Home / Animais / Qual é a Diferença entre Hamster e Porquinho da Índia?

Qual é a Diferença entre Hamster e Porquinho da Índia?

Você sabe qual a diferença entre um Hamster e um Porquinho da Índia? Para ficar mais fácil vamos descrever cada uma dessas espécies para começar.

Características do Hamster

Hamster
Hamster

Esses animais possuem dentes que não param de crescer, são incisivos gigantes, por esse motivo eles precisam desgastar de alguma forma para controlar esse crescimento. A expectativa de vida de um hamster é de dois anos de vida, mas um ou outro pode viver entre três e quatro anos , tudo depende da espécie. Saiba que existem algumas espécies desses animais por aí. Geralmente vivem em locais semidesertos e vivem em tocas. As tocas desses animais possuem túneis dentro, onde eles guardam comida e podem dormir seguros. Possuem hábitos noturnos, por esse motivo passam o dia todo dormindo nas tocas e vão em busca de alimento à noite quando está mais fresco. Não enxergam muito bem, mas compensam isso no olfato, e também na sua audição. A bochecha desses animais se dilatam o suficiente para que consigam transportar comida para dentro da toca. Esse animal se tornou tão popular que hoje é adotados como pet, mas saiba que são espécies específicas. São animais afetuosos e dóceis e por isso tem conquistado tantas pessoas As espécies de pet são o hamster sírio e o anão russo. Esse último tem uma pelagem densa e listrada com branco e preto. Já sírio tem uma coloração variada entre castanho, amarelo e preto. É um animal individualista, mas ainda assim é capaz de ser adestrado com reforço positivo aprendendo alguns truques. São bem independentes e não precisam de muitos cuidados.

Porquinho da Índia

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia

A expectativa de vida desses animais é de 10 anos, mas na realidade variam entre quatro e seis anos de vida. São animais sociáveis, porém territorialistas, se reproduzem com muita facilidade. Eles devem acasalar por volta dos quatro meses de idade o macho e as fêmeas entre três e sete meses. A gestação da fêmea dura entre 59 a 72 dias, os filhotes vêm ao mundo com aproximadamente 7,62 cm, e devem desmamar em três semanas. Muitos bonzinhos mordem raramente se perturbando.

No ano de 1979 um porquinho da índia chamado Snowball morreu com 14 anos e 10 meses de vida, foi o animal que mais viveu. No ano de 2019 uma porquinha da índia fez 13 anos de vida, mas acabou falecendo antes de superar seu amigo.

O porquinho da índia macho adulto mede em torno de 25 cm, pesa entre 1200 e 1500 g, ainda menores que eles são as fêmeas que medem cerca de 20 cm e pesam entre 900 e 1200g. São animais pequenos e bem leves.

Qual é a Diferença entre Hamster e Porquinho da Índia?

Muitas pessoas se confundem quando se deparam com esses dois animais, ao primeiro olhar realmente pode causar confusão nos leigos. Caso você esteja interessado em adotar uma dessas espécies mas ainda se confunde com elas, podemos te ajudar a entender sobre as suas diferenças, por outro lado são bem parecidos quando o quesito é animal brincalhão e carinhoso.

  • Em primeiro lugar é importante saber que qualquer animal precisa de diversos cuidados e muita responsabilidade, antes de decidir adotar um pet você precisa saber se vai atender as necessidades dele, independente do pet escolhido.
  • Mas então bora lá entender essas diferenças e acabar com as dúvidas de uma vez por todas.
  • Para começar, como vimos acima a primeira diferença entre eles é com relação a expectativa de vida, o hamster vive menos, cerca de três anos, enquanto o porquinho da india pode viver até oito anos de vida.
  • Outro ponto fácil de visualizar é o tamanho de cada um deles, o porquinho da índia é bem maior que o hamster, mas ainda sim é um animal de pequeno porte.
  • Com relação aos hábitos alimentares de cada um deles, saiba que é bem similar. Tanto um como o outro comem ração, legumes, verduras e frutas. A diferença está no fato que o hamster precisa de uma proteína animal, enquanto os porquinhos da índia se alimentam exclusivamente de vegetais.
  • Por esse motivo, embora ambos se alimentam de ração, não é a mesma para todo mundo, ok?
  • Agora com relação aos cuidados com cada um deles não é muito diferente um do outro, ambos necessitam de um espaço confortável, de um local cercado ou de uma gaiola que sejam sempre bem limpas. Precisam de alimentos disponíveis e água limpa e fresca. Também é necessário que tenham um espaço seguro fora da gaiola para brincar e gastar energia algumas horas por dia.
  • Cada um tem sua própria personalidade, o porquinho da índia demonstra mais afeto aos humanos, e são mais dependentes de atenção. Já os hamster são mais independentes, mas isso não quer dizer que não gostem e não precisam de carinho e atenção.
  • Agora a higiene das duas espécies também são bem parecidas, eles podem tomar banho, mas saiba que não precisa ser tão frequente, consulte um veterinário. Recomenda-se banhos apenas entre 3 ou 4 meses de intervalo, pois eles acabam limpando sozinhos com a língua. Evite estressar o seu animal com banhos frequentes ou produtos que possam causar algum incômodo.

Saúde do Hamster e do Porquinho da Índia

Porquinhos da Índia
Porquinhos da Índia

Saiba que são animais bem saudáveis, é raro que surjam problemas de saúde nessa espécie, a não ser que aconteça algum problema no percurso. Consulte um veterinário.

Alguns problemas são comuns em ambos, excesso de peso por falta de energia, e os dentes que não param de crescer. Ofereça brinquedos que possam ajudar nesse desgaste, e também para que possam gastar energia.

Deu para perceber como esses animais são incrivelmente semelhantes? São pets perfeitos por exigirem pouca manutenção, não precisarem de tanto espaço e conviverem bem com a família. Agora a decisão final só depende de você, analise com cuidado cada característica aqui. Se você procura um animal bem pequeno o hamster pode te atender, mas se você busca um animal não tão maior assim, mas que viva mais, opte por um porquinho da índia.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.