Home / Plantas / Mamão Formosa Redondo: Tabela Nutricional e Fotos

Mamão Formosa Redondo: Tabela Nutricional e Fotos

Algumas frutas possuem espécies muito boas, cada uma melhor do que a outra. É o caso do mamão formosa, por exemplo, um dos melhores tipos de mamão que existem, tanto em relação ao sabor, quanto em se tratando de seus nutrientes, que trazem ótimos benefícios para a nossa saúde.

Inclusive, que tal conhecer a tabela nutricional dessa fruta, e os seus benefícios em geral para a nossa saúde? E, de quebra a curiosidade de que praticamente o mamão todo é comestível?

Vamos saber, então.

Valores Nutricionais do Mamão Formosa

O mamão é um alimento altamente recomendado por nutricionistas. Um dos motivos é que ele é um alimento rico em licopeno (são cerca de 3,39 g da substância para cada 100 g de mamão), vitamina C, além de minerais muito importantes para o nosso bem-estar. Inclusive, quanto mais maduro estiver o fruto, maior será a concentração desses nutrientes.

Pra se ter uma ideia, para cada porção de 100 g de mamão, estão cerca de 43 calorias apenas, e uma quantidade considerável da nossa amiga vitamina C (são 75% da dose diária recomendada nessa quantidade de mamão), além de uma quantidade moderada de folato (são aproximadamente 13% da dose diária recomendada).

Outras substâncias presentes no mamão formosa são carboidratos (11,6 g), proteínas (0,8 g), fibras alimentares (1,8 g) e sódio (3 mg). Só lembrando que esses são valores diários recomendados para uma dieta normal de cerca de 2000 kcal.

Benefícios Práticos do Mamão Formosa

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Brasil este em segundo lugar no mundo quando o assunto é a produção de mamão. Fica atrás apenas da Índia. Não é à toa, portanto, que essa é uma das frutas mais consumidas do país, podendo ser encontrada o ano todo, e a preços bem acessíveis.

Além disso, trata-se de um alimento que propicia muitas coisas boas para a nossa saúde. É comum, por exemplo, as pessoas associarem o mamão formosa a benefícios para as nossas funções digestivas, além de parecer ser bom para “soltar” o intestino. E, de fato, isso acontece, mas, devido a uma substância chamada de papaína, cuja sua principal função é ser anti-inflamatória. Além disso, as fibras presentes tanto em sua polpa, quanto em suas sementes, garantem que essa parte do nosso organismo funcione perfeitamente bem.

Benefício do Mamão
Benefício do Mamão

Quer mais um grande benefício desse tipo de mamão? Então, lá vai: ele é um alimento bastante rico em vitaminas. Até pelo fato dele fazer parte do grupo de vegetais amarelo-alaranjados, ele possui uma grande quantidade de carotenoides, os precursores da vitamina A, e que, ainda por cima, possui propriedades antioxidantes, o que ajuda na proteção à visão, à pele e reforçando o sistema imunológico. Ele também é rico em vitamina C, ajudando na produção de colágeno, e na produção de minerais, a exemplo do cálcio.

Escolhendo e Conservando o Mamão Formosa

Para que esse fruto esteja com plena condição de consumo, e ainda conserve todos os seus nutrientes originais, é preciso, primeiro, que a sua casca esteja íntegra, sem sinais de fungos, ou até mesmo de vazamentos.

É bom lembrar que se trata de uma fruta bastante delicada, e que o mínimo de toque já é possível identificar se a casca do mamão formosa está frágil ou não. Se sim, significa que está maduro, e precisa ser consumido bem rápido.

Mamão Formosa no Pé
Mamão Formosa no Pé

O ideal também é conservar esse mamão sempre na geladeira, especialmente, depois de fatiado.

Benefícios das Sementes do Mamão

Pois é, até mesmo as sementes do mamão formosa que você come podem trazer vantagens à sua saúde. A primeira delas é que desintoxicam o fígado, além de ajudar a tratar doenças, como a cirrose, por exemplo. Inclusive, um remédio natural bem eficaz para essa enfermidade é triturar as sementes do mamão formosa e misturá-las com uma colher sopa de suco de limão fresco. A recomendação, então, é para tomar essa mistura duas vezes ao dia, por, pelo menos, 1 mês inteiro.

Além disso, graças à fibrina, as sementes desse fruto ajudam numa melhor circulação sanguínea. Isso acaba reduzindo o risco da formação de coágulos, melhorando ma qualidade das células. Acredita-se, ainda, que a fibrina ajuda a prevenir o chamado derrame também. Mas, não só. O mamão possui enzimas proteolíticas com fibrina, e que são especialmente importantes para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas, já que promovem a circulação dos membros inferiores.

Propriedades antibacterianas e antivirais também fazem parte dos benefícios que as sementes do mamão formosa possuem. Isso se deve a substância e enzimas presentes nelas que tratam e curam muitas infecções.

Mas, afinal, como comer corretamente essa parte do mamão?Simples: depois de cortar o fruto pela metade, retire todas as sementes com uma colher. Bom destacar que elas ficam presas por uma substância gelatinosa que pode ser facilmente retirada com o uso de água corrente. Porém, elas são um tanto amargas, além de possuírem um sabor um pouco apimentado.

Nesse caso, as sementes podem ser consumidas tanto puras, ou adicionadas a molhos, saladas e sopas. Outra solução viável é fazer batidas, misturando-as com outras frutas. E, isso sem contar que elas podem substituir bem a pimenta do reino em qualquer prato que seja.

Ah, e ainda é interessante notar que a casca do mamão também pode ser consumida, já que ela possui uma quantidade maior de proteínas, fibras, potássio e fósforo do que a própria polpa da fruta. Você pode incluí-la em sucos, vitaminas, e até mesmo receitas de bolo.

Existe Algum Efeito Colateral ao Consumir Mamão Formosa?

Na verdade, são raros os casos em que o consumo dessa fruta faz algum mal à nossa saúde. Mas, é bom ficar atento. O látex presente na fruta (que é utilizado para a fabricação de cosméticos) pode causar reações alérgicas.

Outra questão é no que se refere à sua propriedade laxante, o que acaba, por vezes, ocasionando problemas intestinais.

Mas, é só isso mesmo. Na grande maioria dos casos, consumir mamão formosa (e qualquer outro tipo de mamão) traz um enorme benefício para a nossa saúde. Facilita muito o fato da fruta ser deliciosa, e poder ser consumida de diversas formas.

Veja também

Árvore Macieira

Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

A macieira nos proporciona deliciosos frutos que são as maçãs. Elas adoram temperaturas mais amenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *