Comer Banana Pão: Dicas de Receitas Para Testar

As receitas com banana pão são totalmente flexíveis à sua criatividade. Abaixo, seguem duas dicas que põem ser aplicadas tanto à banana da terra, quanto à banana pão. Mas não se esqueça de deixar a sua imaginação fluir e criar/ testar por si mesmo pratos novos.

Omelete de banana

Omelete de Banana Pão
Omelete de Banana Pão

Passo 1: Em uma frigideira, refolgue com azeite meia cebola picada, com alguns dentes de alho. Adicione cogumelos e espinafre. Você pode temperar o refogado com sal, coentro em pó, pimenta preta e pimenta caiena.

Passo 2: Em um outro recipiente, bata um média de 5 ovos e incorpore o refogado que você preparou acima.

Passo 3: Agora entram as bananas. Corte-as em rodelas, e leve-as ao forno para dourar um pouco. 5 minutos a 180 ºC está ok.

 Passo 4: Coloque a mistura do refogado e dos ovos em um recipiente que possa ser levado ao forno. Acrescente as rodelas de banana dourada. Deixe no forno, assando por 30 minutos a 200 º C.

Passo 5: Retire do forno, e sirva da forma que preferir. Você também pode servir uma salada como acompanhamento.

Panquecas

Panqueca de Banana Pão
Panqueca de Banana Pão

Para fazer as panquecas, será necessário um ovo inteiro, uma banana bem madura, farinha de trigo (equivalente a duas colheres sopa), um pouco de óleo de coco, e um pouco de mel.

Passo 1: Se você tiver um triturador, pode triturar todos os ingredientes em um recipiente (com exceção da farinha de trigo).

Passo 2: Obtida a mistura, adicione-a à farinha de trigo.

Passo 3: Mexa a mistura. Assim que a massa adquirir consistência, leve-a à frigideira (que de preferência já esteja bem quente).

Passo 4: Recomenda-se utilizar uma panela antiaderente, pois o uso de óleo não é aconselhável.

O resultado final é de uma massa fofinha e com um sabor apetitoso.

Gostou das dicas sobre como comer banana pão?

Agora você já pode testá-las, e obter a sua própria experiência gastronômica da fruta.

Até mais.

REFERÊNCIAS

As utilidades da banana marmelo. Disponível em: <https://www.banana.blog.br/as-utilidades-da-banana-marmelo/>;

BBL, J. 3 receitas saudáveis com banana da terra/ banana pão. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S1LM1S5RK3A>;

CEITA, A. Como fazer banana pão. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kfht1DZb0-w>.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *