Home / Plantas / Planta Lágrima De Cristo Pergolado: Jardins E Fotos

Planta Lágrima De Cristo Pergolado: Jardins E Fotos

A variedade de plantas ornamentais que temos à nossa disposição é tanta que dá pra fazer inúmeros arranjos e construções muito bonitas. É o caso, por exemplo, de usar a lágrima de cristo em pergolado, ornamentando de maneira belíssima o seu jardim.

Vamos saber como fazer isso a seguir.

Primeiro De Tudo: O Que É Pergolado?

Também chamado de pérgula ou pérgola, trata-se tão somente de uma construção que tem por finalidade fazer uma cobertura em jardins, composto por colunas paralelas. Significam basicamente proteções vazadas. Podem ser imensas galerias, ou simplesmente pequenos sombreados de alguns metros quadrados.

No caso de pergolados aqui no Brasil, estes precisam ser bem arejados, devido ao clima quente, para não abafarem as plantas. Se a função da construção for apenas fornecer sombra às plantas, uma cobertura leve pode ser usada, como vidro, por exemplo.

Os pergolados podem ser feitos a partir dos materiais mais diversos, como concreto pré-moldado, estruturas metálicas e madeira (este, o material mais usado nesse tipo de construção). Os pergolados de madeira possuem a vantagem de darem um ar, ao mesmo tempo, natural e rústico ao ambiente em que estão.

Já em relação às intempéries, algumas dessas estruturas podem ser cobertas com chapas de vidro, ou mesmo policarbonatos, o que deixa o espaço com um aspecto mais moderno. Só é importante ficar atento à localização da construção, pois caso ela esteja em um lugar que bata muito sol, a cobertura de vidro pode aquecer o ambiente de maneira excessiva.

Mas, como aplicar a planta lágrima de cristo a um pergolado qualquer? É o que veremos logo mais.

Lágrima De Cristo E Pergolado: Como Fazer Essa União?

É preciso salientar que essa planta é bastante sensível a locais frios, e, por isso, é do tipo que se dá muito bem em lugares onde haja sol pleno. É aí que pode entrar uma boa junção entre essa planta e uma construção, como o pergolado.

Colocando a lágrima de cristo na parte de cima da construção, onde ela possa levar uma quantidade boa de luz solar, além de cobrir o pergolado com uma planta muito bonita, dando um charme todo especia a ele, você ainda consegue dar a essa planta a seu sustento necessário. Nesse sentido, a construção pode servir como uma espécie de caramanchão, tendo uma cobertura repleta de belas plantas ornamentais.

Porém, para que esse tipo de estrutura dê certo, o mais recomendável é usar madeira como material (preferencialmente, troncos de madeira paralelos entre si, com certos espaço entre eles, para que dessa forma a planta possa enraizar, e os seus galhos se entrelaçarem nesses troncos).

Como Cuidar Da Lágrima De Cristo Em Pergolados?

Por ser uma trepadeira com tendências invasoras, a lágrima de cristo é o tipo de planta ideal para fazer uma espécie de jardim suspenso em pergolados, onde seus galhos irão se entrelaçar com grande facilidade. Porém, como se trata de uma planta invasora, ela também precisa ser contida quando ultrapassar certos limites. Além de retirar folhas e galhos que estejam secos, é recomendado fazer a sua poda para conter galhos que fujam do controle (preferencialmente, no inverno).

Importante destacar que essa espécie de planta pode atingir cerca de 3 metros lineares através de seu ramo principal, e mais a expansão lateral de seus ramos que sejam adjacentes. Ou seja, dá pra compôr um pergolado de cima a baixo, e que tenha um bom tamanho. A lágrima de cristo ficará não somente em sua cobertura, mas, em suas laterais também.

Contudo, também é importe frisar que se trata de uma planta que não tolera geadas, muito menos, mudanças bruscas de temperatura. Em suma, os pergolados que serão ornamentados com ela precisam estar localizados em lugares de temperaturas amenas, onde a umidade seja alta. Neste último caso, se a umidade não for suficiente, regas diárias podem facilitar as coisas.

Lágrima De Cristo Em Pergolado
Lágrima De Cristo Em Pergolado

Em termos de florescimento, a lágrima de crista desabrocha suas flores o ano todo, mas principalmente na Primavera e no Verão. Inclusive, adubações com fertilizantes químicos do tipo NPK 10-10-10, sempre no inverno, podem ser úteis para o crescimento e desenvolvimento da planta.

Outras Plantas Que Se Dão Bem Em Pergolados

  • Tumbérgia: as flores de coloração azul dessa planta desabrocham durante todo o ano, especialmente em altas temperatura e a sol pleno (ou seja, mais uma ótima planta para ser usado na cobertura de pergolados).
  • Maracujá: aqui temos uma planta cuja folhagem cresce de maneira bem vigorosa, ótima para cobrir um pergolado de cima a baixo. Importante frisar que os frutos da planta só irão aparecer se houver outro pé de maracujá nos arredores, pois é preciso que haja a polinização entre elas.
  • Alamanha: os ramos dessa planta são bastante pesados, portanto, a estrutura usada em pergolados precisa ser bastante robusta para aguentar o seu peso. Seus botões de coloração amarelada aparecem em várias épocas do ano, principalmente em locais que sejam quentes.
  • Jasmim-dos-açores: planta de origem africana, e que exala um perfume bem forte e característico, o que pode deixar o seu pergolado com um ar bem exótico. Gosta muito de sol pleno, e é o tipo de espécie que se dá muito bem em litorais.
  • Dipladênia: esta daqui é mais uma planta que aprecia muito climas quentes, porém, infelizmente, floresce de maneira muito rápida. Tem ramos leves (o que pode ser um facilitador para pergolados menos robustos), e é outra plana que adora ser cultivada próximo ao litoral.
  • Buganvília: planta que dá cachos bem coloridos, indo do branco ao vermelho bem vivo, o que certamente deixará o seu pergolado com um aspecto muito bonito. Gosta muito de sol pleno, e até tolera invernos (contanto que sejam amenos).

Conclusão

A planta lágrima de cristo é daquelas que são bastante simples de serem cultivadas, além de comporem um visual muito bonito. Por serem trepadeiras invasoras, trata-se de um ótimo espécime para ornamentar um pergolado, bastando que você tenha cuidados mínimos com ela, em especial, no inverno.

No geral, essa é uma combinação que pode fazer muito bem ao seu jardim, unindo um espaço particular com coisas totalmente naturais.

Veja também

Como se Faz Mastruz com Leite ?

A medicina natural está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Neste cenário, nomes famosos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *