Home / Plantas / Meu Pé de Ameixa Não Dá Fruto: O Que Fazer?

Meu Pé de Ameixa Não Dá Fruto: O Que Fazer?

Quem linda com esse tipo de cultivo, em muitos casos, percebe uma grande dificuldade em ver os frutos se desenvolverem! E isso, por veze, não está somente atrelado à árvore em si, mas também à ausência de um conhecimento de fato consistente acerca do assunto!

Ainda durante o século passado, a ameixa acabou cruzando o planeta até chegar finalmente em terras brasileiras. Ela de origem asiática, mas desembarcou por aqui com bastante sucesso, se multiplicando em vários cultivares.

Um Passo Atrás Na História E A Chegada Do Fruto No Brasil!

Os primeiros indícios do fruto foram identificados ainda nos anos 60, justamente o período onde o IAC – Instituto Agronômico de Campinas começou a dar os primeiros passos a diversos projetos considerados pioneiros para atribuir um aprimoramento genético da ameixa.

Porém, a ameixa é uma fruta ainda mais antiga, tanto que uma espécie que teve seu desenvolvimento na Europa (Prunus doméstica), por exemplo, pode ter mais de impressionantes dois mil anos de existência.

Ela ainda é reconhecida por algumas particularidades, sendo Oriunda do Cáucaso, com predominância no Hemisfério Norte, sendo capaz de produzir frutos mesmo sob temperaturas bem reduzidas.

Com relação à variedade que até então foi difundida em solo brasileiro, é importante destacar que se trata de uma espécie proveniente da China e, por isso, depende de menos frio para se desenvolver!

E embora não se saiba exatamente o motivo de fato, essa espécie é conhecida popularmente como a ameixa japonesa – a Prunus salicina!

O Que É Preciso Saber Acerca Do Cultivo Das Ameixas No Brasil?

O cultivo das ameixas em terras brasileiras ocorre de forma concentrada na região Sul e também Sudeste, mas isso está mudando um pouco com o decorrer dos últimos anos!

Isso porque, diante de todos os investimentos e esforços acerca de novas cultivares, as ameixas agora também podem ser encontradas de forma recorrente em locais com maior altura e onde o clima também é caracterizado por ser mais fresco – esse é o caso de Mucugê, na Bahia.

Características Importantes Sobre A Ameixa!

Pé de Ameixa
Pé de Ameixa

A ameixa é bastante famosa por conta de seu sabor doce, bem como de sua polpa mais firme e também extremamente aromática. Esse fruto, em geral, tem uma grande quantidade de suco, sendo uma das mais requisitadas nas festas de final de ano!

É um dos ingredientes mais interessante para promover a produção de geleias, recheios para bolos e tortas, bebidas destiladas, licores e demais tipos de doces.

Porém, grande parte de sua produção no Brasil é voltada para o consumo caracterizado como in natura – mas, isso não quer dizer que não seja uma fruta com excelentes perspectivas de exportação!

Detalhes Sobre O Pé De Ameixa Que São Sempre Fundamentais Conhecer!

Primeiramente, é importante destacar que a ameixeira pode chegar a ter cerca de 6 até 10 metros de altura, possuindo ainda um tronco bastante grosso, ramos substancialmente abertos e também longos.

Frequentemente a ameixeira apresenta uma média de 3 flores por gema, que podem até mesmo chegar a ter 5 botões. Na sua florada é comum poder vislumbrar a copa das árvores simplesmente coberta por pétalas ovaladas e bem branquinhas!

E Quando Se Inicia A Produção Da Ameixa?

Antes de entender detalhes dos motivos que podem estar acometendo a ameixeira, impedindo que ela produza frutos, é fundamental cerca-se de conhecimento a respeito dela!

Isso porque a produção de ameixas tende a começar somente depois de dois anos, que devem ser contados a partir do momento do seu plantio. Ou seja, é preciso cultivar e adotar cuidados por todo esse período para certificar que a árvore poderá ser produtiva!

O pico da ameixeira ocorre no prazo de 6 há oitos anos em média sendo que as épocas mais indicadas para realizar o seu plantio é no inverno, considerando os meses de junho e também julho.

O verão também pode ser uma época interessante para plantar o pé de ameixas, levando em conta os meses de dezembro e janeiro.

Uma dica valiosa para garantir que o pé de ameixa seja de fato saudável e frutífero consiste em evitar uma eventual área de cultivo que seja atrelado a outras frutíferas – isso pode impactar diretamente o desenvolvimento da ameixeira.

Além disso, recomenda-se dar preferencia a locais que sejam de fato bem próximos de água. Isso se dá, basicamente, por conta da evidente necessidade irrigação, algo que impacta substancialmente no desenvolvimento de suas mudas!

Dicas Que Podem Ajudar O Pé De Ameixa A Ser Mais Produtivo!

Uma das dicas que precisam ser levadas em conta para garantir que o pé de ameixa tenha um bom rendimento consiste em se adotar cuidados realmente fundamentais com relação às podas.

Nesse caso, para que se possa evitar árvores que acabem ficando, de certa maneira, sobrecarregadas de frutos (algo que pode ser bem mais comum do que se imagina, principalmente com relação às ameixeiras japonesas) a melhor alternativa é realizar o desponte dos ramos.

Isso porque o encurtamento dos ramos poderá estimular de fora realmente eficiente o crescimento vegetativo e ainda diminuir potencialmente a carga de frutas.

Produção de Ameixa
Produção de Ameixa

Uma outra dica interessante se refere aos porta-enxertos. Os mais usados nos viveiros são os de pessegueiros, do cultivar okinawa. Eles poderão ser grandes aliados para ajudar em um florescimento bem mais intenso e ainda contribuir para que se tenha uma produção mais precoce!

Outros Problemas Relacionados Ao Fato Do Pé De Ameixa Não Dar Frutos!

Os fatores ambientais, uma eventual deficiência nutricional e até mesmo a origem genética pode acabar contribuindo para que a frutificação do pé de ameixa não aconteça.

Há ainda o caso de uma defasagem  acerca do processo de polinização. Nesse caso, se houverem flores autoestéreis, a ameixeira poderá precisar de uma polinização cruzada para poder frutificar.

Para isso, pode ser preciso haver, pelos menos, duas variedades diferentes que sejam plantadas em um mesmo local, porém, com florescimentos coincidentes para que a fertilização das flores aconteça!

Se por ventura o seu pé de ameixa não estiver rendendo frutos, uma boa saída pode ser recorrer à expertise de um consultor relacionado à área de agricultura, que poderá fornecer mais orientações a serem adotadas!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *