Home / Plantas / Jaca Como Comer: Dicas de Como Consumir a Fruta

Jaca Como Comer: Dicas de Como Consumir a Fruta

Não importa o nome que você dê, essa fruta é mais e mais sobre ele. Já muito presente na cozinha vegetariana indiana, está ganhando popularidade neste lado do oceano como um substituto para a carne. Com sua textura fibrosa, também é excelente curry e desfiado.

Jaca Como Comer: Dicas de Como Consumir a Fruta

A jaca, quando madura, tem uma carne amarelo-alaranjada muito doce. Sabor único, acho que a palavra que melhor descreve esta fruta é tropical; uma mistura de banana, abacaxi e manga. Pelo menos é assim que comparam a maioria dos ‘chefs culinários’ ao se depararem com ela pelo mundo.

Pode ser comido como está ou de outra forma integrado em pratos diferentes. No entanto, ainda é verde quando usado para receitas salgadas. É encontrado aqui no Brasil inteira e in natura, mas também como frutas secas ou enlatadas, principalmente em supermercados asiáticos.

Se você receber uma fruta inteira, saiba que a jaca também contém látex e pode ser pegajosa quando cortada. Uma coisa boa é manchar a lâmina da faca e nossas mãos com óleo para evitar que tudo fique pegajoso. Comer bagas de jaca in natura é uma delícia, seja da conhecida jaca dura ou a mais deliciosa jaca manteiga (opinião da maioria).

Para incorporá-lo em sua dieta, substituindo a carne, é usufruída ainda imatura e aqui estão duas receitas contendo jaca (nosso site não é de culinária. Portanto, as informações aqui podem não conter todos os pormenores pertinentes a receita completa).

“Frango” Frito com Jaca

Esses pedaços de jaca fritos em pão ralado irão confundir os céticos. No entanto, é necessário usar jaca ainda verde. A textura fibrosa da jaca jovem serve perfeitamente para emular receitas de carne de porco ou frango. Neste, jaca é marinada em uma marinada de leite de soja cremosa, golpeada em pão ralado picante e frita até a perfeição.

Ingredientes
Para a jaca:
1 20 onças pode jaca verde jovem, em água ou salmoura
1/2 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de manjericão seco
2 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta preta
1 xícara de leite de soja misturado com 1 colher de chá de vinagre de maçã
Óleo vegetal, para fritar

Frango Frito com Jaca

Para a cobertura:
1 xícara de farinha
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de endro seco
Reservado 1 xícara de marinada de soro de leite de soja
1/2 xícara de farinha

Misture o leite de soja com o vinagre de maçã em um copo pequeno ou jarro. Reserve por 10 minutos. Escorra e lave a jaca completamente. Usando uma faca afiada, corte o pequeno pedaço de triângulo esponjoso em cada jaca. Se desejar, use a faca para estender cuidadosamente as sementes redondas. Adicione a jaca a uma tigela e adicione as especiarias e o alho. Misture bem com uma colher.

Despeje a mistura de leite e vinagre de soja sobre a jaca. Cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora ou até 3 horas. Com cuidado, escorra a jaca, reservando a mistura de leite coalhado. Prepare duas taças. Em uma tigela, adicione a mistura de leitelho reservada e bata no 1/2 xícara de farinha. Na outra tigela, adicione a farinha, as especiarias e as ervas. Bata bem para combinar.

No meio ambiente, aqueça cerca de 1/2 polegada de óleo vegetal em uma frigideira grande fundo-pesado ou frigideira de ferro fundido. Trabalhando em etapas, mergulhe a jaca na mistura de farinha, retire o excesso de farinha e, em seguida, mergulhe na massa e volte à farinha antes de fritar cada lado por 3-4 minutos, ou até ficar crocante e dourado. Repita para todas as peças restantes de jaca. Servir quente.

Tacos Vegetarianos

Alguém poderia pensar em comer carne de porco desfiada, mas não, a jaca puxada é de fato o ingrediente central desta receita. Com salsa picante com manga, é uma viagem ao México que nos oferece essas tacos vegetarianos. Tacos uma cozinha tradicional mexicana feita de carne de porco fervendo na banha até ficar macia, geralmente cerca de 3-4 horas até que ela simplesmente se desfaça. Mas, neste caso, a carne de porco é substituída por jaca.

Ingredientes
Salsa picante de manga:
1 manga, em cubos
1 cebola pequena picada
½-1 pimenta jalapenho, sem sementes e finamente picada
Pequeno punhado de coentro, finamente picado
Squeeze de limão
Pitada de sal

Molho creme de limão:
½ xícara de caju cru, embebido e enxaguado bem
2-3 colheres de sopa de água
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de vinagre de maçã
½ limão espremido a gosto

Para as tortilhas (Jaca Puxada Porco):
1 colher de sopa de óleo de coco
1 cebola pequena finamente fatiada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de vegetais melhor que o caldo de carne
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de pimenta em pó
1 colher de sopa de tamari
1 lata de jaca na água , escorrida e enxaguada bem
2 colheres de chá de xarope de bordo
½ xícara de água
1 pimenta chipotle em molho adobo picado

Salsa picante de manga: Combine manga, cebola e coentro em uma tigela de tamanho médio e misture bem. Adicione pimentas jalapenho e suco de limão a gosto, com uma pitada de sal. Misture bem.

Molho creme de limão: Escorra e lave seu caju muito, muito bem. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade e misture até ficar homogêneo. Lentamente adicione mais suco de limão a gosto e água até atingir a consistência desejada.

A tortilha de jaca: Em um saco grande freezer adicione o óleo de coco, páprica, pimenta em pó, tamari e xarope de bordo e misture bem. Adicione a jaca à marinada e deixe marinar por pelo menos 2 horas no balcão ou, se for marinar durante a noite, coloque na geladeira. Enquanto você está esperando a jaca para marinar, você pode fazer a salsa e o creme de limão.

Quando a jaca tiver marinado e estiver pronta, coloque uma panela em fogo médio e aqueça um pouco de óleo de coco. Quando o seu óleo estiver quente, adicione cebola e alho à panela. Cozinhe e misture até as cebolas ficarem claras. Adicione os caldos de caldo de carne e caldo de carne e misture até que todas as cebolas estejam cobertas no caldo (cerca de 2 minutos).

Adicione a jaca, misture bem e deixe ferver por cerca de 20 minutos, cobrindo a metade para evitar secar a carne. Depois de 20 minutos, quebre a jaca usando um espremedor ou um garfo e reduza ainda mais o calor. Cubra e continue a cozinhar em fogo baixo por mais 15-20 minutos, mexendo sempre para quebrar pedaços grandes de jaca. Cozinhe até que todo o líquido tenha evaporado. Tudo pronto, agora é só construir seus tacos de jaca!

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *