Home / Plantas / Tipos de Framboesa: Variedades com Nome, Fotos e Características

Tipos de Framboesa: Variedades com Nome, Fotos e Características

A framboesa arbustiva (Rubus idaeus) é um representante do gênero Rubus da família rosa. Este gênero une cerca de 600 espécies. A maioria dessas espécies já era conhecida no mundo antigo, por exemplo, a primeira menção à existência de framboesas silvestres é encontrada em manuscritos do século III. BC. Pela primeira vez, as framboesas foram cultivadas na Europa Ocidental no século XVI.

Sob condições naturais, esse arbusto prefere crescer ao longo das margens dos rios e nas florestas. Por muitos séculos, esta planta está entre as mais populares plantações de framboesas cultivadas em jardins. Hoje, esta planta pode ser encontrada em quase todos os jardins. Frutas framboesas perfumadas e muito saborosas também são apreciadas por sua utilidade, pois contêm substâncias minerais que o corpo humano precisa de ácidos e vitaminas.

Essa cultura se distingue por sua despretensão. Tal planta é capaz de crescer bem e dar boas colheitas, mesmo em desolação. Se a framboesa for cuidada adequadamente, ela estará protegida da infecção por várias doenças e pragas e também produzirá colheitas ricas.

Campo Aberto

O plantio de framboesas em campo aberto pode ser praticado na primavera e no outono (setembro a outubro). Uma área de pouso adequada deve estar ensolarada. No caso de essa cultura ser cultivada em um local sombreado, devido à falta de luz, os brotos às vezes se estendem tanto que obscurecem as hastes frutíferas. Diferentes variedades de framboesa têm suas próprias preferências de solo. No entanto, a maioria deles cresce bem em solos nutritivos leves, e o barro e o chernozem também são adequados para esta planta.

O pH do solo necessário para as framboesas deve estar entre 5,7 e 6,5. Nas planícies e em lugares com terreno irregular, este arbusto não pode ser cultivado, porque é observada estagnação da água neles. Além disso, encostas íngremes e áreas elevadas não são adequadas para o plantio; nesse caso, as framboesas sofrerão com a falta de umidade.

Plantio de Framboesas
Plantio de Framboesas

Para plantar uma cultura como essa, é recomendável escolher uma planície ou com um ligeiro viés.
No mesmo local, sem o transplante, esse arbusto pode ser cultivado por 7 a 10 anos, após o qual ele precisará de um transplante, porque o solo ficará muito esgotado. E nessa área, as framboesas podem ser plantadas novamente somente após pelo menos 5 a 7 anos.

Onde os solanáceos (batatas, tomates, pimentas) eram cultivados, é impossível plantar essa cultura de frutos silvestres em qualquer caso. Mas o local após cereais ou legumes para o plantio de framboesas se encaixa muito bem. E nessa área, as framboesas podem ser plantadas novamente somente após pelo menos 5 a 7 anos. Onde os solanáceos (batatas, tomates, pimentas) eram cultivados, é impossível plantar essa cultura de frutos silvestres em qualquer caso.

Mas o local após cereais ou legumes para o plantio de framboesas se encaixa muito bem. E nessa área, as framboesas podem ser plantadas novamente somente após pelo menos 5 a 7 anos. Onde os solanáceos (batatas, tomates, pimentas) eram cultivados, é impossível plantar essa cultura de frutos silvestres em qualquer caso. Mas o local após cereais ou legumes para o plantio de framboesas se encaixa muito bem.

Primavera

O plantio da primavera e do outono diferem apenas na maneira como se preparam para esse procedimento, mas, caso contrário, são exatamente os mesmos. No início do período da primavera, você precisa preparar um poço, cujo valor deve ser 0,5×0,4×0,4 m, enquanto a camada superior de nutrientes do solo deve ser dobrada separadamente. A distância entre as cópias no jardim deve ser de cerca de 0,5 m, enquanto o espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 1,5 m.A camada superior de nutrientes do solo deve ser combinada com 50 gramas de sulfato de potássio, com 100 gramas de superfosfato granular, com 10 kg de húmus ou composto e com 0,4 kg de cinza de madeira.

Cultivo de Framboesas na Primavera
Cultivo de Framboesas na Primavera

Parte da mistura resultante do solo precisa ser despejada no poço, e o restante deve ser despejado com uma colina próxima a ele. Se antes de começar o plantio, a mistura de solo no buraco estiver endurecida, ela precisará ser afrouxada. Em seguida, no buraco deve ser colocada uma muda de tal maneira para que o rim substituto esteja localizado logo abaixo do nível do solo. Depois que as raízes são cuidadosamente endireitadas, o poço deve ser preenchido com terra. É compactado e, em seguida, é feito um buraco não muito profundo ao redor da planta, que deve ser preenchido com água.

Depois que o líquido for completamente absorvido, a superfície do furo deve ser coberta com serragem, húmus ou palha seca. As mudas são encurtadas para 0,3 m acima do solo. Se o tempo ficar seco por vários dias após o plantio das framboesas, as plantas precisarão ser regadas novamente. O plantio de framboesas na primavera é pior do que no outono, porque é provável que seja tarde devido ao clima adverso, pelo que as mudas se enraizarão muito pior.

Outono

No outono, a preparação do poço de aterrissagem deve ser conhecida seis semanas antes do dia do desembarque. O local é escavado na profundidade da pá de baioneta, enquanto todas as raízes das plantas daninhas são selecionadas e são adicionados de 0,2 a 0,4 kg de superfosfato, 2 a 3 baldes de estrume apodrecido e 100 a 200 gramas de sulfato de potássio são calculados por 1 m 2 da parcela. Se você fertilizar o solo antes do plantio, as framboesas não precisarão de fertilizantes de fósforo e potássio por aproximadamente 5 anos. Se o solo for turfa, a cada 1 m 2o site que você precisa para fazer quatro baldes de areia. É melhor plantar framboesas nos últimos dias de setembro ou no primeiro de outubro.

Cultivo de Framboesas no Outono
Cultivo de Framboesas no Outono

No outono, recomenda-se que essa cultura seja plantada por especialistas e jardineiros experientes, porque nesse caso será possível preparar lentamente um local para o plantio, e as próprias plantas se enraizarão bem antes do inverno e começarão a crescer ativamente na primavera.

Variedades de Framboesas

Muitas variedades de framboesas são divididas em frutas grandes, tradicionais e reparadas. As variedades tradicionais se distinguem por sua confiabilidade, se adaptam rapidamente às condições climáticas e são pouco exigentes para o solo, mas não podem ser colhidas a partir delas. Os caules das variedades de frutos grandes ramificam-se relativamente fortemente, devido aos quais se distinguem pela alta produtividade, seus frutos são grandes e perfumados.

As variedades reparadoras produzem 2 colheitas por estação, enquanto deixam de dar frutos apenas com o início de geadas muito fortes. Além disso, essas variedades diferem entre si na cor e qualidade do sabor das frutas, período de maturação e também em termos de resistência a doenças e insetos nocivos.

Variedades Maduras Precoces

Cascade: Uma variedade de tamanho médio que reage negativamente à seca e é suscetível a manchas. A altura do arbusto levemente espinhoso atinge 200 cm, a forma dos frutos vermelhos escuros é obtusa, pesam cerca de 3,5 g, o sabor é agridoce.

Fambroesa Amadurecendo
Fambroesa Amadurecendo

Cumberland: A variedade possui moderada resistência ao gelo e resistência a pragas e doenças. Os frutos pretos pesam cerca de 2 G. O arbusto pode atingir uma altura de 200 cm, os caules têm a forma de um arco, não produzem raízes.

Variedades de Amadurecimento Tardio

Rubi: A variedade resistente ao gelo é suscetível a danos à antracnose. A altura da planta é de cerca de 1,8 m, na superfície dos brotos existem muitos picos curtos de cor púrpura escura. A forma dos frutos vermelhos saturados é opaca, eles pesam cerca de 3,5 gramas.

Framboesa Madura
Framboesa Madura

Mirage: A variedade é resistente a pragas e doenças. Na superfície de arbustos de tamanho médio, existem pequenos picos curtos e bastante suaves de cor vermelho escuro. O formato das grandes frutas vermelhas é alongado, pesando cerca de 6 gramas.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *