Home / Plantas / Flor Gardênia – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Gardênia – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

As gardênias são membros da família Rubiaceae. Embora não sejam nativos da América, foram nomeados por um médico e naturalista americano do século XVIII, Alexander Garden . As gardênias foram encontradas originalmente apenas na China e no Japão , mas hoje existem mais de 200 espécies diferentes de gardênia, principalmente híbridas, em todo o mundo.

Em condições adequadas, as gardênias crescem em arbustos que podem atingir 1,5 m. de altura.  A maioria das espécies de gardênia,  são plantas muito macias que requerem uma temperatura média de pelo menos 28 graus, luz solar com alguma proteção e a quantidade certa de umidade. Eles costumam sobreviver muito melhor em estufas do que fora.

As gardênias são frequentemente plantas desordenadas que formam montes de folhagem verde escura brilhante. As folhas são de forma oval e muito brilhantes. As flores variam de amarelo pálido com manchas roxas a branco-amarelado, e têm um perfume clássico, pesado e doce que lembra a maçã verde.

Todas as flores da gardênia têm uma aparência quase semelhante à cera e podem ser simples ou duplas, dependendo da espécie. A maioria das gardênias floresce no inverno ou no início da primavera, e a flor é seguida pelo aparecimento de uma baga grande, de cor amarelada e amarelada, que contém um composto cristalino chamado crocetina.

Ornamentação com Flor Gardênia

As gardênias têm uma textura cerosa. Apesar disso, eles são particularmente delicados. Eles são uma flor popular para casamentos, mas precisam ser manuseados com um cuidado um pouco maior. Enquanto tantas pessoas optam por flores como rosas , cravos ou crisântemos, você pode realmente enfeitar as coisas com essas flores elegantes. Além de sua beleza incrível, as gardênias também são conhecidas por seu perfume incrível e poderoso.

Quando usado como flores cortadas , você deve estar ciente de que elas não duram muito tempo. Uma regra essencial a lembrar é evitar tocar nas pétalas da flor. Se o fizer, fará com que se machuquem e as flores se deteriorem ainda mais rapidamente. Os especialistas geralmente recomendam molhar as mãos antes de manusear essas flores. Dessa forma, se você tocar uma pétala por acidente, ela não será tão propensa a contusões e danos. A flor mudará de branco para esbranquiçado e, eventualmente, ficará mais escura à medida que perecer.

Flor Gardênia Características

Eles são populares em vários buquês, incluindo arranjos de flores flutuantes. Os arranjos flutuantes são ótimos porque você pode transportá-los segurando o copo, em vez de tentar segurar a própria flor. Ao exibir essas flores, lembre-se de mantê-las afastadas dos aparelhos de ar condicionado, aquecedor e vento. A planta pode amar o sol, mas, como flores cortadas, elas não duram muito se forem expostas à luz solar direta.

Como Cultivar Gardênias

As gardênias desfrutam de condições tropicais e é por isso que são nativas de certas partes da Ásia, África e Havaí. É por isso que você precisa pensar cuidadosamente antes de tentar cultivá-las. Você precisa garantir a luz solar completa, solo ácido e um ambiente quente o suficiente durante todo o ano. Se o seu jardim ficar muito frio no inverno, suas gardênias podem não crescer conforme o esperado ou podem facilmente perecer.

Se você planeja cultivar suas próprias gardênias e gostaria de cortar algumas flores para exibir em um vaso, certifique-se de usar uma ferramenta de corte limpa. Use álcool para limpar uma tesoura afiada de jardim, por exemplo. Limpe sua ferramenta de corte entre as plantas para evitar que a doença se espalhe. Se uma planta for afetada, você poderá ajudar a impedir que outras plantas contraiam a doença.

Cuidados com a Planta

Existem várias pragas que podem surgir quando farejam gardênias em seu jardim. Estes incluem pulgões, ácaros e escamas de oleandros. A melhor maneira de manter essas pragas afastadas é plantando várias flores e plantas que repelem insetos específicos. Dessa forma, você pode evitar o uso de produtos químicos agressivos.

Planta Gardênia

Variedades de Flor Gardênia

As espécies botânicas de gardênia mais comumente listadas incluem:

Gardênia jasminoides – Esta espécie é facilmente a mais comum dessas plantas raras e frágeis. Atinge alturas de 60 cm. e cresce em um arbusto alto e verde e espesso que produz flores brancas e altamente perfumadas. Gardênia jasminoide é um nativo da China e a gardênia mais comumente usada na medicina herbal chinesa . Seu nome deriva do fato de ter sido introduzido no mundo ocidental pela Cape Colony na África, e o aroma de suas grandes flores brancas era muito semelhante ao perfume de jasmim.

Gardênia Jasminoides

Gardênia jasminoides fortunata – Esta planta é uma versão híbrida de G. jasminoides que é um pouco mais resistente.

Gardênia Jasminoides Fortunata

Gardênia nítida – Esta gardênia é uma planta um pouco mais alta que cresce até 90 cm. e também produz flores brancas.

Gardênia Nítida

Gardênia radicans floreplena – Esta planta é uma variedade anã de baixa propagação do Japão, que cresce apenas a alturas de 46 cm. e tem flores duplas.

Gardênia Radicans Floreplena

Gardênia thunbergia – Essa gardênia cresce a 1,2 m. e é frequentemente cultivada em estufas americanas. Pode ser encontrada tanto em árvores quanto em arbustos, e possui flores brancas com pescoços longos em forma de tubo.

Gardênia Thunbergia

Gardênia Rothmania – Esta planta também é um favorito particular dos botânicos americanos, mas não sobrevive bem fora de uma estufa. Também existe como árvore e arbusto, e possui flores amarelas pálidas com pescoços curtos em forma de tubo e manchas roxas.

Gardênia Rothmania

Flor Gardênia – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A medicina herbal chinesa , faz o uso mais extenso da gardênia. Seu nome em chinês é zhi zi . As ações medicinais tradicionais atribuídas à gardênia incluem atividade calmante; controle da pressão arterial , redução de inchaço; e efeito anticoagulante, geralmente após um trauma. A gardênia é considerada muito eficaz como agente hemostático, o que significa que cessa o sangramento; e também eficaz no tratamento de lesões nos músculos, articulações e tendões.

A gardênia é comumente usada em fórmulas de ervas chinesas para tratar infecções , particularmente infecções da bexiga; abscessos; icterícia; e sangue na urina, escarro ou fezes. Devido à sua capacidade percebida de aliviar a agitação ou irritabilidade, também é usado em fórmulas para tratar ansiedade ou insônia . Também é útil na correção de desequilíbrios da menopausa refletidos em insônia e depressão , tensão nervosa, dor de cabeça e tontura.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *