Home / Plantas / Quais os Benefícios do Jasmim?

Quais os Benefícios do Jasmim?

Acredita-se que o jasmim tenha se originado no Himalaia no oeste da China. Este é um país onde esta delicada e perfumada flor é conhecida como a “Rainha das Flores”. Mas ela não comporta somente uma grande beleza. Há benefícios do jasmim que ninguém imagina.

Estas são principalmente as flores que usadas há tempos por suas propriedades curativas e estimulantes. O óleo essencial de jasmim vem sendo utilizado em muitas partes da Ásia como remédio natural para depressão, ansiedade, estresse e insônia há milhares de anos.

O delicado chá aromático feito com flor de jasmim tornou-se extremamente popular na dinastia Ming (1368 – 1644 dC). A infusão foi bebida não apenas pelo seu sabor maravilhoso, mas também pelos muitos benefícios para a  boasaúde e o bem-estar que ele transmitia.

Quer conhecer essa bela planta cheia de vantagens para o organismo? Continue lendo o artigo até o final para descobrir tudo a respeito.

Alguns dos Principais Benefícios do Jasmim

Saúde Digestiva

O jasmim é rico em antioxidantes que interagem com enzimas gastrointestinais. Ele facilita uma melhor absorção de nutrientes e promove a função intestinal saudável. A flor também funciona para promover o crescimento de boas bactérias no intestino, sendo constatada a eficácia na eliminação de bactérias nocivas.

As qualidades antiespasmódicas do jasmim ajudam a aliviar a indigestão, cólicas estomacais e aliviar a inflamação.

Saúde Gastrointestinal

Pesquisas já descobriram que o extrato das flores era eficaz na inibição do crescimento de Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Bacillus cereus. Essas bactérias patogênicas são responsáveis ​​por muitos distúrbios gastrointestinais, comumente conhecidos como “insetos da barriga”, e podem causar náusea, vômito e diarreia. Os resultados mostraram que os benefícios do jasmim em forma de extratos com concentrações de 25%, 50%, 75% e 100% tiveram um efeito inibidor do crescimento da bactéria.

Depressão/Ansiedade

Foi comprovado que o aroma edificante do óleo essencial de jasmim melhora o humor, desestressa e reduz a ansiedade a um nível mais gerenciável. O efeito da inalação desse óleo é eficaz no sistema nervoso central e no humor. Estudos afirmam que o produto realmente afeta o humor e a atividade cerebral, com os indivíduos se sentindo mais positivos, energéticos e até românticos.

Os benefícios do jasmim em forma de óleo pode ser apreciado quando usado em massagem com aromaterapia. Isso aumenta a excitação do comportamento quando comparado com placebos. Aumenta também, significativamente, a taxa respiratória, a saturação do oxigênio na corrente sanguínea e a pressão, fazendo com que a pessoa se sinta mais alerta.

Esse efeito estimulante pode auxiliar a aliviar a depressão e a ansiedade enquanto eleva o humor.

Tomando Chá de Jasmim
Tomando Chá de Jasmim

Benefícios do Jasmim na Insônia

Por outro lado, o jasmim (consumido como chá ou usado na forma de óleo essencial) tem efeitos sedativos no sistema nervoso, nervos tensos e estressantes, calmantes e relaxantes.

Como muitas ervas, parece ter qualidades adaptogênicas que podem regular ou diminuir o sistema nervoso, conforme necessário. Verificou-se que os compostos sedativos encontrados nesta erva promovem um sono tranquilo, ajudam a induzir o sono em insones e a regular padrões de sono irregulares.

Um dos benefícios do jasmim vem do seu cheiro, que possui efeitos sedativos dentro das atividades nervosas autonômicas e nos estados do humor. Sua inalação auxilia na redução da frequência cardíaca e traz sentimentos de relaxamento e calma, ajudando os indivíduos a adormecer mais facilmente.

Afrodisíaco

O jasmim é conhecido há muito tempo como um afrodisíaco e intensificador da libido pelos herbalistas antigos, desde que essa flor tenha sido utilizada como remédio herbal. Seu perfume exótico e inebriante não apenas eleva os espíritos, mas também ajuda a dissolver barreiras emocionais e promover sentimentos de intimidade.

Jasmim Manga
Jasmim Manga

Quando os benefícios do jasmim são revelados nesse sentido, consegue-se boas fontes de antidepressivos combinados com sua capacidade de relaxar o corpo. Assim, o óleo pode ser usado para superar problemas sexuais que estão na cabeça, em vez de problemas fisiológicos diretos do sistema reprodutivo.

Saúde Reprodutiva

O óleo essencial de jasmim tem uma longa história de uso para nutrir suavemente as mulheres em cada estágio de sua vida reprodutiva. Com as propriedades naturais de equilíbrio hormonal, demonstrou-se que melhora os sintomas da terrível TPM (síndrome pré-menstrual), menopausa e atua como um “emmenagogue” (substância que estimula ou aumenta o fluxo menstrual). As propriedades emmenagogues do óleo de jasmim regula os ciclos menstruais e proporciona alívio de períodos dolorosos.

Este óleo essencial suave também pode auxiliar no parto. Mas não é recomendado para uso durante a gravidez, pois pode estimular contrações.  Pesquisas comprovaram que ele fortalece as contrações e diminui o tempo necessário para ter um bebê.

As mulheres que usam o óleo essencial como benefícios do jasmim no pós-parto experimentam tempos de recuperação mais rápidos e um resguardo mais curto. Sem contar que as qualidades antidepressivas deste óleo podem ser úteis no combate à depressão pós-parto.

Óleo Essencial de Jasmim

Óleo Essencial de Jasmim
Óleo Essencial de Jasmim

Durante séculos, o óleo essencial de jasmim vem sendo usado para equilibrar hormônios, aliviar o estresse e melhorar o humor. Pensa-se que possua qualidades afrodisíacas potentes, a flor de jasmim é comumente usada para decorar o quarto de núpcias de casais recém-casados ​​no continente indiano.

O óleo de jasmim mostra efeitos sedativos. Algumas gotas em um queimador dentro do cômodo não só enchem o local com o aroma floral inebriante, mas também ajudam a adormecer e acordar, sentindo-se verdadeiramente descansado após uma boa noite de um tranquilo sono.

Uso Típico para Benefícios do Óleo de Jasmim

Chá de Ervas de Flores de Jasmim

Despeje água fervente sobre 1 colher de chá de flores por pessoa. As flores de jasmim podem ser misturadas ao chá verde. Use ½ colher de chá de chá verde e ½ colher de chá de jasmim em uma panela. Deixe ferver por 5 até 10 minutos.

Óleo Essencial de Jasmim

Os benefícios do jasmim são mais conhecidos quando a planta está sob a forma de óleo. Este pode ser usado no banho, em um vaporizado, ou queimador. Pode ser adicionado a outro óleo ou creme de massagem. Use de 6 até 8 gotas por banho.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *