Home / Plantas / Mamão Formosa Calorias, Benefícios, Peso E Origem

Mamão Formosa Calorias, Benefícios, Peso E Origem

O mamão é uma fruta que se tornou bastante popular por aqui. Basicamente, consumimos dois tipos dessa fruta no Brasil: o papaia e o formosa. Este último, por sinal, tem características que outros tipos de mamão não têm.

Vamos descobrir mais a respeito dele?

Características Do Mamão Formosa (Origem, Calorias, Peso…)

Como qualquer tipo de mamão, o formosa também é originário das Américas, mais precisamente das regiões tropicais da região sul do México e de algumas outras localidades da América Central. Ou seja, trata-se de uma fruta que se dá muito bem ao clima brasileiro em todos os sentidos, e não é à toa que ele faz tanto sucesso entre as frutas tropicais consumidas no país.

O mamão formosa tem um formato maior e mais alongado do que outros tipos de mamão, e possui uma coloração mais esmaecida, justamente por ter menos licopeno, que é justamente a substância que dá a cor avermelhada a certos alimentos, como a goiaba, a melancia, o tomate, entre outros. Uma maior ausência dessa substância faz com que o mamão formosa tenha uma polpa mais alaranjada.

Em termos de calorias, uma única fatia de mamão formosa possui cerca de 130 kcal. Ou seja, é um dos maiores índices calóricos entre os principais tipos de mamão consumidos no Brasil. Não é preciso dizer o quanto é necessário não abusar do consumo dessa fruta, não é mesmo?

O peso médio desse tipo de mamão fica entre 1,1 e 2 kg mais ou menos, e quando está maduro, apresenta uma casca de coloração amarelada e uma polpa suavizada.

Quais os Benefícios Do Mamão Formosa?

Como essa fruta possui uma quantidade um pouco elevada de calorias, recomenda-se a ingestão de apenas uma fatia dela pela manhã. É uma quantidade mais do que suficiente para usufruir dos benefícios dela.

O primeiro desses benefícios é ter propriedades anti-microbianas, e que estão presentes tanto na polpa, quanto nas sementes. Isso significa que a fruta ajuda a inibir a reprodução e dizimar colônias inteiras de bactérias prejudiciais ao nosso organismo.

Estudos revelaram ainda que a fruta, em doses moderadas, pode ser hipotensiva. Em suma, isso quer dizer que ela pode diminuir as pressões arterial e renal. O extrato da polpa se mostra também um ótimo relaxante arterial.

Trata-se de uma fruta que é bastante rica em antioxidantes, especialmente, de flavonoides. Outras substâncias encontradas no mamão formosa são os carotenoides, que protegem o organismo contra a degeneração dos músculos e do coração.

Mesmo não tendo a mesma quantidade de fibras que o mamão papaia, o formosa ainda possui um número considerável dessas substâncias, e que auxiliam bastante no bom funcionamento do intestino.

Outro benefício encontrado nessa fruta é que ela ajuda na prevenção do aparecimento de úlceras estomacais. Os compostos fitoquímicos presentes no mamão auxiliam para que as células do sangue não sejam destruídas, protegendo as paredes do estômago contra algum dano qualquer.

É um também um ótimo estimulante para o sistema imunológico, e isso decorre da ação antioxidante da fruta, e também devido à quantidade de vitamina C presente na polpa.

Por fim, podemos dizer que ele ajuda muito no tratamento da pele. A polpa do mamão maduro é bastante usada em lesões e inflamações, podendo até mesmo ser usada como máscara natural contra a acne.

Importante salientar ainda que a melhor opção para consumir o mamão formosa (e qualquer outro tipo de mamão) é in natura, sem a adição de nenhum tipo de açúcar.

Existe Algum Malefício Para Quem Consome Mamão Formosa?

 Mamão Formosa na Mesa
Mamão Formosa na Mesa

Na prática, o que acontece é o seguinte: se você consumir muito mamão formosa, isso pode fazer mal. Porém, essa questão vale para qualquer alimento, por mais saudável que seja.

No caso do mamão formosa, pelo fato dele ter muitas calorias, o seu consumo em excesso não é nem um pouco recomendável, especialmente se você está procurando perder peso.

Pelo fato dele também ser rico em vitamina C, o consumo elevado dessa fruta pode causar cálculos renais, distúrbios gastrointestinais, e até mesmo alterações significativas do fluxo menstrual.

Isso sem contar que existem pessoas que são bastante alérgicas a certos tipos de alimentos, e o mamão formosa não escapa disso. É preciso, portanto, procurar um especialista médico para saber se você tem ou não alergias alimentares, pois são reações, em geral, muito agressivas.

Que Tal Um Belo Suco Tropical De Mamão Formosa?

Suco Tropical De Mamão Formosa
Suco Tropical De Mamão Formosa

Pois bem, vamos agora mostrar uma deliciosa receita que leva, entre outros ingredientes, o mamão formosa.

Para fazer esse suco você irá precisar de 1 fatia média de abacaxi, 4 unidades médias de morango, 1 fatia média de mamão formosa, 2 copos (do tipo requeijão) de água, 1 colher de sopa de semente de linhaça e 3 colheres de chá de açúcar.

O preparo é o seguinte: misture a linhaça com a água, e deixe a mistura reservada por algum tempo. Depois, pegue todos os ingredientes (incluindo a mistura de linhaça com água) e bata tudo. Sirva (ou sirva-se) com algumas pedras de gelo, especialmente, no período da manhã.

Uma ótima, nutritiva e refrescante receita para esse clima em que estamos.

Última Curiosidade

Absolutamente tudo na natureza é aproveitável. Um bom exemplo disso é o próprio mamão formosa. Pra se ter uma ideia, em países como Sri Lanka, Tanzânia e Uganda, há a exploração desse fruto, onde a finalidade é totalmente industrial.

O látex do mamão é retirado e convertido numa espécie de pó branco. Essa substância é diretamente enviada para países da Europa e da América do Norte. Nesses lugares, o pó do mamão é devidamente refinado, patenteado e comercializado na forma de remédios. Esses medicamentos servem, basicamente, para aliviar problemas gástricos.

Fora isso, o pós do mamão formosa, eventualmente, pode ser transformado em produtos para amaciar carnes, para serem parte da fórmula na confecção de loções para a pele, etc.

Em suma, as possibilidades são das mais variadas possíveis, fazendo do mamão formosa não somente uma fruta deliciosa e que traz muitos benefícios para a saúde, mas, também como matéria-prima para a fabricação de produtos diversos, mostrando o quanto se trata de uma fruta natural totalmente “eclética”.

Veja também

Lista de Alimentos Derivados do Trigo

A intolerância ao glúten está se tornando cada vez mais comum na era moderna, principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *