Home / Plantas / Violeta Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Violeta Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hoje vamos falar sobre uma flor muito popular e amada por muitos que se chama violeta. Separamos hoje alguns fatos interessantes sobre essa planta tão incrível, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Fatos Interessantes sobre a Violeta

Essa não é apenas uma flor bonita e encantadora, ela possui diversos outros fatores que a tornam tão especial, é uma espécie cheia de significados que a tornam única. Muitas pessoas gostam de entender o que cada flor simboliza antes de presentear alguém ou simplesmente decorar a sua casa, essa em especial carrega simbolismos muito interessantes como a pureza, a lealdade e a modéstia. Se atente com carinho a esses significados antes de presentear uma pessoa querida. Ela ainda carrega outros significados importantes como a elevação da espiritualidade, é uma flor misteriosa mística. Se você quer transferir carinho e afeto a alguém não vai errar na escolha de um lindo vaso de violetas.

Saiba que o significado dessa flor pode mudar bastante também de acordo com o cenário que ela está inserida, podemos citar por exemplo um lindo buquê de violetas que quando usado para presentear indica promessa de fidelidade de felicidades. Caso você tenha um sonho com a violeta, isso pode representar o compromisso com alguém, ou casamento.

Curiosidades Sobre a Violeta

Violeta
Violeta

Essa flor tão delicada e pequenina tem um perfume bastante discreto, é muito procurada por pessoas com essas características. É uma flor muito famosa no mundo todo, pois são lindas e muito fácil de serem cuidadas, além de se adaptarem muito facilmente em diversos tipos de climas.

Separamos aqui algumas informações sobre tudo o que você precisa saber sobre as violetas, além de curiosidades incríveis que você não pode deixar de conhecer.

São flores muito populares nos dias de hoje, mas você sabia que ela já estava presente nas casas das pessoas desde o império grego? Pois é, essa flor já está encantando o mundo há muitos anos. Inclusive já foi eleita como uma das flores mais incríveis do planeta, e não tem como contestar essa informação.

Por se tratar de uma planta antiga acredita-se que seja nativa da Europa e já possui centenas de anos, os gregos amavam violetas, eles acreditavam que ela representava o sentimento entre Zeus e a sua sacerdotisa, o amor.

Era a queridinha dos romanos também, existe uma história que conta que o imperador da época entre 218 e 222 exigia banhos que contivessem violetas, também eram utilizadas na decoração de onde vivia, e inclusive as violetas eram utilizadas até em algumas sobremesas como o manjar.

Dentre tantas subespécies de violetas cultivadas, no nosso país a mais encontrada é a famosa violeta africana. Também é uma subespécie bem antiga, ela foi encontrada no ano de 1928 por um barão alemão da época que também era pesquisador.

É uma planta perene, por este motivo se você cuidar dela direitinho certamente será presenteado com flores durante o ano inteiro.

Fotos

Essas flores são de uma família chamada Violaceae, conhecida cientificamente como Viola. Elas possuem uma variedade elegante de flores, que podem ser da cor roxa, branca e até com mais de uma cor como rosa e branco.

Saiba que que plantas que possuem uma folhagem de verde brilhante e com talos mais longos na maior parte das vezes exigem mais luz, enquanto as com folhagens mais claras e opacas precisam de menos luz.

Quando essas plantas recebem pouca luz dificilmente vão ser capazes de florescer, por outro lado luminosidade em excesso pode causar danos como a atrofia da planta, a fraqueza de suas folhas, e folhas pálidas.

É uma planta que precisa de alguns cuidados especiais, mas fique tranquilo pois se dissemina com facilidade gerando mudas. Para conseguir isso é apenas necessário uma folha que esteja saudável, agora é só plantar ela em uma cova rasa em um substrato bacana e realizar a rega.

É importante saber que o replantio dessa planta deve ocorrer apenas uma vez no ano, mas também pode ocorrer quando o seu caule já possuir 3 cm de comprimento.  O replantio dessa flor pode ser feito utilizando uma faca ou uma espátula, com cuidado limpe tirando os brotos laterais indesejados.

Saiba que nem todas as violetas são da mesma forma, elas possuem ainda subespécies diferentes. No Brasil a mais comum de ser cultivada é a africana, mas existem muitas outras.

Dicas

  • Mesmo que a violeta consiga viver em ambientes internos da sua casa, não se esqueça que ela precisa de luz, além de um substrato bem drenado. Mas atenção, elas não toleram sol diretamente sobre si, o ideal é escolher um ambiente de meia sombra, pois assim ela não ficará queimada ou desidratada. Você pode optar por colocar uma violeta da janela, por exemplo.
  • Já com relação a temperatura, saiba que eles precisam de clima ameno, portanto nem muito quente e nem muito frio.
  • Elas precisam de um ambiente bem ventilado para que seja possível fazer a fotossíntese através de suas folhas. Se o local não ventilar bem, elas correm mais risco de doenças e ficam amareladas.
  • É indicado que ela seja plantada em vasos de cerâmica, e também utilizar condicionador de solo da classe A, pois é mais natural e são mais benéficos.
  • Caso decida plantar a sua violeta no solo de forma direta, observe se ele está em boas condições para receber essa planta. Ele precisa ser bem drenado, ser protegido da luz direta do sol, receber bastante luz e um clima ameno.
  • Também não pode exagerar na quantidade de água, você pode encharcar sua raíz que é delicada, o solo precisa ser bem aerado. Nunca deixe sua violeta em vaso de plástico.
  • Para não perder a mão na hora de regar essa planta, pode fazer isso dia sim e dia, não sempre verificando se o solo está úmido.
  • Assim que plantar ou replantar a violeta espere suas novas raízes surgirem para só depois fertilizar. Depois de 15 em 15 dias utilize um adubo próprio para violetas.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.