Home / Plantas / Pra que Serve o Gengibre? Onde se Pode Usar o Gengibre?

Pra que Serve o Gengibre? Onde se Pode Usar o Gengibre?

O gengibre empresta seu gosto a pratos e bebidas doces e salgados em uma ampla variedade de cozinhas. Na culinária indiana e asiática, você encontrará raiz de gengibre fresco em muitos pratos de carne, frutos do mar e vegetais. Na culinária ocidental, o gengibre moído costuma dar sabor a biscoitos, pães rápidos e bebidas como ginger ale, chá e café. Também é muito comum encontrar gengibre em pratos caribenhos.

Pra que Serve o Gengibre? Onde se Pode Usar o Gengibre?

O gengibre é uma especiaria proveniente da raiz fresca ou seca da planta de gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinal. Esta planta pertence à mesma família que  açafrão  e cardamomo. Foi domesticado nas ilhas do sudeste da Ásia e era conhecido apenas no Ocidente por ser importado durante o comércio de especiarias.  O gengibre tem usos diferentes, dependendo da forma e variedade: fresco, seco, em conserva, conservado, cristalizado  e em pó ou moído.

Gengibre em Pó
Gengibre em Pó

– O gengibre em pó é a raiz de gengibre seco e moído. Está prontamente disponível em supermercados comuns e é usado principalmente em doces e caril;

Raízes Jovem de Gengibre
Raízes Jovem de Gengibre

Verde  – O gengibre fresco está disponível em duas formas: jovem e madura. As raízes jovens também são chamadas de gengibre verde ou primavera. Eles têm uma pele pálida e fina que não requer descamação, é muito macia e tem um sabor mais suave. Pode ser ralado ou picado para uso.

Gengibre Depois de Maduro
Gengibre Depois de Maduro

Maduro – A raiz de gengibre maduro tem uma pele dura que deve ser retirada para chegar à carne fibrosa e geralmente é ralada, picada ou moída para uso. Se você notar um anel azul depois de cortar seu gengibre fresco, não se assuste. Não é mofo ou fungo. É simplesmente uma variedade havaiana de gengibre, conhecida como gengibre de anel azul ou gengibre branco chinês. Esta variedade é considerada superior por sua suculência e sabor brilhante. Eles também são rizomas maiores e geralmente mais limpos. A única desvantagem é que o gengibre azul é geralmente mais caro.

Gengibre Seco
Gengibre Seco

Seco – O gengibre seco é geralmente encontrado em dedos inteiros e também em fatias. Geralmente é embebido em líquido de receita antes de usar.

Gengibre em Conserva
Gengibre em Conserva

Conserva – O gengibre em conserva , chamado  gari  ou  beni shoga  no Japão, é em conserva em vinagre doce e geralmente é colorido de vermelho ou rosa. É um acompanhamento familiar ao sushi e também é comido para refrescar o fôlego. Disponível nos mercados asiáticos, deve ser mantido refrigerado em seu recipiente.  Este gengibre  foi preservado em uma mistura de açúcar e sal. Geralmente é usado como confeiteiro ou adicionado a sobremesas, e é especialmente bom com melões.

Gengibre Cristalizado
Gengibre Cristalizado

Cristalizado – O gengibre cristalizado foi cozido em calda de açúcar até ficar macio e depois revestido com açúcar granulado. É comumente usado em sobremesas e pode ser feito facilmente em casa .

Características Culinárias do Gengibre

O sabor do gengibre fresco é picante e levemente adocicado, com um aroma picante. Assim como o alho, o gengibre fresco dobra com o cozimento e fica amargo se queimado. A forma do solo não é tão fortemente aromatizada, mas tem uma mordida quente e um pouco de doçura. Gengibre moído mais comumente usado em sobremesas doces e normalmente não é intercambiável com gengibre fresco.

O gengibre fresco maduro deve ser descascado e ralado ou picado, enquanto o gengibre jovem não precisa ser descascado. É adicionado aos alimentos durante o cozimento. O gengibre moído pode ser simplesmente adicionado na etapa apropriada à massa ou à panela. O gengibre em conserva é servido ao lado como condimento.

Receita de Laranja com Gengibre
Receita de Laranja com Gengibre

O gengibre, em suas variadas formas, está incluído em uma vasta variedade de pratos saborosos, misturas de especiarias, condimentos, molhos, sobremesas e bebidas.

O gengibre moído é mais concentrado do que o gengibre fresco, mas tem menos picadas. O padrão é 1 colher de sopa de gengibre fresco igual a 1/4 colher de chá de gengibre em pó. No entanto, isso não será apropriado para todas as receitas, como em assados. Nesses casos, seria melhor substituir outro tempero à terra, como torta de abóbora, pimenta da Jamaica, cardamomo, canela, maça ou noz-moscada. Estes também podem ser usados ​​como substitutos do gengibre fresco em uma pitada. Ao fazer doces, você pode substituir 1/8 colher de chá de gengibre moído por cada colher de sopa de  gengibre cristalizado e ajustar o açúcar de acordo com o gosto.

Como Conservar Gengibre

O gengibre em pó pode ser encontrado na seção de especiarias, vendida em pequenas garrafas. Procure gengibre cristalizado na seção de cozimento. Pode ser necessário ir a um mercado asiático ou especializado para encontrar gengibre em conserva ou gengibre em conserva.

O gengibre fresco pode ser encontrado na seção de produtos da maioria dos supermercados. Procure uma pele lisa com uma fragrância fresca e picante. Os tubérculos devem ser firmes e sentir-se pesados. O comprimento longo é um sinal de maturidade, e os rizomas maduros serão mais quentes e mais fibrosos. Evite aqueles com carne enrugada, pois isso é uma indicação de que o gengibre envelheceu após o auge. Por conveniência, você pode encontrar raiz de gengibre em pó fresco na seção de produtos, disponível em garrafas plásticas que requerem refrigeração.

Gengibre Moído
Gengibre Moído

O gengibre moído e o gengibre seco devem ser mantidos em um armário escuro e fresco, em um recipiente hermético, para melhor vida útil. É bom substituir regularmente os temperos moídos, pois eles perdem a potência ao longo do tempo.

A raiz fresca e com casca deve ser embrulhada em papel toalha, colocada em um saco plástico e refrigerada por até três semanas. Também pode ser embrulhado e congelado por até dois meses. (Para usar gengibre congelado, corte um pedaço de raiz não descascada. Enrole novamente a porção não utilizada e volte ao freezer.)

A raiz de gengibre descascada pode ser armazenada na Madeira ou vinho de xerez. No entanto, gengibre descascado no vinho confere um sabor de vinho ao final do prato de gengibre. Portanto, convém renunciar a esse método pré-preparado para uso em pratos onde o sabor do vinho não é desejável.

Gengibre em conserva deve ser mantido em seus recipientes originais na geladeira. Armazene o gengibre cristalizado em um recipiente hermético em local fresco e escuro por até três meses.

Benefícios de Saúde do Gengibre

O gengibre tem sido tradicionalmente usado para aliviar dores de estômago,  enjoo matinal e outros problemas gastrointestinais. Existem algumas evidências científicas de que ele pode ajudar com náuseas e vômitos relacionados à gravidez e, quando usado com medicamentos anti-náusea convencionais, pode ajudar a controlar as náuseas causadas pela quimioterapia do câncer. Os benefícios são menos claros, pois podem ajudar na doença de movimento e náusea pós-cirurgia. Embora tenha sido estudado para ver se é útil para pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite, os resultados não são claros.

Não foi demonstrado que o gengibre causa danos, mas não foi provado ser completamente seguro quando tomado durante a gravidez. Recomenda-se discutir isso com seu médico antes de usar gengibre durante a gravidez.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Um comentário

  1. LUIZ SÉRGIO DA SILVA NASCIMENTO

    gostei muito destas explicações, pois tirou as minhas duvidas quanto os seus benefícios e malefícios do amendoim em relação a sua quantidade que podemos consumir sem problema de pressão ou obesidade de gordura saturada, pois ele e nutritivo consumindo com moderação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *