Home / Plantas / Goiaba Amarela: Casca, Benefícios, Características e Fotos

Goiaba Amarela: Casca, Benefícios, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma flora riquíssima, e por esse motivo a variedade de frutas existente em todo o território nacional é gigante, o que torna comum não conhecermos uma fruta ou até mesmo conhecermos, mas não sabermos quais são os benefícios que ela apresenta para o nosso organismo ao ser consumida.

Apesar da goiaba ser uma fruta bastante consumida em diversas partes do país, a variação dela – a goiaba amarela, não possui a mesma fama e adoração nacional. Por esse motivo, seus benefícios e características não são conhecidos por muitas pessoas.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais especificamente sobre a casca da goiaba amarela, os benefícios dessa fruta, algumas características dela e também fotos para que você tenha facilidade para reconhecê-la na hora que quiser comprar para consumir!

Casca Da Goiaba Amarela

Como você já deve estar suspeitando, a casca da goiaba amarela possui coloração amarelada. Além disso, podemos dizer que ela é fina e muito saborosa. Algumas pessoas podem querer retirar a casca na hora de comer a fruta, mas a verdade é que ela possui muitos benefícios para o organismo, além de ter um sabor excelente.

Quando falamos nos benefícios para o organismo, estamos nos referindo principalmente aos nutrientes proporcionados ao corpo. A verdade é que a fruta deve ser consumida como um todo para que você obtenha todos os nutrientes dela, mas a maior parte desses nutrientes está concentrada na casca, assim como ocorre em muitas outras frutas.

Por isso, vamos te mostrar agora alguns dos nutrientes presentes na goiaba e te explicaremos como cada um deles age no seu organismo, proporcionando muitos benefícios para o corpo de diversas maneiras.

Goiaba Amarela – Benefícios

Goiaba Amarela na Mão de uma Pessoa
Goiaba Amarela na Mão de uma Pessoa

Cada nutriente presente na goiaba amarela tem a capacidade de proporcionar um benefício diferente quando consumido. Por isso, vamos analisar separadamente os nutrientes e seus benefícios no corpo.

  • Vitamina C – imunidade

A vitamina C é extremamente conhecida por ter como principal benefício o aumento da imunidade no organismo, e isso não é um mito. Ao consumir a goiaba amarela você tende a adquirir o dobro de vitamina C presente na goiaba vermelha; por isso, se você está consumindo goiaba para obter vitamina C, com certeza a amarela é a melhor opção.

  • Potássio – sistema muscular
    Sistema Muscular
    Sistema Muscular

A maioria dos atletas consome uma alta quantidade de potássio em sua alimentação diária. Isso porque o potássio atua na regularização do sistema muscular, evitando câimbras e outros tipos de lesões que são causadas pela falta dele.

A banana é conhecida por ser uma excelente fonte de potássio, mas a verdade é que a goiaba amarela também é riquíssima nesse elemento e com certeza ela pode ser incluída na sua dieta caso você tenha deficiência de potássio.

  • Vitamina A – Visão

Com o passar do tempo e o envelhecimento, a maioria das pessoas teme que a visão comece a piorar e doenças apareçam, já que essa é a realidade da maioria da população. Porém, a maior causa de problemas de visão é a deficiência de vitamina A no corpo e há uma solução para isso: consumir goiaba amarela.

A goiaba amarela possui uma quantidade maior de vitamina A do que a goiaba vermelha, e por isso ela com certeza é uma excelente (e saborosa) maneira de prevenir problemas futuros de degeneração macular.

Esses são apenas alguns benefícios que o consumo regular de goiaba amarela oferece, a verdade é que existem muitos outros e com certeza você irá percebê-los com o passar do tempo no seu próprio corpo!

Características Da Goiaba Amarela

Além de todos os nutrientes que já citamos anteriormente, é interessante saber um pouco mais sobre as características da fruta que você está consumindo. Por isso, vamos te falar algumas características gerais dessa fruta tão marginalizada mas tão importante.

  • Goiabeira:
    Goiabeira
    Goiabeira

A árvore responsável pela produção da goiaba é a goiabeira. Ela pode chegar a medir até 8 metros de altura dependendo da espécie e do local em que está instalada. Essa árvore é presente em diversas regiões do mundo, sendo que as principais são as regiões da América (a parte tropical), da Ásia (mais especificamente no sudeste) e na África, ao longo de toda a extensão do continente.

  • Origem:

Apesar de estar espalhada por todo o mundo, a goiaba amarela teve origem no continente americano, principalmente no Brasil e no Caribe; locais com clima quente e consequentemente propício para o desenvolvimento da fruta.

Goiaba Amarela – Curiosidades

Goiaba Amarela Em Cima da Mesa
Goiaba Amarela Em Cima da Mesa
  • No Brasil, a goiaba amarela tem uma origem indígena; nas tribos indígenas da região amazônica ela costuma ser chamada de “guayaba”, o que não diferencia muito seu nome;
  • Além das propriedades que citamos anteriormente, há algum tempo foi descoberto que a goiaba amarela também é uma excelente fonte de antioxidantes para o corpo, prevenindo o envelhecimento e oferecendo muitos outros benefícios;
  • A goiaba amarela tende a custar mais caro do que a goiaba vermelha; mas como já vimos, ela oferece muito mais benefícios para o corpo do que a que estamos acostumados a comer;
  • Existem cerca de 2800 espécies de goiaba ao redor de todo o mundo, sendo que 130 delas são originadas na América, assim como já vimos anteriormente.

Essa são apenas algumas curiosidades sobre a goiaba amarela, é claro que existem muitas outras, mas agora você já conhece algumas informações essenciais sobre essa fruta tão esquecida pelo brasileiro e difícil de encontrar em algumas regiões.

Com essas informações em mãos, tente colocar a goiaba amarela na sua rotina de dieta; assim, você irá garantir que está consumindo todos os nutrientes que ela oferece e ainda adicionará uma fruta muito saborosa na sua alimentação. Pode nos agradecer por isso!

Além disso, caso o seu interesse seja plantar a goiaba amarela, existem diversos locais que vendem a semente da fruta e facilitam na hora de fazer o plantio. Portanto, dê uma pesquisada nessa área e você com certeza vai amar vendo sua própria goiaba amarela crescendo!

Quer saber mais sobre goiabas e não sabe muito bem o que pesquisar? Tudo bem, nós temos diversos artigos para você. Leia também: Goiaba gigante chinesa – características e fotos

Veja também

Flor da Romã ou Româzeira: Caracteristicas Botanicas e Fotos

Romã é um fruta abundante no Brasil, principalmente na região Sul do nosso país nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *