Home / Plantas / Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante de outros alimentos, ou apenas, em alguns casos, como consumo.

É claro que existe, no entanto, alguns alimentos mais famosos, conhecidos e consumidos do que outros.

A farinha de trigo, por exemplo, é um dos grãos mais consumidos pelos seres humanos no mundo, ao lado do arroz e do milho.

Com a farinha de trigo é possível preparar massas, pão, mingaus, bolos, entre outros diversos alimentos importantes para o nosso dia a dia.

E é por causa de sua fama e consumo muito alto que muitas modificações são feitas, como a troca de ingredientes no preparo, ou ainda, o adicionamento de algumas substâncias para que a farinha de trigo possa render mais.

Para que não compremos farinhas de trigo de baixa qualidade, é importante que a gente conheça como identificar as farinhas de trigo de alta e de baixa qualidade.

Hoje, você irá aprender tudo sobre a farinha de trigo, suas características, os tipos de farinha de trigo, e também a qualidade de cada uma e como identificar.

Características

A farinha de trigo é considerada um pó que é desidratado e é rico em amido, e ela é muito utilizada na alimentação.

Obtida principalmente de cerais moídos, a farinha de trigo pode ser feita de trigo, que é a mais conhecida, mas também pode ser feita da raiz da mandioca, ou ainda de outras partes de vegetais que são ricos em amido.

Algumas farinhas de trigo ou farinhas no geral recebem a denominação de “integral”, se durante o seu preparo, o grão inteiro tiver sido moído, ou seja, a parte interna, a casca e o gérmen são triturados todos juntos.

E será chamada de farinha “refinada”, se durante o seu preparo, as cascas forem retiradas, formando farinhas mais claras.

No mundo inteiro, a farinha pode ser produzida de cerais diferentes. A mais conhecida é a farinha de trigo, e ela é usada em diversos alimentos, como bolos, macarrões, pão, mingaus, entre outros.

A farinha de trigo possui carboidratos, potássio, sódio, proteínas, e também cálcio, e ferro. No Brasil, a farinha de trigo deve receber, por uma determinação governamental, doses extras de ácido fólico e também de ferro.

O ácido fólico faz parte de um plano, que foi muito bem sucedido, de auxiliar na doença conhecida como DFTN, que produz defeitos no fechamento dos tubos neurais, e essa doença é muito relacionada a falta de ácido fólico no corpo.

Tipos De Farinhas De Trigo

Como citado, existem diversos tipos de farinhas de trigos, e elas são separadas de acordo com a forma que foi feita sua produção.

No Brasil, as farinhas de trigos mais conhecidas, são:

  • Integral
  • Especial
  • Semolina
  • Comum

A farinha integral é aquela que durante a sua produção, a casca, o gérmen e a parte interna são triturados juntos. Esse tipo de preparação, em que o grão inteiro é moído, forma a farinha integral, que é muito utilizada no preparo de diversos outros alimentos que são considerados integrais também, e ela é muito rica em fibras.

Já a farinha especial é conhecida dessa forma, pois ela possui uma alta quantidade de glúten, ou seja, as proteínas do trigo, e a partir dela, são fabricados diversos pães que são conhecidos.

No caso da farinha semolina, ela também apresenta uma quantidade superior de glúten, mas ela é indicada principalmente para o preparo de massas, como macarrão, nhoque, entre outras.

Farinha Semolina
Farinha Semolina

Por fim, existem a farinha comum, que é a mais consumida e vendida, mas que apresenta a menor quantidade de fibras e de proteínas, e também de glúten, e é muito utilizada para o preparo de doces, pães e bolos caseiros, entre outros alimentos.

Qualidade Da Farinha De Trigo

Agora que já conhecemos os principais tipos de farinhas de trigos existentes, podemos falar um pouco sobre a qualidade de cada um dos tipos.

As farinhas de trigos podem ser separadas em dois grupos principais quando falamos sobre qualidade, e são eles: forte e fraca.

A farinha de trigo que é considerada forte, basicamente, é aquela que possui a maior quantidade de fibras e de proteínas, e elas são responsáveis principalmente por preparem massas mais consistentes.

Uma farinha de trigo, para ser considerada realmente forte, precisa ter ao menos cerca de 10 até 12% de proteínas.

Já a farinha fraca, por outro lado, e também obviamente, é aquela que possui menor quantidade de proteínas e de fibras, e normalmente, ela produz massas menos consistentes e também mais pegajosas.

No entanto, mesmo forte ou fraca, a farinha de trigo deve possuir pelo menos cinco elementos principais, que são eles: amido, água, proteína, sais minerais e também sais minerais.

E as substâncias mais importantes são o amido e também a proteína.

Como Identificar E Saber Qual a Melhor Farinha De Trigo

Na hora de comprar a farinha de trigo com maior qualidade, é importante se atentar para algumas dicas principais.

Na embalagem de cada farinha de trigo existe um número que indica como foi feita a moagem dela. Os números maiores indicam que a semente foi triturada de forma mais completa, e ela é mais integral.

O glúten é outro fator importante na hora de escolher a farinha de trigo. Algumas pessoas possuem alergia a essa substância, ou seguem receitas sem ela, por isso, as farinhas de trigos sem glúten são as mais indicadas.

Farinha de Trigo de Boa Qualidade
Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Nos mercados, você também pode encontrara as chamadas “farinha de trigo pronta”, que contém quantidades de sal e fermento, além, é claro, do trigo. Com ela, é possível preparar de forma mais fácil bolos, pães e massas.

A farinha de trigo especial é muito confundida com a farinha de trigo pronta, no entanto, a farinha de trigo especial possui altas quantidades de glúten, e também de gérmen, quantidades esses muitos maiores que os farinhas de trigos normais.

No fim, a farinha de trigo de maior qualidade, pode ter uma enorme variação, pois vai depender muito do seu objetivo final com ela.

Por isso, é importante primeiro entender qual receita você quer fazer e qual o objetivo final dela.

E aí, entendeu como escolher a melhor farinha de trigo? Deixe nos comentários o que você achou!

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *