Home / Plantas / Mamão e Ananás: Características, Benefícios e Fotos

Mamão e Ananás: Características, Benefícios e Fotos

O mamão e o ananás (o abacaxi) são espécies de frutas tropicais, com características diferentes (como vemos nessas fotos), além de oferecerem benefícios da mesma forma diversos e particulares.

O mamão, por exemplo, conquistou notoriedade por ser um potente regularizador do sistema digestivo e excretor; às vezes até apelidado de “laxante natural”, tal a sua capacidade de tornar esse aparelho saudável e em perfeito estado de funcionamento, como deve ser.

Ele também é uma daquelas “celebridades” quando o assunto são teores de licopeno; isso porque o possui em grandes quantidades, chegando mesmo a comparar-se com o tomate – uma outra celebridade que possui essa substância de forma abundante.

O licopeno é uma espécie de antioxidante, capaz de atuar na preservação das células, o que faz com que elas executem os seus processos internos corretamente.

Processos como os que se referem à respiração, produção de energia, metabolismo, entre outras funções que devem ser executadas corretamente, a fim de que as consequências não surjam na forma de exemplares defeituosos – a principal causa da formação de tumores malignos.

Mas o ananás ou abacaxi também não fica atrás quando o assunto são nutrientes necessários para o correto funcionamento do organismo!

Rico em bromelina (uma enzima proteolítica capaz de transformar moléculas de proteínas em produtos mais simples), o ananás configura-se como um digestivo por excelência!

Além disso, é mais um daqueles anti-inflamatórios disponibilizados gratuitamente pela natureza, capaz de atuar no tratamento de gastrites, úlceras (duodenais e gástricas) e demais lesões internas do organismo.

Isso sem contar os seus altos níveis de vitaminas do complexo B e C – além de fibras. Muitas fibras! Fibras em abundância!

E que, somadas à sua característica de também ser um diurético natural, fazem do abacaxi um dos maiores parceiros do aparelho digestivo, excretor e urinário.

Segue, portanto, uma lista com algumas descrições e fotos de outros dos principais benefícios e características do mamão e do ananás:

Mamão

1.Protege as Células do Organismo

O mamão, especialmente o da variedade papaia, é uma das espécies vegetais mais ricas em antioxidantes na natureza – especialmente em licopeno, da classe dos carotenoides.

Isso significa dizer que o mamão é um dos principais aliados das células, ajudando-as a executar os seus processos metabólicos internos de forma correta.

Mas os benefícios e características do mamão (que em muito se assemelham aos do ananás) não ficam só nisso! Vitaminas do complexo B (B1, B3 e B5), C, E, cálcio, magnésio, potássio, fibras, e uma das suas “armas secretas”: os carboidratos, fazem dessa espécie uma promotora de saúde e bem estar sem igual.

2.É um Inimigo dos Famigerados “Radicais Livres”

Sim, os temidos radicais livres não encontram vez em um organismo nutrido diariamente por substâncias como os carotenoides, encontrados em abundância no mamão.

Na verdade, os radicais livres até que contribuem, de alguma forma, positivamente com o organismo, ao eliminar determinados micro-organismos causadores de doenças.

O problema é quando eles se proliferam! Aí o que ocorre é o chamado “estresse oxidativo”, que tem nas células os seus principais alvos.

E a ingestão diária de antioxidantes é justamente o que impede essa proliferação excessiva e degradante das células do corpo humano.

3.Melhora a Aparência

Porque não ressaltar essa característica ou benefício do mamão? (que também pode ser observado em quem mantém o hábito de consumir outras variedades, como o ananás, por exemplo).

Pele, unhas e cabelos tornam-se mais fortes, vigorosos e com aspecto saudável, graças às suas altas taxas de vitamina C, antioxidantes, além do potencial anti-inflamatório e digestivo da fruta.

Aqui também entra o poderoso efeito da papaína, uma enzima capaz de “quebrar” moléculas de gorduras e de proteínas, tornando-os subprodutos mais simples e fáceis de serem digeridos.

O resultado é uma pela mais saudável, com um brilho característico, como consequência de um aparelho digestivo (e excretor) em perfeito estado de funcionamento.

O Ananás

1.É um Emagrecedor Natural

Para os mais vaidosos (ou para quem simplesmente luta contra a obesidade), saber que pode contar com um potente emagrecedor, que distribui-se, assim, gratuitamente na natureza, é algo que não tem preço!

E essa característica do ananás se deve, entre outras coisas, ao fato de ele possuir grandes quantidades de fibras (uma das suas principais características), que produzem uma oportuna sensação de saciedade, e, como consequência, diminui as idas frequentes à geladeira.

Mas ele também é um diurético natural, capaz de impedir a retenção de líquidos, e também como consequência, reduzir o peso de forma fácil e saudável.

2.É um Parceiro dos Praticantes de Exercícios Físicos

Outro benefício ou característica do ananás (que o mamão, por exemplo, não consegue superar) é a sua capacidade de proteger os músculos – sejam eles cardíacos, dos membros (superiores e inferiores) ou de outros órgãos do corpo humano.

As propriedades da fruta tornam estáveis as quantidades de eletrólitos no organismo – substâncias responsáveis por, entre outras coisas, garantir que água, oxigênio e nutrientes circulem adequadamente pela corrente sanguínea.

Uma das consequências disso, é que eles chegarão adequadamente até os músculos, impedindo a fadiga, desgaste, além de auxiliar na sua recuperação.

Isso sem falar dos poderosos efeitos da bromelina, uma anti-inflamatório natural, encontrado em abundância no abacaxi, e que também atua na recuperação dos músculos de possíveis lesões provocadas naturalmente durante os exercícios físicos.

3.Preserva as Defesas do Organismo

Essa é uma característica que torna o abacaxi uma das frutas mais recomendadas por apreciadores da chamada “medicina natural”.

Um copo com 200ml do suco de abacaxi contém aproximadamente 80mg de vitamina C. Isso é praticamente a quantidade diária necessária para um indivíduo adulto!

E a vitamina C, como se sabe, é um protetor natural do sistema imunológico, capaz de tornar os consumidores da fruta livres de gripes, tosses, resfriados, entre outras doenças oportunistas, que só aguardam o momento em que o sistema imunológico está enfraquecido para atacar.

Mas se isso não for razão suficiente para que você acrescente pelo menos 100 gramas diárias de abacaxi à sua dieta, saiba que os seus altos níveis de antioxidantes, como dissemos, ainda protegem as células e contribuem para a execução de todos os seus processos metabólicos – realizando uma espécie de “dobradinha” praticamente imbatível com a vitamina C.

Pois bem, essa foi a nossa lista com alguns dos principais benefícios e características do mamão e também do ananás. Mas, gostaríamos que nos deixasse a sua na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, refletindo, discutindo, questionando, enriquecendo e aproveitando-se de todos os nossos conteúdos.

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *