Home / Plantas / Produção de Nectarina: Cultivo da Fruta e Plantação no Brasil

Produção de Nectarina: Cultivo da Fruta e Plantação no Brasil

Sempre que se fala de nectarinas ou pêssegos, pergunta-se qual dos dois tipos de frutas era o de casca lisa e o de peludo? Queremos esclarecer essas e outras perguntas sobre a fruta popular neste artigo.

Um Pouco Sobre

Quando você vê a fruta vermelha-amarela, você realmente sente sentimentos de verão. A nectarina não só parece colorida, mas também é realmente saudável… Ou estamos falando de pêssego?

Nectarina Não Cai Longe do Tronco

O pêssego é o ancestral da nectarina e vem da Ásia. Enquanto os pêssegos são cercados por uma pele peluda, as nectarinas são bastante suaves. Cor, forma e celulose são muito semelhantes, mas existem diferenças sutis. Como as nectarinas contêm menos água e mais açúcar que os pêssegos, a polpa é um pouco mais firme que a do pêssego. Além disso, o sabor das nectarinas pode ter uma nota ligeiramente azeda.

Ambas as frutas – como ameixas, cerejas e amêndoas – pertencem à mesma família. Devido à mutação natural, pêssegos e nectarinas podem crescer em um pessegueiro. Com os devidos cuidados, pode crescer até oito metros de altura e 30 anos de idade.

Nectarina Faz Todo Mundo Feliz

Mesmo que o nectarina seja um verdadeiro prazer quando cru, ele pode ser processado de várias maneiras. Como uma bomba de vitaminas, cortada em uma deliciosa salada de frutas ou para sobremesas como bolos, a nectarina é fantástica. Também é recomendado o processamento em geléia e compota. Se você preferir álcool, também pode criar deliciosas taças de frutas com nectarinas ou licor de pêssego e vinhos espumantes.

Diferenças Entre a Nectarina e o Pêssego

Na verdade, é bastante simples: como já mencionado, a nectarina tem uma pele lisa, por isso é “nua”. Mas não importa se você escolhe um nectarina ou um pêssego – ambos os tipos de frutas são saudáveis ​​e deliciosos!

Como Armazenar a Nectarina

Tanto a nectarina quanto o pêssego podem ser armazenados na geladeira por até cinco dias. Se você tiver uma geladeira com compartimento BioFresh, poderá aumentar o tempo de armazenamento para 13 dias. Mesmo no compartimento BioFresh-Plus a 0 ° C, os dois frutos podem ser armazenados por 13 dias sem hesitação. Para um armazenamento ideal, é aconselhável colocar as frutas no HydroSafe com alta umidade.

Bonita, Saborosa e Saudável

Mas não importa se é nectarina ou pêssego: ambas as variedades de frutas de caroço não só têm um sabor delicioso, mas também são saudáveis: devido ao seu alto teor de vitamina A, B e C, potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro e zinco, as nectarinas podem fortalecer o sistema imunológico. Devido ao menor teor de água em comparação com o pêssego, a nectarina contém um pouco mais de vitaminas do que o parente peludo. Cerca de 1,36 milhão de toneladas de pêssegos e nectarinas são produzidas na Itália todos os anos. O país, juntamente com a Espanha, são líderes europeus. A produção dessas duas espécies será dedicada a uma das conferências planejadas como parte da feira Macfrut 2018, que será realizada em Rimini, de 9 a 11 de maio.

Produção Européia

A produção de pêssego e nectarina na Europa nos melhores anos (após 2000) atingiu até 4 milhões de toneladas e nos mais fracos 3,4 milhões de toneladas (por exemplo, em 2016). Em 2017, a produção de pêssego para o mercado fresco na Itália foi de 10% superior a um ano atrás, atingindo o nível de aproximadamente 590 mil toneladas. A colheita de variedades de pêssego nas quais a pedra está fortemente associada à carne foi 24% maior. e totalizaram 85.000 toneladas. Por outro lado, a produção de nectarinas foi 5% superior à de 2016 e atingiu 690 mil. toneladas. Qual era a situação em outros países europeus? Na Espanha, a colheita de ambas as espécies aumentou 9% no ano passado, na França, 3%, e na Grécia, até 53%. (um grande aumento na produção resulta de uma má colheita em 2016). Em 2017, a produção de pêssego e nectarina na Europa atingiu 3,9 milhões de toneladas.

No primeiro dia de Macfrut 2018, a previsão de safra de 2018 é apresentada em países individuais: Itália, Espanha e Grécia, além de outros países do Mediterrâneo. Conforme anunciado pelos organizadores, representantes das redes comerciais europeias também estarão presentes este ano. Prevê-se um total de 370.000 toneladas, ou seja, 8% a menos que em 2017. Se excluirmos os pêssegos Percoc, destinados principalmente à indústria, o declínio chega a 11%.

A Grécia é o único país com um aumento na produção (em média 20%), embora tenha um impacto na produção europeia, especialmente no que se refere aos pêssegos Percoca.

A Espanha registrou uma queda de 11% em relação a 2017 (com uma produção de pouco mais de 1.500.000 toneladas). Espera-se uma queda maior de 15% para os pêssegos e 18% para as nectarinas nas regiões da Catalunha e Aragão. Nas regiões de Múrcia, Extremadura e Andaluzia, as previsões são de 7% para os pêssegos e 13% para as nectarinas.

Na Itália, espera-se uma queda de 16% em relação a 2017 – regiões anteriores no sul devem exceder 20%, enquanto no norte uma queda de 13%.

Produção de Nectarina
Produção de Nectarina

Com uma produção de cerca de 200.000 toneladas, a França deve registrar uma queda de 10%.
As primeiras nectarinas produzidas nesta temporada já chegaram à Holanda. São frutas com polpa amarela clara da variedade Alfonseca da região de Huelva. As frutas atualmente disponíveis para venda são produzidas em 60 ha com cobertura alta, incluindo 50 ha de nectarinas e 10 ha de pêssegos. Eles serão oferecidos aos clientes até o final de abril, quando a estação do pêssego e da nectarina dos chamados terras, que cobrem uma área de 150 ha.
Cerca de 10 a 15 dias depois da região de Huelva, a estação de pêssegos, nectarinas e damascos deve começar na região de Múrcia e, cerca de uma semana depois, a estação de ameixas. Nas regiões espanholas de Badajoz e Lérida, a temporada de frutas de caroço começará um pouco mais tarde. No Brasil, a plantação e o cultivo de nectaria cresce, simbolizando o aumento no ano de 2019. Os frutos originários da Espanha são de alta qualidade todos os anos e os produtores espanhóis esperam que este ano a situação seja semelhante, principalmente porque, devido aos danos causados ​​pela geada nos países da Europa Oriental, a importação desses frutos será realizada em larga escala.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *