Home / Plantas / Historia da Flor Narciso, Significado, Origem da Planta e Fotos

Historia da Flor Narciso, Significado, Origem da Planta e Fotos

Toda flor possui uma origem, com uma explicação para o seu nome para o seu significado. Dessa forma, cada uma das flores de todo o mundo, ao menos as já conhecidas pelas pessoas, possuem um significado ao redor do seu nome. Muitas vezes essas flores possuem histórias mirabolantes e complexas, embora, em outros momentos, as suas histórias seja mais simples.

De qualquer maneira, entre as plantas mais famosas de todo o mundo está a flor narciso, que possui um nome com significado e carrega consigo uma série de simbolismos.

Assim, é interessante notar como a flor narciso é capaz de dizer muito a respeito das pessoas que estão ao seu redor apenas com a origem da sua história. De origem na Europa e também em certas partes da África, essa flor está entre as mais belas de todo o continente europeu.

Origem da Flor Narciso

A flor narciso está entre as mais famosas de todo o mundo, sendo um tipo de flor bastante conhecido ao longo de toda a história da humanidade. No caso, a flor narciso aparece de maneira ainda mais forte e clara quando se trata da mitologia grega, como a história famosa e conhecida de Narciso. Para quem ainda não sabem, em linhas gerais a história conta que Narciso era muito vaidoso e, no ápice dessa vaidade, chegou a se apaixonar pelo próprio reflexo.

Assim, Narciso acabou se transformando em flor e permanecendo à beira de um rio para toda a eternidade, sendo capaz, dessa forma, de avaliar a sua beleza para todo o sempre. Se ainda resta alguma dúvida, saiba que aquele homem se transformou na flor narciso, a que se conhece atualmente e que muitas pessoas criam em suas casas. Um detalhe muito interessante de analisar, nesse sentido, é como a flor em questão realmente possui o seu eico de inclinação voltado para baixo.

Flor Narciso Branco
Flor Narciso Branco

Dessa forma, segundo a lenda, isso acontece para que Narciso seja capaz de olhar para o próprio reflexo. Além disso, em geral essa planta cresce perto de rios ou lagos, não sendo tão comum ver um exemplo da flor narciso, na natureza, distante de uma porção de água.

Novamente, segundo a lenda, a posição perto de rios e lagos era a ideal para que Narciso pudesse realmente olhar para o seu reflexo para todo o sempre. A flor narciso possui muitos significados a partir dessa lenda, embora o mais comum aponte na direção de que essa flor representa o egoísmo e o amor próprio em demasia, dois defeitos de Narciso.

Características da Flor Narciso

A flor narciso está entre as mais famosas de todo o mundo, até mesmo pela forma como a sua lenda atinge as pessoas. Como a grande crítica social que é, essa história permanece atual e ainda hoje faz bastante sentido para a sociedade contemporânea. De toda forma, apesar da importância cultural da flor para todo o mundo, a narciso possui também uma importância natural.

Quanto aos seus detalhes físicos, a flor narciso possui folhas grandes, alongadas, como um verde muito forte. Essa planta costuma ser conhecida pelo seu vigor e, ademais, por ser bastante rústica. Tudo isso faz com que a flor narciso seja de fácil cultivo, não exigindo grandes complexidades no momento de criação da planta. O período de florescimento da planta costuma acontecer entre o fim do inverno e o início do verão, uma fase em que a grande maioria das plantas está se desenvolvendo, já que o clima costuma ser favorável para tal e, em geral, há também a quantidade certa de energia solar disponível para o desenvolvimento das flores.

Flor Narciso Amarelo
Flor Narciso Amarelo

De toda maneira, há muita diversidade em relação às cores das plantas, o que mostra bem como a flor narciso pode ser única, mas com muitas ramificações. Porém, o mais comum mesmo é a ver a cor amarela como grande símbolo da flor narciso, até mesmo sendo essa cor a mais remetida à lenda de Narciso.

Essa planta possui característica arbustiva e, assim, varia entre os 15 metros e os 50 metros de altura. Algo interessante é que a flor narciso possui muitas flores em um único talo, já que as flores costumam ser fortes e densas nessa planta.

Solo e Luminosidade Para a Flor Narciso

A flor narciso não é muito complicada de lidar no dia a dia, embora alguns detalhes devam ser levados em consideração no momento de cuidar dessa planta. Em relação ao solo, a flor narciso gosta de quase todos os tipos. Porém, a única exceção a isso é o solo encharcado, aquele com muita água em poças e parada. Assim, desde que o solo não tenha excesso de água, o natural é que a flor narciso se adapte muito bem a ele. Além disso, quanto à luminosidade, a flor narciso se desenvolve melhor quando som luz indireta.

Dessa forma, manter a flor à meia sombra é uma ótima opção, já que, assim, será possível fazer com que a planta possa receber os nutrientes da energia solar sem estar necessariamente exposta. Todavia, a flor narciso até pode se adaptar bem ao sol um pouco mais intenso, pois tudo depende muito de como a planta será cuidada.

Porém, algo que a flor não suporta é o frio em excesso, que pode rapidamente se tornar um problema grave e matar a planta. Portanto, se você mora em regiões frias e deseja ter a flor narciso, pode ser uma boa ideia mudar de opção de flor.

Florescimento da Flor Narciso

Para que a flor narciso seja capaz de florescer bem, com força e brilho, é importante sempre regar essa planta com regularidade e mantê-la exposta ao sol. Em geral, o mais comum é que a flor narciso comece a dar flores no fim do inverno, já chegando à primavera.

Contudo, não se preocupe em caso de a flor demorar um pouco mais para aparecer em grande quantidade, pois tudo é bastante relativo quando se trata do universo vegetal e, a depender de como o inverno foi rigoroso, a flor narciso pode ter o seu crescimento retardado.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *