Home / Plantas / Quais as Plantas Típicas do Nordeste?

Quais as Plantas Típicas do Nordeste?

Hoje trouxemos mais uma lista de flores brasileiras, fizemos uma série de posts descobrindo flores de algumas regiões, hoje chegou a vez do nosso amado nordeste.

Esse é um estado cheio de riquezas, em sua cultura, na comida, no povo e muito mais. Um lugar cheio de belezas naturais que chamam a atenção do mundo, inclusive não podemos deixar de citar o ecossistema singular  que só é encontrado por lá, como a caatinga e o sertão. Quando falamos da flora dessa região, descobrimos que o nordeste é muito mais rico do que a gente pensava. Para que você  conheça e se encante com a natureza nordestina, separamos uma lista de plantas específicas da região.

Quais as Plantas Típicas do Nordeste?

Estamos falando de algumas plantas, confira nossa lista.

Marmeleiro

Marmeleiro
Marmeleiro

Nome científico – Caearia Canmbessedisia

Essa é uma árvore de médio porte típica do nordeste, mas pode ser vista em alguns estados, são mais vistas nos estados do Pernambuco e de Alagoas.  

As folhas dessa árvore tem uma coloração amarelada, servem de alimento para cabras, ovelhas e bovinos.

Cajueiro

Cajueiro
Cajueiro

Nome Científico – Anacardium occidentale

Essa é a árvore que dá origem ao fruto caju, a casca dessa árvore possui efeitos medicinais e é usada como tônico e adstringente. Essa fruta é muito popular no nordeste, mas acabou se tornando famosa no mundo todo. Essa é uma árvore de tamanho médio, mas pode ultrapassar os 15m de altura. Sua folhagem tem formato oval, e seus galhos um pouco tortos. Elas podem ser vistas em ambientes bem úmidos, como em florestas tropicais alagadas. Uma curiosidade é que o maior cajueiro do planeta se encontra em uma cidade chamada Parnamirim no RN.

Existem o cajueiro gigante e o cajueiro anão, a diferença deles está na altura, enquanto o comum gira em torno de 5 a 12 m de altura, mas é chamado gigante por alguns podem ter 20 m de altura, o anão tem em média 4 m apenas.

O fruto dessa árvore é a castanha de caju, o formato dele lembra muito um rim. Dentro dessa castanha existe uma espécie de amêndoa, ela pode ser torrada e seca, assim resulta na castanha de caju que conhecemos.

Faveleira

Esta é uma planta ainda pouco conhecida, é bastante comum na Bahia e no Piauí, elas são vistas mais facilmente próximo ao Rio São Francisco, isso por conta do solo dali, que é mais raso e arenoso.

É uma planta de pequeno porte, não deve medir mais do que 8 m de altura, as suas folhas possuem pequenos espinhos, o mesmo acontece com os seus frutos. Curiosamente, por se tratar de uma região de clima seco, essa planta consegue controlar o seu consumo de água para sobreviver nos tempos de seca.

Oiticica

Outra planta pouco conhecida, por esse motivo é até difícil pesquisar informação sobre ela. Ela é facilmente encontrada no nordeste, aliás é bem famosa no nordeste em clima de estepe, foi batizada com o nome científico Licania Rigida. É uma espécie bem importante, pois é dela que é extraído um tipo de corante natural muito utilizado, além de servir de matéria prima na confecção de biodiesel. Além disso é uma planta muito bonita, sua folhagem é de uma coloração verde viva, já as suas flores tem uma linda coloração amarela bem alegre.

Ipê Amarelo

Ipê Amarelo
Ipê Amarelo

Essa é uma árvore graciosa, além de linda tem muita presença, ela costuma nascer próximo a rios por conta da umidade. É uma árvore de grande porte, pode medir cerca de 20 m de altura. Saiba que a madeira dessa árvore  é muito forte e resistente, por isso vem sendo bastante utilizada pela construção civil. Caso deseje ver essa planta florida, deve visitar a região entre os meses de agosto e setembro.

Cajazeira

Cajazeira
Cajazeira

Nome Científico – Spondias mombin. Essa é uma árvore típica da região, produz frutos deliciosos com sabor marcante, elas são consumidas in natura, mas também fazem parte das receitas de diversos doces, compotas e até sorvetes na região.

É uma planta grande, elas podem crescer até cerca de 15 m de altura. Sendo comum no nordeste, é comumente vista em Recife e em outras cidades mais para o sul da Bahia. Importante dizer que essa planta gosta de regiões quentes e mais úmidas.

Umbuzeiro

Nome científico – Spondias tuberosa.

Essa é uma planta bastante popular nesta região, existe um grande número delas no estado do Ceará. É uma planta desenvolvida para viver em locais mais secos, inclusive ela é capaz de guardar água dentro de si, por isso ela pode sobreviver a vários dias sem água.

Ela também produz fruto, e ele é conhecido como umbu. É um fruto muito apreciado na região, é muito utilizado em pratos, mas eles surgem na sua época que compreende entre janeiro até abril, justamente quando chove mais.

É uma árvore de pequeno porte, tem em média no máximo 6 m de altura. Elas têm um papel muito importante no nordeste do nosso país que é oferecer sobra nesse estado tão quente que é o nordeste. Foi batizada por Euclides da Cunha como a árvore sagrada do sertão. Saiba que essa espécie é capaz de guardar água na sua raíz, incrivelmente tem a capacidade de guardar até mil litros de água. Incrível não é mesmo? Além disso, ela produz uma espécie de batata, que serve de comida nos períodos mais magros. Essa espécie tão resistente tem uma expectativa de vida de 100 anos.

Uma planta de caatinga, por esse motivo resiste como tem que ser a seca do sertão. Nos períodos de poucas chuvas, ela perde suas folhas para economizar água, mas assim que as chuvas voltam elas florescem lindamente outra vez. Ela para de florescer na seca, e gera frutos durante todo o período de chuvas. Suas raízes e folhas podem servir de comida, e a água armazenada por sua raiz tem efeitos medicinais.

Veja também

Boca de Lobo

Tudo Sobre a Flor Boca de Lobo: Características e Nome Científico

Hoje viemos falar sobre uma nova flor chamada Boca de Loco, você conhece? Se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.