Home / Plantas / Composição Nutricional da Farinha de Trigo Branca, Ph e Amido

Composição Nutricional da Farinha de Trigo Branca, Ph e Amido

A farinha de trigo branca é a mais usada no mundo todo. Isso porque ela tem o poder de deixar seus produtos feitos dela bem macios e gostosos, como bolos e pães. Entretanto, para que ela tenha essa maciez, é preciso que ela passe por alguns processos, os chamados processos de refinamento, até chegar nela branquinha. Esses processos acabam mudando sua composição nutricional, assim como seu pH e quantidade de amido. E é sobre isso que iremos falar no post de hoje, mostrando um pouco das características gerais da farinha de trigo branca, assim como toda a sua composição. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais da Farinha de Trigo Branca

A farinha de trigo branca, também chamada farinha de trigo refinada, é feita a partir dos grãos de trigo que depois vão passar por um processo de refinamento. Nesse processo, são retirados o germe do trigo e também sua casca. São esses dois elementos que estão contidos os principais nutrientes do trigo, como as vitaminas, fibras e minerais. Quando retirados, a composição final da farinha de trigo branca só fica com o glúten e o amido. Por só ter esses dois componentes, é que ela fica branca, mais leve e macia.

Essa farinha é uma fonte de carboidratos simples, ou seja, são carboidratos que são facilmente metabolizados e absorvidos pelo organismo, transformando-se assim em energia de forma mais rápida, como para quem vai fazer atividade física. Os alimentos que são feitos a partir dela, são ótimos para quem precisa de energia o mais rápido possível. O problema, entretanto, é que não possuem quase nada dos nutrientes que a versão integral da farinha de trigo possui, diminuindo bastante a quantidade de benefícios que ela dá para nosso organismo. Apesar das diferenças em nutrientes, a quantidade calórica entre a farinha de trigo branca e a integral é a mesma, não fazendo diferença para quem está de dieta.

Em benefícios podemos ter o fato que os produtos feitos a partir da farinha branca são mais leves e macios, por isso a maioria dos bolos, pão de ló e outros são feitos com ela, ao contrário da farinha integral, que costumam trazer uma textura mais seca e dura. O trigo é um dos alimentos mais antigos que os seres humanos consomem. De acordo com estudos, ela está presente em nossa dieta desde 10.000 a.C, quando era utilizada para fazer pão. Com o tempo, o trigo, e a farinha, continuaram sendo essenciais para a alimentação da população mundial.

Quem é vegetariano ou vegano, o trigo também é muito importante. Isso porque ele contém glúten, que é uma fonte de proteína vegetal, de concentração na farinha de até 10%. A proteína perdida quando deixam de comer carne pode ser encontrada na farinha.

Composição Nutricional da Farinha de Trigo Branca

Para entendermos melhor quais os benefícios, malefícios e também composição da farinha branca, é preciso entendermos melhor sua composição nutricional. Veja a seguir essa composição nutricional da farinha de trigo branca a cada 100 gramas dela:

  • Energia: 1523 kj;
  • Calorias: 364 quilo calorias;
  • Carboidratos: 76,31 gramas;
  • Gorduras totais: 0,98 gramas;
  • Dessas sendo, gordura saturada: 0,155 gramas;
Farinha de Trigo Branca Características
  • Gordura monoinsaturada: 0,087 gramas;
  • Gordura polinsaturada: 0,413 gramas;
  • Colesterol: 0 mg;
  • Fibras: 2,7 gramas;
  • Sódio: 2 mg;
  • Potássio: 107 mg;

A repartição das calorias fica em:

  • Carboidratos sendo 86%;
  • Proteínas sendo 12%;
  • Gorduras 2 %

Baseado no IDR de 2000 calorias por dia para uma pessoa, 100 gramas de farinha de trigo equivalem a 18% das calorias totais que podem ser ingeridas dessas 2000.

Ph da Farinha de Trigo Branca

O pH existe e está presente em todos os alimentos, seu nome todo é potencial hidrogeniônico. O valor do pH vai oscilar entre 6,0 e 6,8 no máximo para as farinhas de trigo. É por ele que conseguimos descobrir todos os tratamentos que a farinha sofreu, mostrando as grandes alterações, como é o caso do alvejamento com cloro nelas. Existe uma legislação vigente no Brasil, que determina o método de determinação de acidez pela acidez graxa. Ela mostra então o resultado de mg de KOH (o hidróxido de potássio) a cada 100 gramas de farinha de trigo. Cada tipo de farinha terá uma variável diferente. No caso da farinha de trigo branco, esse valor é de no máximo 50 mg de KOH para cada 100 gramas de farinha. O que podemos concluir, é que a farinha de trigo branca é extremamente ácida.

Outra forma é a partir da determinação da acidez que há indicação do estado de conservação de determinado produto. Essa análise pode ser realizada de três formas diferentes: em extrato aquoso, ou em extrato alcoólico da amostra e por último em extrato obtido com éster de petróleo (para ver a acidez da gordura do produto). Um dos casos que podem ser vistos quando há deterioração da farinha durante sua armazenagem, é que a acidez da gordura (pelo éster de petróleo) aumenta de forma mais rápida do que a acidez dos extratos aquosos e alcoólicos.

Amido da Farinha de Trigo Branca

O amido é um polissacarídeo, que é formado por várias moléculas de glicose. Todos os vegetais possuem amido, já que é a partir dele que conseguem energia durante a época de germinação ou dormência da planta. Os grãos, como trigo, são os locais que mais possuem reservas de amido. No caso do trigo, isso pode chegar em até 90%. Na farinha de trigo branca, a gente vê claramente uma enorme quantidade de amido, já que como falamos, durante o processamento muitas partes do cereal saem, deixando somente o amido.

Mas, para que serve esse amido afinal? Ele é utilizada em especial para obtenção de energia, considerado a principal fonte de carboidratos dos humanos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender um pouco mais sobre a composição nutricional, ph e amido da farinha de trigo branca. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre farinha de trigo e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *