Home / Plantas / Quais Os Benefícios Do Óleo De Calêndula? Pra Que Ele Serve?

Quais Os Benefícios Do Óleo De Calêndula? Pra Que Ele Serve?

Mais do que beleza, as flores possuem uma capacidade incrível de impactar nossas vidas, hoje eu vou falar sobre uma espécie que possui um potencial de afetar sua vida positivamente.

Garanto que se você ler esta matéria não irá perder o seu tempo, pois tudo que possui o propósito de aumentar a sua qualidade de vida é algo que vale a pena conferir!

Você Conhece a Calêndula?

Ela é bem simplesinha com sua cor amarelada ou então alaranjada, mas transmite uma alegria que somente um(a) bom(a) apreciador(a) da flora é capaz de entender o que eu digo.

Vinda lá das distantes terras da África Central foi trazida até nós para nos agraciar com sua beleza e também com seu poder de cura.

Benefícios do Óleo de Calêndula e Para Que Ele Serve

Se você é daquelas pessoas bem natureba que odeia ficar se empanturrando de remédios químicos que melhoram uma coisa e pioram outra, então prepare-se para conferir os muitos benefícios que poderá ter se consumir o óleo da Calêndula:

Protetor Solar Natural

O óleo da Calêndula possui o mesmo potencial dos protetores solares que você compra na farmácia, a única diferença é que esta planta não tem custo nenhum, ao contrário dos protetores solares vendidos por aí e que nem sempre são tão eficazes.

Trate As Suas Feridas

É claro que se trata de feridas físicas, nada de usar a Calêndula para curar o seu coração partido hein, brincadeirinha!

Vermelhidão, inchaço e hematomas são todas feridas que as substâncias dessa planta conseguiram curar, e saiba que tudo foi comprovado cientificamente através de testes em pessoas que apresentavam estes problemas.

Acabe Com As Espinhas

Chega de ficar recebendo aqueles apelidinhos de Chokito e outras bobagens por causa das suas espinhas, o Óleo de Calêndula possui o poder de deixar o seu rosto menos úmido e, consequentemente, menos propício a incidência da acne.

Como eu já acabei de mencionar anteriormente, todas essas alegações foram comprovadas cientificamente, não se trata apenas de palavras jogadas ao vento aleatoriamente.

Pessoas Com Câncer de Mama

Nem preciso dizer que os tratamentos para pessoas com câncer são terríveis não é mesmo?! Mas saiba que a ciência descobriu que as propriedades desta flor maravilhosa possuem a capacidade de amenizar os efeitos da radiação que o corpo sofre durante o tratamento.

Calêndula Contra As Assaduras

Se você tem filhos pequenos sabe que o uso constante das fraudas castigam eles, e também sabe que produtos farmacêuticos para crianças custam bem caro não é?! Que tal trocar esses medicamentos químicos por algo mais natural e que não vai lhe custar quase nada?

Óleo de Calêndula
Óleo de Calêndula

Cuidando da Psoríase

Sabe aquelas feridinhas que aparecem principalmente na região do couro cabeludo? Isso é a Psoríase, e advinha, a Calêndula pode curá-la também.

Como não estou aqui para mentir para você, devo admitir que não há estudos que comprovem a eficácia do óleo contra esta doença, mas há casos de pessoas que afirmam ter amenizado o problema com tal medicamento.

Melhore a Sua Pele

Se você é uma pessoa vaidosa que adora andar sempre bem arrumado (a) e com um corpo em perfeita saúde, então deve logo adotar o Óleo de Calêndula, pois as suas propriedades promovem a firmeza e hidratação da pele.

Ótimo Para os Cabelos

Seus cabelos possuem coloração loira? Saiba que a Calêndula pode ajudá-lo (a) a manter a vida dos fios e também a sua cor.

Lembrando que os cosméticos que você usa com certeza possuem as substâncias dessa flor, então seria melhor troca-los por algo natural e capaz de te dar os mesmos resultados que os produtos industrializados.

Agora as Contra Indicações

Da mesma forma que fiz elogios, irei também fazer críticas, pois não posso pôr a sua saúde em risco omitindo fatos, veja abaixo alguns dos riscos de usar o Óleo de Calêndula:

Não indicado para os Alérgicos

Existem pessoas que possuem uma certa sensibilidade quanto as substancias das flores, da mesma forma que os insetos são vulneráveis diante das propriedades do Crisântemo Bola Belga. Se você é alérgico a flores da família Asteraceae Compositae, então não indico este produto no seu caso.

Não Indicado Para Gestantes

Para mulheres em fase de gravidez ou então em amamentação a Calêndula não é nada boa, confesso que não achei justificativas para tal proibição, mas é melhor prevenir do que remediar.

Não Ingerir Via Oral

Esta contraindicação é só nos casos em que você tenha uma cirurgia no dia seguinte, pois pode te causar sonolência.

Se pararmos para analisar o Óleo de Calêndula possui mais benefícios do que contraindicações, é por isso que acredito que valia tanto a pena você aderir esta opção.

Chá de Calêndula

Chá de Calêndula
Chá de Calêndula

Você está acostumado (a) em ver chás que possuem capacidade de afetar seu sistema fisiológico, portanto, pode ficar meio incrédulo (a) ao me ver afirmar que o chá de Calêndula é capaz de aumentar seus sentimentos positivos como: gratidão, felicidade, entre outros.

Quer aumentar o amor que você sente por sua família, ou então carregar o ambiente a sua volta com energias totalmente positivas? Então tome o chá de Calêndula!

Acredite se quiser, ou melhor ainda: tome o chá e tire as suas próprias conclusões!

Significados da Calêndula

Os Umbandistas acreditam que a tonalidade amarelada e alaranjada desta flor é capaz de trazer energias positivas para as pessoas próximas a ela. Viu, lembra que no começo eu disse que as flores possuem o poder de impactar nossas vidas?!

Outra coisa que os religiosos da Umbanda acreditam é no poder que tem o banho com as flores Calêndulas, a positividade que elas emanam é impressionante.

Os Perigos da Alta Medicação

Não posso deixar de te alertar sobre este assunto, pois como o tema remete a remédios caseiros medicinais, falar sobre os riscos da automedicação é quase que obrigatório.

Lembre-se de que toda vez que quiser aderir a um tipo de tratamento ou medicação, procure sempre um especialista no assunto, a sua saúde é o bem mais precioso que você tem, portanto, não a jogue fora em nome da vaidade.

Agradeço por você estar aqui, até a próxima!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *