Home / Plantas / Nectarina Sunblaze: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

Nectarina Sunblaze: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

As nectarinas são muito semelhantes aos pêssegos em seus requisitos e características, a única diferença é que eles não têm as peles difusas distintas. A fruta é muito mais brilhante que o pêssego.

Prunus Persica Var. Nucipersica

Existe uma grande variedade de variedades que são cultivadas em todo o mundo. A cor da pele varia de vermelho brilhante a laranja. A pedra (o caroço) pode estar aderida ou não à polpa. A cultura das nectarinas suscitou nos últimos anos um enorme interesse mundial entre os produtores de frutas.

As nectarinas vêm para a colheita na primavera e continuam no verão. Se você conhecer suas nectarinas e escolher entre as variedades de colheita precoce, média e tardia, poderá comer nectarinas locais frescas na sua mesa por quase metade do ano. O nome nectarina é derivado da palavra grega néctar, que significa “líquido doce”. Essa é uma descrição justa da carne suculenta da nectarina: doce. Mas às vezes também pode ser azedo e picante.

As nectarinas são árvores de folha caduca que geralmente crescem a cerca de 4,8 m de altura. A nectarina é menos resistente que o pêssego. O fruto da nectarina é suave e brilhante; não há penugem felpuda como você encontraria em um pêssego. Em média, a nectarina é menor que um pêssego, geralmente com cerca de 7,5 cm de diâmetro.

A nectarina não é um cruzamento entre uma ameixa e um pêssego, como alguns dizem. A nectarina é uma variedade de pêssego. As nectarinas têm uma afinidade de sabor por amêndoas, damascos, champanhe, cerejas, creme, gengibre, mel, pistache, ameixa, porco, aves, vinho tinto, creme de leite, açúcar, baunilha, nozes e vinho branco.

A nectarina é nativa da China. Por volta de 2.000 anos atrás, os agricultores chineses começaram a notar que alguns pêssegos ocasionalmente produziam nectarinas espontaneamente. (Charles Darwin notou a mesma coisa muito mais tarde.) Com o tempo, as nectarinas foram cultivadas para se tornar sua própria variedade de pêssego.

Variedades de Nectarinas
Variedades de Nectarinas

Em 1857, o horticultor americano AJ Downing observou que havia 19 variedades de nectarinas na América do Norte. Hoje, existem mais de 100 cultivares de nectarina. Ainda hoje, em quase qualquer lugar do mundo onde você cultiva pêssegos, haverá versões espontâneas e locais da nectarina.

A Disponibilidade e o uso de Nectarinas

Selecione nectarinas que são perfumadas e não muito duras. Uma nectarina madura deve dar uma leve pressão na costura. Evite nectarinas de cor esverdeada ou muito duras, rachadas, machucadas ou com manchas. A escolha de uma nectarina madura não tem muito a ver com a cor da fruta.

A cor da pele (geralmente amarela profundo e/ou de tons de rosa a vermelho escuro) indica variedade, não maturidade. Para encontrar uma nectarina madura, procure por uma sensação gordurosa e leve ao pressionar a costura.

Depois de mordê-la ou cortá-la, a polpa da nectarina (que pode ser branca ou amarela com reflexos vermelhos perto da pedra) ficará perfumada e suculenta. As nectarinas mantêm-se por alguns dias em temperatura ambiente, um pouco mais se forem refrigeradas.

Amadurecimento das Nectarinas
Amadurecimento das Nectarinas

Armazene as nectarinas embaladas com folga para evitar a propagação do mofo. Lave-as imediatamente antes de usar. Você pode acelerar o amadurecimento das nectarinas colocando-as em um saco de papel fechado.

Você pode congelar as nectarinas: primeiro descasque e remova os caroços que podem deixar um sabor amargo se não forem removidos. Use nectarinas maduras para fazer uma compota ou purê. Para facilitar o descascamento de uma nectarina, mergulhe-a em água fervente por um minuto e depois esfrie-a em água fria.

Use nectarinas descascadas rapidamente ou polvilhe-as com suco de limão ou lima ou vinagre para evitar a descoloração da carne. Coma nectarinas fora de mão. As nectarinas também podem ser cozidas secas, enlatadas, cristalizadas ou congeladas.

Prepare nectarinas como pêssegos; eles podem substituir os pêssegos na maioria das receitas. Corte as nectarinas em crepes, bolos, compotas ou saladas de frutas. Purê de nectarinas para uso em sorvetes, iogurtes, mousse, pudins,etc. Use nectarinas para fazer geleias também.

Variedades de Nectarina

A cultura das nectarinas suscitou nos últimos anos um enorme interesse mundial entre os produtores de frutas. Citamos a seguir as variedades mais representativas. Entre os mais importantes destacam-se:

Armking, Sunred, Maygrand, June Red, Morton, Nectared 2, Early Sungrand, Rhone Gold, Independence, Nectared 5, Nectared 4, Stark Sunglo, Sungrand, Flavortop, Stark Red Gold, Fantasia, Nectared 6, Le Grand, Nectared 8, Nectário 9. entre outras variedades.

Classificação de Nectarinas
Classificação de Nectarinas

Uma maneira de classificar todas essas variedades é de acordo com o tipo de flor que elas carregam, assim, por exemplo, no grupo de flores rosáceas, encontramos as variedades Early Sungrand, Red June e Nectared 6. A variedade Armking pertenceria ao grupo das flores campanuladas.

A textura da carne de nectarina é semelhante à da ameixa, de cor amarela e interior avermelhado, onde a carne fica ao lado do caroço. No entanto, de acordo com as variedades e a área de produção, essas características podem sofrer alterações.

Nectarina Sunblaze: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

O nome científico de toda a nectarina é o mesmo. Conforme já mencionado desde o início, o nome botânico é prunus persica var. nucipersica. E também como já mencionamos bastante, a nectarina nada mais é do que uma variedade de pêssego que passou a ser explorada comercialmente de forma independente.

No decorrer dos anos, muitas pesquisas e modificações genéticas tem sido feitas pra aperfeiçoar as diferenças que a nectarina já apresentava naturalmente em relação ao pêssego, como a casca mais lisa, a forma mais arredondada, a polpa mais tenra e adocicada. O nome nectarina, aliás, faz referência a néctar pra destacar seu sabor doce.

A variedade sunblaze faz jus a todas essas características, oferecendo um fruta bonita, com sua forma redonda ovalada e saborosa, com polpa muito cheirosa e amarelada que adere a pedra. Uma casca lisa e tricolor (verde, amarelo e vermelho, mas com o vermelho predominando intenso e brilhante).

Outra vantagem da variedade sunblaze está na sua produtividade bem adaptada ao clima brasileiro por não exigir muito frio pra seu cultivo, mas tolerar um clima mais temperado e tropical. Apesar disso, a maior produção da variedade, como de outras nectarinas, é predominante na região sul do Brasil.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *