Home / Plantas / Mamão Papaia ou Mamão Papaya: Tabela Nutricional

Mamão Papaia ou Mamão Papaya: Tabela Nutricional

Mamão papaia ou mamão papaya é o fruto do mamoeiro. Em sua tabela nutricional destacam-se os seus altos teores de vitamina C e antioxidantes.

Essa é uma espécie frutífera tropical brasileira que, de acordo com registros históricos, é cultivada desde tempos imemoriais, quando os antigos povos habitantes da chamada “mesoamérica” (astecas, maias, incas, olmecas, teotihuacanos, entre outros) descobriram as suas incríveis qualidades.

Hoje, essa região da América Central abriga nações como México, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, entre outros países; todos eles considerados territórios de origem do mamoeiro, especialmente o sul do México, que foi a partir de onde ele espalhou-se com maior abundância por quase todo o planeta.

Mas apesar de viajar pelo mundo afora, é o Brasil quem “dá as cartas” quando o assunto é a produção, consumo e exportação de mamão!

São cerca de 1,5 milhão de toneladas produzidas anualmente – o que torna o Brasil o 2º maior produtor e exportador da fruta, perdendo apenas para a Índia, com as suas assustadoras 5 milhões de toneladas anuais.

O mamão – especialmente o mamão papaia ou papaya –, como dissemos, tem na sua tabela nutricional um lugar de destaque para duas substâncias consideradas essenciais para o organismo: a papaína e os antioxidantes, cujas principais características serão exibidas ainda nesse artigo.

Mamão Papaia ou Papaya: Tabela Nutricional e Benefícios

A primeira substância citada acima (a papaína) é uma enzima famosa por ser capaz de “quebrar” moléculas de proteínas e de gorduras, e com isso garantir uma digestão bem mais fácil, além de um trânsito intestinal adequado.

Já os antioxidantes – em especial os carotenoides e os flavonoides – foram uns dos responsáveis pelo mamão ter recebido esse apelido de “fruto dos anjos”– além do seu sabor adocicado (que é um verdadeiros deleite!).

Essas substâncias fazem do mamão uma das espécies vegetais capazes de contribuir para a preservação das células como poucas na natureza!

O uso diário de vegetais com esse teor de antioxidantes contribui para evitar a formação de células defeituosas (cancerígenas), facilita os seus metabolismos internos (respiração, produção de energia, transformações químicas, entre outras), previne contra o seu envelhecimento precoce, melhora a aparência física de um indivíduo, entre outros benefícios resultantes do funcionamento correto das células do corpo humano.

Tabela nutricional do mamão

Tabela nutricional

% VD (*)

Calorias (valor energético)

123 kcal

6,2 %

Pontos*

3

Carboidratos

32,23 g

10,74 %

Proteínas

1,54 g

2,05 %

Gorduras totais

0,30 g

0,54 %

Gorduras saturadas

0 g

0 %

Fibra alimentar

3,2 g

12,3 %

Sódio

6,1 mg

0,25 %

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Vê-se, portanto, que se não bastasse um sabor inconfundível, facilidade de cultivo, resistência a pragas, entre outras qualidades, o mamão papaia ou papaya ainda é uma das principais fontes de antioxidantes da natureza.

E, quando combinados com os seus também altos níveis de vitamina C, ficam evidentes os motivos pelos quais o mamão acabou sendo apelidado pelos exploradores espanhóis como o “fruto dos anjos” – e o porquê, também, desse apelido ter ultrapassado séculos e chegar até os nossos dias.

Principais Benefícios do Mamão Papaia ou Papaya

Mamão Papaia
Mamão Papaia

1.Protege as Células

Esse é um benefício resultante dos seus altos níveis de antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, biocaroteneoides, entre outros, que atuam no combate aos famigerados radicais livres.

Como se sabe, os radicais livres são espécies de moléculas com funções importantes no organismo, mas que, produzidas em excesso, leva à degradação das células.

Isso porque o excesso de radicais livres produz uma espécie de estresse oxidativo, capaz de (como o seu próprio nome diz) oxidar as células e criar um ambiente hostil para que elas possam executar todas as funções das quais dependem o organismo.

2.Preserva as Defesas do Organismo

Uma das principais vantagens de se consumir espécies como o mamão papaia (ou papaya), é o fato de que ele, além de possuir uma tabela nutricional praticamente completa, ainda garante um sistema imunológico vigoroso, principalmente pela combinação quase imbatível de vitaminas do complexo B, C e antioxidantes.

Essas substâncias são capazes de manter bem longe de um indivíduo alguns dos principais sintomas de gripes e resfriados, além de proteger as vias aéreas e funcionarem, também, como um verdadeiro revigorante natural!

3.Combate a Prisão de Ventre

O mamão papaia é considerado um “laxante natural”. Isso graças à sua grande quantidade de fibras e de papaína. No primeiro caso, elas contribuem para equilibrar a quantidade de água no intestino e evitar o ressecamento das fezes. Enquanto a papaína auxilia na quebra das moléculas de gorduras e proteínas, o que facilita a digestão, e, como consequência, a regularização do aparelho excretor.

Uma dieta que contenha pelo menos um mamão médio, 2 rodelas de abacaxi, 2 bananas e uma maçã (por dia) é tudo de que um intestino precisa para funcionar corretamente; e dessa forma, prevenir diversos tipos de transtornos, inclusive, o terrível câncer de cólon.

4.Faz Bem para a Pele

Não só pele, como unhas e cabelos, beneficiam-se das propriedades quase milagrosas de espécies como o mamão papaia.

Altos níveis de cálcio, fartas doses de antioxidantes, mais vitamina B,C, E, entre outras substâncias, melhoram o fluxo sanguíneo, facilitam o envio de água e nutrientes para os órgãos, quebram gorduras, entre outras ações que impedem a formação de acnes, manchas, unhas quebradiças e a perda da saúde dos cabelos.

Mas também vários outros transtornos, causados, em sua maioria, por um fluxo sanguíneo obstruído, excesso de moléculas de gordura no sangue, constipação, acúmulo excessivo de líquidos, entre outras causas.

O mamão papaya ou papaia, ou mesmo ababaia (como é conhecido na América Central), quando introduzido a uma dieta combinada com uma mudança radical nos hábitos de vida, é capaz de devolver o vigor natural ao organismo e prevenir a formação de células defeituosas e causadoras de tumores malignos.

Mas a fruta também é um emagrecedor natural, pelo simples fato de ser uma incrível fonte de fibras, capazes de causar uma oportuna sensação de saciedade, mantendo o organismo satisfeito por mais tempo.

Lembrando sempre que as propriedades de qualquer espécie vegetal só podem contribuir com a saúde de um indivíduo quando utilizadas em concomitância com uma mudança nos hábitos de vida, que envolvam a prática de exercícios físicos, visitas regulares ao médico, ingestão adequada de água, além de uma mudança na postura mental diante da vida.

Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as próximas publicações.

Veja também

Como Os Fungos Se Alimentam? Quais São Seus Predadores?

Fungos são um reino de organismos eucarióticos , unicelulares e multicelulares , que também inclui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *