Home / Plantas / O Que é Bom para Plantar em Casa?

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, hoje temos uma série de dicas para vocês. 

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Tudo isso vai depender do que você deseja ter em sua casa, versus o espaço disponível que você tem. Você pode plantar por exemplo alguns tipos de hortaliças, é bem comum pessoas que possuem casa um pé de alface por exemplo. Outras pessoas com menos espaço podem cultivar em pequenos espaços algumas ervas que servem como tempero ou remédio e é uma ótima ideia.

Agora, se você possui um quintal grande e espaçoso, pode pensar em árvores maiores, por exemplo uma laranjeira, um limoeiro entre outras. Hortaliças maiores também são bem vindas como brócolis, abobrinha e berinjela por exemplo.  Mas na realidade dos dias de hoje a verdade é que falta espaço para área verde, por isso devemos buscar alternativas como vasos, janelas, varandas e sacadas.

Dicas

Plantar em Vasos
Plantar em Vasos

Outra coisa que deve ser levada em consideração é a forma que você deseja plantar, vai utilizar sementes ou mudas prontas? Quando se utiliza sementes no plantio, o seu desenvolvimento é muito mais lendo. Embora em alguns casos seja o ideal, como é o caso da cenoura e também da beterraba. Agora, se você for uma pessoa mais impaciente e prática, opte pelas mudas que já estão com meio caminho andado. Mudas de alface são ótimas. Outro benefício das mudas é que não existe período ideal, elas podem ser plantadas a qualquer momento. Se optar pelas sementes vai precisar pesquisar a época ideal de acordo com o que escolheu.

Ervas em Vasos

Para quem tem pouco espaço em casa, ou mora em apartamento, manter um vaso com ervas é uma ótima opção. Você vai poder escolher de acordo com seu gosto a melhor erva, elas servem para temperar e aromatizar pratos, além de chás medicinais. Os preferidos e mais populares costumam ser a salsinha, a cebolinha, o alecrim, o manjericão e o orégano.

Dicas para Plantar Temperos

Tempero na Cozinha
Tempero na Cozinha

Tomilho – Um vaso pequeno é suficiente para cultivar esse tempero, ele vai precisar ficar em um local que tome bastante sol. Ele alcança 30 cm de altura no máximo.

Hortelã – A hortelã pode ser plantada em vaso maior pois ela se espalha, a terra do vaso deve estar constantemente úmida e também precisa de um local onde receba sol o dia todo. Nunca plante nada no mesmo espaço que ela, pois suas raízes podem acabar matando outras espécies.

Alecrim – Escolha um local ensolarado para ele. Escolha um vaso com profundidade entre 30 e 40 cm, além disso o ideal é que seja redondo.

Orégano – Ele não precisa de muito espaço, um vaso pequeno é suficiente. Prepare para ele um solo leve que permaneça úmido e em local bem iluminado.

Manjericão – Este precisa de um vaso bem maior, já que cresce muito mais que os outros, chegando a 60 cm de altura. Ele precisa receber sempre água e também de um local que receba uma boa dose de sol.

Como Cuidar das Plantas em Casa?

É muito importante cuidar das suas plantas, uma manutenção é necessária para o seu bom desenvolvimento. Por isso o ideal é a cada 90 dias retirar as folhas que já tiverem amarelas e também as folhas secas, no mesmo período é bom dar uma revirada na terra, mas faça isso com muita delicadeza para não estragar a raíz da sua planta. Esse tipo de horta cultivada dentro de vasos costumam ter a durabilidade de 6 meses a 1 ano. Depois disso vai ser necessário descartar esta plantinha e plantar uma nova.

Uma dica de ouro é oferecer adubo para sua planta ao menos de seis em seis meses. O ideal é sempre optar por adubos orgânicos, ainda mais que as plantas vão fazer parte da sua alimentação. Verifique sempre se não apareceram pragas na horta. O mesmo cuidado com o adubo deve ser com os inseticidas, opte pelos naturais e nunca pelos químicos.

Hortaliças em Vasos

Hortaliças em Vasos
Hortaliças em Vasos

Saiba que grande parte delas podem ser cultivadas em casa, mesmo que utilizando vasos. Por exemplo, é possível cultivar alface, espinafre, rúcula, tomate, cenoura, rabanete, beterraba entre outros. 

Rúcula – A rúcula deve ser plantada através de sementes, basta semear na superfície da terra. Escolha um vaso médio, pois as raízes dela não são tão grandes, elas devem ter pelo menos 20 cm de fundura. É muito simples cultivar rúcula em uma pequena horta em casa, depois de plantadas você já pode colher pela primeira vez 1 mês após o plantio. Elas não precisam de sol, e preferem um clima mais fresco, por isso elas podem ficar até mesmo dentro de casa.

Alface – Para plantar alface na sua casa, você vai precisar escolher um local onde bata bastante sol para começar, pois ele precisa de pelo menos 5 horas de sol todos os dias, além de um ambiente ao ar livre. Na hora de escolher o vaso que vai utilizar, cuide para que ele tenha pelo menos 22 cm de profundidade . Você pode preferir utilizar uma floreira para plantar seus pés de alface, pois ela tem mais espaço e você pode ter mais de um pé de alface. Cuide do solo para que ele seja enriquecido, você pode adubar com matéria orgânica. Regue seu pé de alface dia sim e dia não. Todo o processo de plantar até a colheita deve levar cerca de 60 a 90 dias.

Tomate –  Quem gosta de tomate irá adorar ter tomates frescos na horta. Escolha um local que bata sol e que seja bem arejado, essa planta deve receber pelo menos 4 horas de sol por dia. Escolha um vaso que tenha pelo menos 40 cm de profundidade. Você deverá semear as sementes no solo no período que vai de abril até junho. Mantenha o solo úmido, quando surgirem flores, você deve fazer uma poda de limpeza

Veja também

Laranjeira

Como Cultivar Pé de Laranja?

A fruta laranja é muito popular no nosso país, por conta disso ela é a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.